Guessing game

Iniciado por Datsunbat, 13 de Abril de 2017, 16:50

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Datsunbat

#30
O nome OHTA é um nome bastante conhecido do mundo automóvel japonês... já vamos descobrir o porquê.

Hiro Ohta o fundador da marca que hoje vou escrever, nasceu em 1886. Frequenta a escola primária e o seu pai mandou-o para trabalhar numa aldeia vizinha numa fábrica de cerveja. Enquanto lá trabalhava, Hiro mostrou interesse nos mecanismos utilizados no complexo processo de fazer cerveja.

Já em 1907 , ele foi para Tóquio , e começa a trabalhar na empresa Shibaura Engineering Works Ltd , que hoje em dia todos conhecemos e tem o nome de Toshiba (e esta hein!!!???? Até a Shibaura nos remete imediatamente para os tractores agrícolas, mas não encontrei ligação).

Em 1910 , o Barão Iga Otu convida a empresa onde Ohta trabalha, a participar na construção do primeiro avião japonês , mas em 1912 e devido aos sucessivos fracassos dos testes das aeronaves este recusa-se a participar no projecto e muda o rumo da sua vida Ohta inicia o seu projecto pela compra de muito material elétrico, na época tudo o que está disponível, e funda sua própria empresa de nome Ohta Seizosho Jidosha Co , que começou por produzir componentes para motocicletas para a empresa de nome Seikan Yamada , que por sua vez fazia réplicas das bicicletas inglesas, como exemplo as BSA e Triumph britânicas, assim como as americanas Harley-Davidson.

Passaram 2 anos, e em 1914 , a fábrica projeta o Junichi Asahina, um motor de 9 cilindros baseado num motor de avião à época. Tinha 11.000cc. Mas cedo este projecto era abandonado, o motor não era adequado para aplicação militar, ramo em que ele queria vender estes motores.
Não se dando por vencido, em 1917 a fábrica muda-se para uma nova cidade chamada Kanda, e durante este período, a principal fonte de rendimento era a reparação de motores , tanto para o transporte terrestre, ou seja, motocicletas , carros como para o transporte marítimo, barcos de pesas e navios. Ao mesmo tempo, Hiro começa a projetar seu próprio carro.

A grande revolução está eminente e em 1919 , ele constrói o seu próprio motor , 965 cc de 4 cilindros. No entanto, o dinheiro que ele tinha disponível para a construção do seu carro não era o suficiente, então ele pede ajuda financeira ao seu meio-irmão Yutaka Noguchi, que era muito rico, o típico homem de negócios, e em Maio de 1923 , o carro surge.

Era um roadster com capacidade para 4 passageiros e chamou-se Ohta OS.

Mas quando se prepara para iniciar a produção deste carro em série, e já com a fábrica construída sobre o nome Kunimitsu Seizosho, um terramoto destrói-a por completo e Ohta passa novamente pelo processo de financiamento, deixando de lado a ideia dos carros em série abandonando este projecto protótipo à época.

No entanto, em 1930 , o Hiro Ohta muda-se para Kandaiva, onde começa a construir a fábrica que pretende finalmente produzir o modelo OS. Muda os motores para 500 cc porque o ministério permitia guiar estes veículos sem licenças.

Em 1931 a fábrica foi construída e começou a produção do Ohta OS com um motor de apenas 484 cc. Ao mesmo tempo, a empresa começou a produzir e a vender aos clientes os primeiros motores que têm N5 como nome de código, surge o modelo N7 (745cc) e de seguida o N9 (897). Em 1935 , e face ao sucesso, a companhia muda o nome para Kosoku Kikan Kogyo Co Ltd. Co. Ohta importa dos USA e da Alemanha material pioneiro de montagem automóvel e um ano depois surge a produção de um descapotável com motor de 745 cc que desenvolve 12,5 hp.

Hiro Ohta projetou a parte técnica do veículo , e o chassis foi desenvolvido pelo seu filho mais velho, Yuichi. Este roadster podia também ser encomendado em formato Phaeton de 5 lugares. Mas Yuichi dá à empresa Yanase, os projectos de estudo, dos carros importados, e de lhes estudar as soluções mais enraizadas nos modelos, principalmente marcas como Buick e Cadillac , que foram entregues ao Japão . Mas com a guerra da China apenas 230 carros destes são produzidos.

