Autor Tópico: Guessing game  (Lida 15057 vezes)

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Guessing game
« em: 13 de Abril de 2017, 16:50 »
Boas tardes a todos, de momento ando a pôr as minhas leituras jdm em dia, e deparei-me com algumas marcas de automóveis japonesas que de alguma forma também contribuiram para o desenvolvimento da industria automobilística do Japão.

Assim, vou fazer tipo um jogo...

Insiro uma imagem e vocês tentam adivinhar a marca, porque é mais fácil do que o modelo...
Cada pessoa pode dar o número de respostas que quiser, mas ao fim de 5 comentários eu conto a história da marca e revelo o respectivo modelo. Portanto ponderem nas respostas quem quiser repetir!

Vou tentar responder atempadamente a todos!!!

Não sei a duração deste "tipo" de jogo, até porque de momento só aprendi mais 7 marcas novas.

A intenção é aprendermos mais sobre o que nos move...Vamos a isso...

Aqui vai....
« Última modificação: 13 de Abril de 2017, 16:53 por Datsunbat »
In DATSUN We Trust!

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2017, 16:52 »
Primeira marca e respectivo automóvel...





Boa sorte...
In DATSUN We Trust!

Offline edguerra KE20

  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 142
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2017, 19:14 »
Parece uma versão protótipo do Datsun S210, mas não sei...

Offline Vtwin

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1110
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2017, 19:36 »
Podias ter começado com um mais fácil, tipo Datsun 1200  :lol
Na segunda foto tem algumas pistas da marca, por exemplo: um símbolo no pilar
António Martins

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2017, 22:55 »
KE20 - Provavelmente inspiração sim...

Vtwin - Escolhi este porque leva a algumas confusões! E já agora, a marca é...
In DATSUN We Trust!

Offline Vtwin

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1110
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2017, 09:45 »
Datsun
António Martins

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #6 em: 14 de Abril de 2017, 10:09 »
Vtwin - Muito longe... Mesmo muito longe!!!

Lá está o que eu digo... Este modelo é o ideal para começar!!!

Falta uma resposta para eu revelar a marca e contar um pouquinho da história deste carro!
In DATSUN We Trust!

Offline doscapuzes

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 331
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #7 em: 14 de Abril de 2017, 10:47 »
As rodas são europeias da Citroen, digo eu :assobio :assobio

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2017, 11:18 »
Doscapuzes - afirmativo...São influências do 2 CV...E tem Mais ainda!!!

Boa!!!
In DATSUN We Trust!

Offline mizé

  • Moderador Global
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 2503
  • My very loved Cedric and now i love my Mazda too
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #9 em: 14 de Abril de 2017, 11:48 »
Agora passemos à história, que estou curiosíssima por aprender.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº71

Offline Vtwin

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 1110
  • Loud pipes save lives
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #10 em: 14 de Abril de 2017, 14:33 »
Falando a sério, a minha pesquisa levou-me á Hino, não tendo encontrado o modelo em concreto.
Tendo em conta que as jantes são realmente muito idênticas a modelos franceses, e sendo que a hino fez um modelo renault, a minha aposta sobrecai sobre essa marca.
António Martins

Offline Umtali

  • Moderador Global
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 5871
    • Ver Perfil
    • UAC - Umtali Auto Classicos
Re: Guessing game
« Responder #11 em: 14 de Abril de 2017, 20:37 »
Também estou inclinado para a Hino que teve a ligação Renault ... apesar do styling Datsun estes tiveram uma ligar Austin  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

Offline mizé

  • Moderador Global
  • Classificados
  • *****
  • Mensagens: 2503
  • My very loved Cedric and now i love my Mazda too
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #12 em: 14 de Abril de 2017, 21:22 »
Pois então, surpreendam-se: é um Nissan Figaro  :assobio
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº71

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #13 em: 14 de Abril de 2017, 22:25 »
Vtwin - Sim, a inspiração á francesa, definitivamente, e a ligação com a Hino - Renault é um facto, mas neste caso não!!! Resposta sai já de seguida! Estou a redigir o texto!

Umtali - Realmente tem influências francesas...mas...nope!!!

mizé - nope...Nissan figaro surge apenas como influência retro nos anos 90 e este não é nem Prince, nem Datsun, nem Nissan...

Revelação em minutos e logo de seguida novo desafio!!!
In DATSUN We Trust!

