Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

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edguerra KE20

Há mais de um mês que não "posto" novidades... Não pode ser... :)

As férias abrandaram muito o ritmo das pequenas operações de manutenção e restauro.

Andei a tratar dos cinzeiros. Apesar de não fumar, é uma questão de brio...

O da frente estava em muito mau estado, não sei bem porquê. Algo foi armazenado aqui em tempos que o colocou neste estado.
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O de trás estava menos mau, mas mesmo assim a precisar de algum cuidado.
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O de trás, depois de lavado e de levar conversor de ferrugem na mola metálica.


edguerra KE20

O da frente deu muito mais luta, e não consegui fazer muito melhor do que isto. Se quisesse realmente, teria provavelmente conseguido, mas é só um cinzeiro, e tudo isto foi mais até para experimentar alguns produtos que nunca tinha usado (ácido fosfórico, conversor de ferrugem, etc) do que outra coisa.  Serviu como banco de testes... :)

Depois desta foto levou com primário e pintei-o de cinzento. Depois coloco foto do resultado final.

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Entretanto quando substituí a correia da ventoinha, tirei a proteção inferior do motor para ter melhor acesso e levei-a para a lavar em casa. Ao aplicar-lhe um desengordurante potente, a tinta da parte de baixo começou a dissolver-se e a estalar. Percebi que foi pintada de preto por cima de um lacado que parece ser bordeaux.  Decidi portanto lixar tudo até à chapa, aplicar conversor onde for necessário e pintar com Hammerite. É um dos próximos to do's caseiros.

A parte de cima, mais próxima do motor, aguentou a lavagem, embora nem toda a sujidade tenha saído.
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A parte de baixo, que era lacada, ficou neste estado.
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edguerra KE20

#122
De resto, tem sido só dar à chave e andar!
Em Agosto levou-me a dois encontros (AJA e Queluz Clássicos) e ao trabalho algumas vezes. :)
E entretanto inscrevi-me no Rally ACP Clássicos em Setembro. Só para experimentar, nunca fiz uma coisa dessas. Vou nas calmas, em ritmo de passeio, para não esforçar muito a máquina.


edguerra KE20

Aproveito para vos deixar algumas dúvidas que foram surgindo:

1 - a especificação do óleo da caixa e diferencial é W90. Há problema de colocar 80w90?
2 - há algum truque ou cuidado especial para mudar o filtro de combustível sem derramar muita gasolina? Os tutoriais que encontrei na internet são para carros com bomba eletrica, mas não encontrei nada para bomba mecânica...

Obrigado

mizé

Está muito bom

Enviado do meu SM-G950F através de Tapatalk

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

edguerra KE20

Para além das dúvidas acima, surgiu hoje mais uma.
Estive a ver o distribuidor (rotina...).  Tenho um manual que diz que é suposto conseguir rodar-se o rotor no sentido contrário ao ponteiro dos relógios, e ele volta à posição inicial. O meu rotor não mexe à mão... É suposto ser assim?

Para além disto, a tampa de vedação está neste estado. É tranquilo usar removedor de ferrugem, ou é melhor deixar estar?


RT

O pormenor dos cinzeiros é sempre aconselhável, principalmente para quem não fuma e não suporta o cheiro :lol

O cinzeiro do meu AE86 já havia sido usado mas curiosamente estava limpo e com bom aspecto, mas não dispensou uma boa lavagem :dance:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

edguerra KE20

Depois de 2 ou 3 dias no banho de vinagre.
Agora é uma passagem por ácido fosfórico, um primário de zinco e já está.


edguerra KE20

#128
No fim de semana passado, o KE20 estreou-se na Regularidade Histórica. Inscrevi-o no Rally ACP Clássicos 2017.

Sabia perfeitamente que o KE20 é um pequeno sedan familiar e não é para estas coisas. Que está completamente sub-motorizado e sub-equipado (travões de série, sem servofreio........) para ter um bom desempenho. E ainda que estimo muito aquele carro, e não ia puxar muito por ele nem esforçá-lo mais do que ele merece. Ia sem qualquer objetivo que não fosse o de experimentar esta modalidade, de ganhar experiência e quem sabe de "pegar" o bichinho da regularidade histórica à minha navegadora, que é também minha cara metade.

O balanço desta nossa estreia foi muito positivo! Conseguimos cumprir todos os objetivos que nos tínhamos proposto:
- divertirmo-nos
- não nos perdermos
- ganhar experiência de navegação e ritmo
- chegar ao fim com o carro inteiro
- terminar o rally e ter muita vontade de fazer já outro
- ficar no top 50

O dia começou bem cedo, fomos os primeiros a chegar às verificações técnicas. Pudemos portanto ficar "de poltrona" a ver os restantes participantes chegar. Logo aí começámos a sentir-nos "deslocados". Aquilo era malta já muito batida, bólides impressionantes, pilotos e navegadores com auscultadores e microfones, carros num estado imaculado, parafernália de gadgets e afins. Nós, com um pequeno sedan 1200 rigorosamente de série e um pouco sujo da ventania do dia anterior, uma aplicação conta-km para telemóvel e muito papel. Mas mantivemos sempre a boa disposição, estávamos ali para aprender e divertirmo-nos.

PEC1 - Lagoa Azul
Troço de ligação com toneladas de tráfego, impossível de cumprir o tempo dado. Alguns tiveram a sorte de não apanharem tanto tráfego nas rotundas, mas a maioria penalizou imenso nesta PEC devido ao troço de ligação. A PEC em si, também não correu muito bem. Apanhámos muitos ciclistas e depois um artista não-concorrente a 40 km/h, que nas retas metia prego a fundo. Mesmo ao ver a fila de 5 ou 6 clássicos numerados, nem assim teve o bom senso e civismo de perder 10 segundos da sua vida a encostar a "carroça" e deixar a malta ir à sua vida. :mad: Penalização de 493 seg para nós, e de 600 para muitos concorrentes. Organização a rever.