Em 1936 , corre-se o Japan Championship, Ohta e os seus três filhos constroem um carro de corrida com um motor de 747 cc e 23 hp. Sucesso à vista e terminam esta competição em primeiro lugar.

Agora o porquê desta minha descoberta desta marca...

Em 1937 , a Datsun era um marca que tinha na sua génese a competição, vencedores natos, vencedores das edições em anos anteriores, e que não gostaram de ter perdido para a Ohta a corrida do ano anterior (1936). A Datsun aparece então em 1937 com o motor DOHC, equipado com um compressor. Mas durante o treino para a prova, o piloto Yuichi tem um acidente e não chega a correr.

Em 1938 , o Governo do Japão proíbe as corridas, e nas instalações das empresas de uma forma em geral há ordens directas para o fabrico de componentes para aviões. Desobedecendo a esta ordem a empresa começa a produzir bombas de incêndio.

Incapaz de resistir a tais restrições Yuichi Ohta deixa a empresa e vai trabalhar para a principal empresa concorrente do seu pai, a Datsun. Foi lá que Yuichi Ota cria os seus melhores carros, caso do 211 sports (fairlady), o Datsun DC-3 e o DW-4 na versão Wagon.

Em 1945 , o Japão é ocupado pelas forças militares americanas e vê-se assinado o tratado de paz onde foi proibida a produção de aviões militares e aeronave. Assim permanece até 1947, ano em que empresa finalmente recebe permissão para a produção de carros, desta vez re-baptizada de Ohta Jidosha Kogyo Co Ltd .

O primeiro modelo nascido, PA-1 , está equipado com um motor do pré-guerra de 750 cc, cuja potência foi aumentada para 23 hp . Este carro pode chegar a velocidades de até 75 km / h.

Ao mesmo tempo é retomada a produção do OS, e em  1950 , a gama inicia a produção do sedan com motor de 900 cc, que tinha 26hp . Este modelo mais novo, é mais rápido, embora não consiga ir além dos 80 km / h . Recebe ainda uma nova ferramenta de travagem, travões hidráulicos às rodas da frente.

Em 1951 , em vez de velha pick-up surge uma nova geração, que está equipada com um potente 900 cc motor - CA – (não vos faz lembrar nada?) , e um ano depois há um sedan com suspensão dianteira independente, embora o motor fosse o mesmo.

O modelo PD era fornecido pela empresa Tama (conhecem?) que como demanda por veículos elétricos teve a sua eclosão devido à guerra na Coreia, o que resultou em preços mais elevados para o chumbo e consequentemente para a produção de combustível. Em 1953 , com base no modelo de PB aparece Modelo PF , cujo design foi projetado em estilo meio britânico devido a influências de importação e de acordos por outras marcas, nomeadamente a relação Datsun/Austin.

Em 1954 , a produção de pára, o mercado automobilístico no Japão estava em declínio, provavelmente devido à ação militar na Coreia e Hiro tem agora uma tarefa mais difícil em vender os seus equipamentos e em ter acesso a novas tecnologias. A exportação dos carros ocidentais também afeta a Ohta , porque antes eram mais baratos, mesmo depois de pagarem os impostos aduaneiros e com este cenário os valores fazem alguns investidores optarem por outras marcas.

A empresa torna-se Tamashi Industries Co. em 1962 e várias fábricas são construídas em Tóquio para o fabrico de peças industriais e componentes para motores.

Em 2004, a Tamashi é liderada pelo neto do fundador, M. Kunihiro Ohta, e a empresa é especializada em peças para motores de competição. Motores, árvore de cames, cilindros e blocos são usados na IRL e Racing GT. A empresa atribui ao japonês Tora Takagi Mo Nunn em Toyota um patrocínio que mantém a empresa ainda hoje como uma marca de gerações, mudando recentemente para o fabrico de baterias.
Lista de automóveis Ohta

•   1931 - Ohta OS
•   1936 - Ohta OC
•   1937 - Ohta OD
•   1947 - Ohta PA-1
•   1950 - Ohta PB
•   1951 - Ohta KA
•   1952 - Ohta PD
•   1953 - Ohta PF
•   1954 - Ohta PH e Ohta KC
•   1955 - Ohta PK
•   1957 - Ohta KD


Link para a atual empresa Otha (Tamashi Industries Co  ) e para obterem mais informações cliquem no link.


http://www.tamashi.co.za/



Espero que tenha sido do vosso agrado esta leitura. A mim investigar dá-me sempre sede de ir mais além...hehehehee....



