Toyota Corolla KE20 1979

Iniciado por edguerra KE20, 08 de Março de 2017, 17:42

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edguerra KE20

Obrigado João,

Entretanto tenho andado a restaurar a caixa do filtro do ar, que já apresentava muitas mossas e sujidade. Como foi (mal) pintada por mim em 2008, vou agora fazer a coisa como deve ser.

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Já que estou com a mão na massa, substitui o tubo que liga a tampa das válvulas à caixa. Agora só falta cortar.

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No restauro há que proteger esta relíquia. Em 2008 consegui tirá-lo e depois colar novamente, mas agora está quebradiço... Vou apenas tapar.

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O carburador, à espera de uma limpeza e afinação.

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edguerra KE20

Caros,

Conhecem alguma casa que fabrique tapetes iguais ou parecidos aos originais dos KE20 (eram feitos numa espécie de ráfia, branco e preto, que lhe davam uma tonalidade cinzenta clara)?
Já fui a duas casas da especialidade na zona de Lisboa que me dizem que esse material já não se fabrica. Vi o material mais parecido que têm e estava inclinado para mandar fazer uns tapetes com aquilo, mas de facto é mais escuro do que os originais. Ou seja, ao longe parecem pretos ou cinzentos escuros, enquanto os originais pareciam mais cinza claro...

Vtwin

Boas ED a unica casa que eu conheço que possa ter isso é a Fofal. Abraço
António Martins

edguerra KE20

Obrigado António.  A Fofal é de facto uma das duas casas que referi...  :D

Joel Araujo

Ufa. Finalmente acabei de ler todos os posts desta thread.

Como sabes o meu KE20 também é de 79, e tenho alguns problemas que explicaste e resolveste neste tópico.


Já recebi o manual da Haynes que me vai ajudar a aprender do 0 como tratar deste carro/mecância em geral.


Pode ser a melhor ou a pior ideia de sempre :D

edguerra KE20

Como arranjaste o manual da Haynes? Também quero!!! Eheh. Tenho o da Gregory's , mas toda a gente tem o Haynes como referencia.

Percebo o que dizes, às vezes a ignorância é uma benção. Mas para quem gosta de meter as mãos no clássico não apenas para o conduzir, quanto mais informação melhor.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

edguerra KE20

Vamos lá atualizar o tópico... :)

Peças restauradas. Resguardo do motor lacado na SLM, macaco original restaurado por mim e manípulo zincado também na SLM.

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A caixa do filtro, já restaurada e montada.

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Com uma nova fita isoladora e com produto de hidratar borrachas.

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Já no sítio.

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edguerra KE20

Mas antes limpei o carburador com spray.

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E esta semana já dei umas voltas com ele, depois de algumas semanas parado.

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Ainda não tinha andado com ele no trânsito depois de ter acertado o ponto de ignição. Está muito melhor...

E comprei uns tapetes novos, o mais parecido possível com os originais (cujo material, pelo que apurei, já não se fabrica).

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E agora, entre outras coisas, ando a ver se penso numa forma de resolver isto com o meu parco know how.

https://www.youtube.com/watch?v=n8SFpWcVidQ

Parece-me que a solução será uma anilha no pino, para anular a folga entre o pino da porta e a peça onde ele encaixa.


edguerra KE20

Encomendado.
Obrigado. Não sei porque não consegui encontrar há uns meses quando procurei, até há vários vendedores...  :wall

Abraço

edguerra KE20

Caros,

O meu KE20 continua a fazer as minhas delícias! :)

Mas não sem alguns problemas menores...

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Devo ter uma pequena fuga de óleo, reparei que o resguardo começou a ficar com uns salpicos depois de andar. Deve ser o retentor da cambota, porque a polia começou também a ficar mais reluzente. Não pinga quando está parado, mas tenho de ir tratar disso...

Entretanto, restaurei a tampa do reservatório, que já não retinha a gasolina no depósito quando o enchia, nas curvas para a direita.

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Cke70

A fuga de óleo será mesmo do vedante da cambota, coisa fácil de resolver. ;)

Boa limpeza no tampão! :D
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

E já que estava numa de restaurar tampas, a do radiador também foi:

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O vinagre é milagroso:

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Entretanto usei uma tampa de substituição

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Obrigado Cke70.
Sobre ser fácil, para mim nada é fácil...  :D :D
Como não tenho know-how e ferramentas adequadas, vai dar luta... Primeiro vou ter de "estudar" como se faz a operação (p.ex., o Haynes diz que tem de se levantar o motor, mas parece-me que bastaria tirar o radiador... não?)
Até porque queria aproveitar a troca desse vedante para ver como está a corrente de distribuição.

Cke70

O ideal seria tirar a tampa fora, sim, torna o trabalho da extracção do vedante mais fácil, mas tirar a tampa é muito mais trabalhoso, significa ter de baixar o carter.
É possivel tirar o vedante sem ter de mexer no motor, com a ferramenta correcta. Com paciência resolve-se.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

edguerra KE20

Desculpa-me a ignorância, mas o que queres dizer com "baixar o carter"? É desmontar o carter?