PEC2 - Lexim
Início complicado, com muitos concorrentes amontoados numa estrada estreita. Escaldados do 1º troço de ligação, o 2º foi feito a "abrir" pela maioria. Fomos passados por vários concorrentes (os dos Porsches, 205 GTI, Golf GTI e afins), dos tais que depois estavam no início desta PEC à espera. Início a subir e PEC com várias alterações de média. A inexperiência e falta de confiança em mim próprio e nos meus instrumentos de medição fez com que julgasse estar adiantado quando apanhei os 2 concorrentes que saiam à minha frente, quando afinal até estava ligeiramente atrasado. Por isso não os tentei passar. Também se tentasse, provavelmente não teria carro para tal, mas enfim... Penalização de 47 seg.

PEC3 - Abrunheira
Tudo tranquilo nesta. Penalização de 9.

PEC4 - Enxara do Bispo
Tudo tranquilo também. Penalização de 13.

PEC5 - Monte Gordo
Começávamos a tomar-lhe o gosto. Penalização de 3

PEC6 - Sobral Abelheira
Crash do telemóvel no arranque. Ficámos sem conta-km e não cronometrámos troço, logo na PEC mais longa. Fui às cegas, e daí a penalização de 62.

PEC7 - Sto Isidoro
Especial por setores (todas as outras eram de regularidade absoluta). Adorámos o formato! Tenho a certeza que penalizei no 2º setor uns segundos, a placa de final estava "virada" e quando a vi era tarde demais. Mas tivemos mesmo penalização 0 nesta PEC, por isso esse setor deve ter sido neutralizado, até porque a célula de medição estava colada à placa... :rolleyes:

PEC8 - Achada
Penalização de 6, quase de certeza por avanço...

PEC9 - Almorquim
Penalização de 7,5 por avanço.

No final 37º em 70 concorrentes. Nada mau para estreia!
E se não fosse a PEC1 (ou seja, se excluíssemos a PEC1 para todos os concorrentes), teria sido um 19º na geral, o que seria estratosférico!! Considerando a diferença abismal de carro para a concorrência e sobretudo a nossa inexperiência.
Só para terem uma ideia, sem a PEC1, o concorrente que terminou à nossa frente (e que penalizou 600 nessa famigerada PEC) teria sido 4º da geral.

Depois de ver os resultados, confirmei que penalizei demais por avanço. Inexperiência, falta de confiança no meu "instrumento de medição" e um concorrente que não devia ter navegador e limitou-se a seguir-me, mesmo nas PECs, em que rapidamente se colava a nós. No início, entendi isso como sinal de eu estar atrasado, mas nas últimas PECs percebi que não e a coisa melhorou.

Nunca nos perdemos! Notável para 1º rally. E mérito 100% da navegadora/esposa, que foi realmente incrível! Um talento natural, multi-tasking e ultra-focada em manter-nos no rumo certo.

Apesar da diferença abismal de potência, travagem, comportamento e muitas outras coisas entre o meu KE20 e a esmagadora maioria da concorrência, raramente senti "falta de carro". Só no início de duas PEC, a subir (nada que não desse para compensar à frente), e em troços de ligação com auto-estrada, em que notei que era suposto andar a 120 ou mais e eu tinha "medo" de puxar pelo KE. A 105 de GPS (130 de conta KM) aquilo já era uma barulheira infernal, parecia que o motor ia partir. Por isso não se pode andar nestas coisas com carros que estimamos... :) De resto, o KE20 chegou e sobrou para as encomendas, e portou-se lindamente.

Senti foi falta de instrumentos. Ficámos algumas vezes "às escuras" sem a app de conta-km e cronómetro, e compreendemos que é mesmo fundamental um terratrip ou pelo menos um conta metros fiável.

Excelente ambiente e relação com os outros participantes. Ainda assim, num troço de ligação fomos abalroados! Contudo, não por um concorrente, mas sim por um gato voador. :D O pobre animal, ainda jovem, tentava atravessar a estrada saltando de um muro enquanto fugia do nosso carro, mas como a estrada à frente fazia uma curva, acabou por embater com grande estrondo no vidro de trás. Felizmente ficou tudo ok com o felino, pudemos confirmar pelo retrovisor que conseguir escapar aparentemente ileso.

4º Lugar da geral para um espetacular Datsun 1600 SSS, preparadíssimo para estas andanças.
O outro JA que participou era um 240Z, mas teve problemas mecânicos a meio e ficou em 60º.

Organização globalmente excelente, roadbook muito completo e preciso. Mas o ritmo dos troços de ligação tem de ser revisto. Andávamos muito mais a abrir nos troços que ligação que nas PEC, o que não faz muito sentido, especialmente considerando que esses troços eram maioritariamente localizados em áreas populadas. O primeiro troço, no tráfego do sábado de manhã de Cascais, foi também um pesadelo. A rever.

Adorámos a experiência, e o bichinho ficou cá! :) Vão de certeza haver cenas dos próximos capítulos.

edguerra KE20


edguerra KE20


edguerra KE20


Vtwin

Espectacular :thumbsup :thumbsup :thumbsup
Primeira prova e logo a meio da tabela :dance:
Muitos parabens e obrigado pela "reportagem"
António Martins

Brunosantos


Umtali

Muitos parabéns pelo resultado ... lembro-me bem do meu primeiro rally e ficar à frente de pilotos e bólides muito superiores ao meu  :green:
João Freire - Sócio AJA nº 11