Aqui ficam as poucas fotos que consegui reunir...

1934



1937



1953



1954



1956



1956



Agora com os modelos...


PH1



PK



PF



PK1



PK - 57




Apresentação do PK em Tóquio



Simbolo e uma pick-up restaurada...





Recentemente, 2010, para restauro...









Algumas brochuras...























Espero que tenha sido do vosso agrado e em breve o desafio 4...obrigado por partilharem esta paixão comigo....ehehehe

In DATSUN We Trust!

Datsunbat

O prometido é devido...

Aqui fica o Desafio 4...divirtam-se...






In DATSUN We Trust!

Vtwin

Ai esta, desta vez sou o primeiro a responder :dance:
Nao sei o que vou dizer porque nao conheço a marca, e estou de telemovel por isso é dificil pesquisar seja o que for, mas sou o primeiro a responder :thumbsup
A primeira foto parece um kit car que se fazia por ca com base nos carocha, e a ultima tem ares de Alfa Romeu, mas como a marca é japonesa, nao chego la.
Ja disse que fui o primeiro a responder???
António Martins

Datsunbat

ahahahhaa...muito bom...Vtwin

Pelo menos dá para ver que começa por W...ehehehe

Abraço

In DATSUN We Trust!

mizé

Eu aqui pelo telemóvel também não vou longe, mas eu chegarei lá quando me reunir com o meu computador.
Só que as pesquisas levam o seu tempo
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

mizé

Olhem só onde fui ter, após um tempo de encontro com o meu computador:

Watanabe

Até pisquei os olhos diversas vezes! Watanabe???? Pensei eu, mas isso é o que andam a colocar como sapatos nas viaturas!!!!
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Datsunbat

Boas...

Mizé...eh lá...muito bom!!!

Vamos lá a ver...esses sapatos são fantásticos...a ver se encontro para mim também!!!

Logo à noite se não houver mais respostas eu soluciono esta imagem!!! WWWWWW....

Abraço
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

#37
Vamos lá a isto...

Após a primeira série de eventos do GP do Japão nos meados dos anos 1960, que a competição e os cenários de corridas explodiram no Japão. Amadores e profissionais foram fazer exames às pressas para poderem competir o mais rapidamente possível.

Mas como todos sabemos, quando se vive numa ilha isolada (Japão) significa que a oferta que os entusiastas tinham não eram de todo as mais competitivas e foram obrigados a improvisar, especialmente quando se procuram de peças de reposição deste género e para este tipo de automóveis. Mas a Europa, USA ou mesmo Canada também não eram a solução, isto pela demora do material e pelos empecilhos criados à época.

Para carros de corridas fórmula era ainda mais difícil para obter peças, pela sua especificidade, e tembém pelas partes de chassis.

Quem tinha condições financeiras e conhecimento, optou pelos construtores privados que criavam as peças quase todas, desde asas para carros, como chassis, e outras peças em fibra de vidro, quem não tinha modificava os carros de stock o máximo que conseguia.

É com este cenário que entra uma dessas pessoas, um desses construtores privados.

Foi um tal de Masao Watanabe, que era engenheiro de profissão e que cedo se assumiu pelos carros corrida e pela própria competição.

Foi-lhe ainda denotada a qualidade de ser muito hábil em criar e configurar carros de Fórmula 3, mas Masao Watanabes também é adepto de carros exóticos, especialmente fã do design italiano, que o persegue nas suas criações, como vamos conseguir ver.

Em 1970, na 3ª Tokyo Racing Car Show anual, Watanabe tinha guardada uma grande surpresa para os participantes: um carro desportivo baseado no S600 Honda chamado de "Flying Pegasus".

Não se sabe muito sobre o carro, além de ser branco, de ter sido patrocinado pela Mobil 1 e ser usado em publicidade nos mais diversos meios de comunicação. Há fotos de alguns destes carros, e acredita-se que hoje existam menos de 5 sobreviventes. Todos tinha por base o Honda S600 com fibra de vidro a moldar a sua forma. O nome é usado ainda numa série de televisão. Para o público e fora das pistas ficou conhecido por Griffon, que era um kit comercializável pela marca que hoje falo que é: Carrozzeria Watanabe.