Offline Datsunbat

  • Nivel 3
  • Classificados
  • *
  • Mensagens: 572
  • In DATSUN We Trust!
    • Ver Perfil
Re: Guessing game
« Responder #14 em: 14 de Abril de 2017, 23:23 »
Conforme prometido, aqui fica a solução ao desafio que propus e seguindo as regras aqui fica a solução!

Obrigado a todos quanto participaram…


A marca automóvel por incrível que pareça, é uma das marcas mais marcantes no Japão, isto porque este carro, o que apresentei que tem o nome Mikasa foi o primeiro automóvel japonês de tracção dianteira, e mais difícil ainda o primeiro com tracção dianteira de caixa de velocidades automática. A marca é Okamura.
A empresa Okamura foi fundada em 1945 na cidade de Yokohama por Kenjiro Yoshihara. A marca adopta esse nome porque é o nome do bairro onde está instalada oficina de desenvolvimento: Okamura Town.

A Okamura é uma empresa que trabalha na área do mobiliário de jardim e escritório, e, sem muita ligação aos automóveis. Mas em 1950 começa a trabalhar nos primeiros conversores de torque para transmissões automáticas, apenas no Japão. Rapidamente surge interesse nos vários ramos industriais e vai-se adaptando à indústria dos comboios, aviões,  veículos industriais e mais tarde aos automóveis.
Depois de participar num projecto conjuntamente com a universidade do Japão no desenvolvimento de um avião que tinha um pequeno motor, N-52, Okamura prepara-se para lançar o concept de um automóvel, o Micasa (com c de concept car), e um pequeno protótipo sedan é construído e apresentado em 1955.

O Mikasa coupe é introduzido em 1957, seguido posteriormente por um descapotável. Fabricam também uma micro-van com a mesma base do coupé. Os dois últimos veículos propostos pela Okamura são apresentados no quarto salão de Tóquio em Maio de 1957.

A mecânica para os três veículos fabricados  foi inspirada pela citröen 2CV. O motor era bi-cilindrico-liso de OHV com 585 cc sendo arrefecido a ar. Este motor desenvolve uma potência de 19,5 hp às 4000 rpm / min e um torque de 35,7 Nm a 3000 rpm / min.
Mas a novidade foi mesmo a transmissão automática às rodas da frente que faziam com que este Mikasa atingisse a velocidade máxima de 90 km / h.

Aqui o doscapuzes acertou em cheio...jantes 2cv assim como a chapa ondulada utilizada nas van (ver fotos abaixo).

O Mikasa Touring (MT10) é feito de chapa de aço muito fina do tipo aeronáutico, pesando apenas 610 quilos,  sendo a chapa um dos segredos para o seu baixo peso. Este eram também um carro muito exclusivo, pois todos os exemplares eram feitos à mão, o que impedia que a sua produção fosse muito expressiva aumentando também os custos de fabrico.
O Roadster de 2 lugares é o mais elegante dos três veículos fabricados, havendo o coupé e a van de 3 portas e 2 lugares comercializado a partir de 1958.

Não se sabe quantas cópias de cada modelo foram construídas, mas houve um total de cerca de 500 veículos montados entre 1957 e 1961, ano em que a Okamura ruma para a sua génese, o mobiliário industrial.

A Okamura teve ainda um grande sucesso com o seu conversor de torque, torna-se uma empresa fundamental  para empresas ferroviárias japonesas e tem contratos com muitas outras mundo fora.
Actualmente a marca existe e está no ramo do mobiliário de escritório e design. Continua a ser vendida em todo o mundo.

Deixo aqui o link para pesquisarem melhor esta empresa.

http://www.okamura.jp/en_ap/about_us/who_we_are/history/


E agora vamos às fotos:

Protótipo – Micasa (com C em vez de K, uma vez que era concept-car)



Mikasa touring coupe



Mikasa roadster







Mikasa Van







Motor Okamura



Um dos exemplares recuperado…











4º Salão de Tókio 1957





A frota Mikasa...







Espero que tenham gostado da história…vamos a outro desafio?

Só uma pergunta ao AJA, devo passar esta e as próximas informações para a galeria de modelos? Abrir um tópico respetivo para cada marca que apresentar?
« Última modificação: 15 de Abril de 2017, 01:53 por Datsunbat »
In DATSUN We Trust!