Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

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edguerra KE20

E assim que tirei o termostato velho, confirmei que o problema do aquecimento era quase de certeza esse:

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Termostato velho colado, sempre aberto.

Entretanto fui também substituir a tampa do termostato, e vem a segunda má notícia do dia: esqueci-me dela em Lisboa... Raios...

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Não havia outra solução senão limpar a tampa velha o melhor possível e voltar a montá-la. Está em mau estado (como eu e alguns de vós esperavamos), mas vai mesmo ter de sobreviver mais alguns km's.

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edguerra KE20

Limpei tudo o melhor que consegui, para tirar os resíduos da junta antiga (parece-me que aquilo tinha mesmo 38 anos...) e voltei a montar tudo.

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O termostato que comprei já vinha com uma junta, mas como a usei agora, quando substituir a tampa vou ter de ter uma junta adicional...

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Et voilà!!! Problema resolvido! :)

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Apesar das contrariedades, tudo acabou por correr bem.
Entretanto fiz uma nova descarga depois de ter colocado um produto de limpeza do radiador e ter dado umas voltas com ele, e enchi com anticongelante. Está pronto a rolar.

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Assim que lhe monte os cantos, claro...

edguerra KE20

Entretanto, o estado lastimável em que se encontra a tampa do cilindro da bomba dos travões:

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E já, agora, só para confirmar: este tubo é suposto estar assim mesmo, certo? É só para permitir que a água em excesso saia. Ou está-me a escapar alguma coisa?

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Já tinha saudades do velho...

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Toylex

Trabalho de manutenção e conservação é necessário, a junta pode sempre levar silicone que fica talvez ainda melhor.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

mizé

Há peças que precisam mesmo de ser revistas... e cuidadas/mudadas.
Depois fica tudo como deve ser
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Santos Silva

A tampa do reservatório de óleo travões arranja-se nova.

O tubo de água é assim mesmo para deixar sair quando/se a pressão dentro do circuito de refrigeração aumentar.

A junta do termostato é simples. Se precisares diz que te mando uma.

A tampa do termostato também se arranja nova.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

edguerra KE20

Obrigado a todos pelos comentários.

Caro Santos Silva, vou tentar obter a tampa do reservatório do óleo dos travões numa casa de peças perto do meu trabalho. Quanto à tampa do termostato, já a tenho. O problema é que me esqueci de a levar para Vila Real, deixei-a em Lisboa... A substituição fica para uma próxima ocasião, que será de certeza breve.

Sobre o esguicho, vou tentar fazer alguns testes ou levá-lo a uma electricista para ter a certeza que o problema é mesmo do motor. Mas em princípio será mesmo.

Hoje, já com os cantos montados e banho tomado:

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Já agora, das fotos que coloquei, para além das situações que referi, viram outras peças ou componentes que achem que necessitam de uma atenção mais cuidada?

Obrigado

metralha328


edguerra KE20

Andava a ver os albuns de fotografias antigos, e encontrei esta foto do Verão de 1983.

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O carro tinha 4 anos e eu tinha metade disso.

Ao ver a foto, fiquei um pouco intrigado... É ilusão de ótica minha, ou a grelha era preta?  O meu carro agora tem grelha cinzenta, mas agora já não tenho a certeza se ficou assim no restauro de 2008 ou se sempre foi assim... Não consigo encontrar mais fotos que esclareçam a dúvida de forma cabal...  :wall
Quase todos os modelos semelhantes que vejo à venda e/ou a circular têm também a grelha cinzenta, mas de vez em quando lá vejo um nos stands virtuais e olx da vida com a grelha preta, especialmente dos modelos mais tardios... Alguém me consegue dar mais informação sobre isto?

Cke70

#54
Pode ter haver com as versões, mas pela foto, o teu definitivamente tinha grelha preta. Mas, eu não sou muito conhecedor de ke20's.
Uma opinião, o teu carro para se destacar aínda mais, ou seja, ficar mais bonito, precisava de umas jantes bonitas, talvez umas jantes especiais da época.  8)
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Vtwin

Cke70, lamento discordar, mas na minha opinião, acho que o carro sobressai assim muito mais com os tampões. Condiz na perfeição com a cor e o aspecto geral do carro. Mas atenção gostos não se discutem, apenas se opinam :thumbsup
António Martins

Santos Silva

Não havia grelhas pretas de origem. Havia dois tons de cinza, um mais claro e outro um pouco mais escuro mas não muito mas apenas nas versões "Deluxe".

Quanto ao tampão do óleo, posso enviar-te pelo correio que tenho novos. Manda PM se precisares.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

edguerra KE20

#57
Caro Cke70, percebo o teu ponto. Mas de facto a minha filosofia relativamente ao meu KE20 é manter tudo o máximo possível igual ao original. Eu até resisto até à última a trocar peças que vinham com o carro (como a tampa do radiador, que comprei nova porque a velha estava... velha... e ainda não a troquei...)... Por isso estaria até disposto a montar a tal grelha preta (até ver o post do Santos Silva...) se o carro originalmente a tivesse, apesar de gostar mais da grelha cinzenta. Resisti muito até a colocar os retrovisores, e só os montei quando consegui comprar daqueles de clip, que não é preciso furar. Assim em qualquer altura os tiro e o carro fica tal como saiu da fábrica... :)

Talvez seja a minha forma de me agarrar às minhas memórias de criança, mas quero-o fiel ao original.

Para além disso, concordo com o Vtwin, aqueles tampões são os meus preferidos de sempre e estão coerentes com o resto do carro.

Sobre as modificações, não sou fundamentalista. Mas tendo em consideração o que referi acima, vou guardá-las para quando um dia tiver outro modelo menos civilizado para fazer companhia ao meu eterno KE20. Ainda sonho com um TA22... :) Ou um KE25 SL. Ou mesmo outro KE20 que pudesse modificar dentro da filosofia da época para ficar com um look mais agressivo e com uma performance e comportamento melhores (jantes Watanabe com pneus mais largos, carburador duplo, suspensão mais firme, etc).

Mas o meu KE20... gosto dele como está.

Jcarl

O Santos Silva que me desculpe mas, embora não tendo a certeza, penso que os últimos KE20´s - que é caso deste, de 1979 - vinham com a grelha preta e o retrovisor exterior esquerdo do tipo do Datsun 1200. Pelo menos o meu KE20 (d janeiro de 1979) vem assim... Mas lá está, não tenho a certeza a 100% se saiu assim de origem...

edguerra KE20

Chegou ontem a minha encomenda da SSGarage (obrigado Santos Silva) :dance:

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