Este "tigre", com base no Honda S600 que contava com dupla árvore de cames, 606 cc, 4 cilindros, tinha perto de 60 hp às 8500 rpm e a sua velocidade era acima dos 140 km/h...mas... este kit ia alterar as coisas um pouquinho mais em relação à Honda.

Durante um grande período, Watanabe fez inúmeros projectos e cheguei até esta marca porque....

Em 1971 desenho o Lycaon... um carro apenas de competição que tinha como base mecânica Nissan Skyline (C10)...o motor de 1500 cc (G-15) que desenvolvia 140hp...nada mau...apenas acrescento que os motores G eram todos de base Prince sendo o mais conhecido o G7...

No início do ano 80, M. Watanabe mudou-se para a Califórnia e criou a empresa Duo Power especializada na concepção e fabrico de automóveis. Esta empresa ainda está ativa em 2000 como designer e fabricante de jantes.

Não encontrei site...apenas os contactos...


https://www.moreopp.com/company-details-5/121169620.html


De seguida as suas criações...começamos pelo Flying tiger - Griffon

O simbolo...

As promoções e publicidades...


























A série...





Lycaon...para mim o mais genial, sendo que é exemplar único...

















Basilic ... muito retro...









Afghan...de 1993...motor V8 da chevrolet















Vamos a um novo desafio??? Estou aqui com uma marca que nem sei...eheheh
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Datsunbat

Desafio 5...

Muito fácil...insiro esta marca apenas para fazer a ligação a uma outra marca...que por acaso é não Japonesa...venham de lá as respostas!





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Vtwin

Isso tem ares de Renault
António Martins

Toylex

Aqui há HINO pelo meio...
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Datsunbat

Boas,

Vtwin - não te enganaste mesmo nada!!!!

Toylex - Nem mais...100%

mizé - Em cheio!!!

Agora vamos à história e logo de seguida um novo desafio...
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Datsunbat

#43
Vamos lá então à resposta...


A história da Hino tem as suas raízes na Tokyo Gas and Electric Industries Co. (TGE), que foi fundada em 1910.

A empresa começou por construir camiões, sendo o primeiro o TGE tipo-A em 1917. Este modelo de camião teve um grande sucesso, mas a empresa diversificou em componentes elétricos e até participa na produz aviões, caso do conhecido Koukenki, um avião que ainda hoje detém o recorde mundial para o vôo em distância e não obteve mais recordes porque era apenas um avião experimental.

A partir dos anos 30 a Hino começa por incluir a produção de outro género de veículos, os blindados e os autocarros com os nomes de Sumida e Chiyoda. Desenvolvem ainda um pequeno protótipo de carro para o Exército denominado de Hoya, mais precisamente em 1934. Este protótipo fazia lembar o Kurogane, uma outra marca de carros japoneses.

Em 1941 a TGE (Tokyo Gas and Electric Industries Co.) liga-se a outras empresas e renomeia-se por Tokyo Automobile Industry e Diesel Motor Industry Co., que rapidamente se torna na conhecida por todos nós a Isuzu Motors.

Mas em 1942, surge uma pequena divisão na empresa e surge um grupo denominado Hino Heavy Industry. (conhecem?)

Durante a guerra a Hino Heavy Industries constrói grandes motores a diesel para a marinha japonesa.

Após o conflito, e por causa das restrições exigidas pela SCAP (Supreme Commander of the Allied Powers  - General Supremo das Potências Aliadas, em que o Japão está sob administração militar), a Hino é forçada a fabricar camiões e autocarros, que aliás tinham estado na sua génese. Os modelos T10 e T20 são lançados no rescaldo da guerra.

Mas o nome Hino não ficaria por aqui, isto devido à pretensão de alargarem a sua área de produção como antes o tinham feito. Em 1948, a empresa mudou o nome novamente e torna-se a Hino Diesel Industry Co.

O primeiro grande sucesso foi o camião TH10, contava com um motor diesel de 7l e a sua capacidade de carga era de 8 toneladas, tornando-se assim o verdadeiro grande camião de produção japonesa.

Após a liberalização da SCAP e controlo da indústria pela M.I.T.I.  (Ministry of International Trade and Industry ) em 1952, a Hino é incentivada a envolver-se na produção de carros.

Utilizando a sugestão do M.I.T.I. a Hino faz uma aliança com a Renault, e vê assim assinado o projeto e a montagem do 4CV em CKD (complete knock down – montagem de raiz). Este projecto tem início em 1953.

A Hino rapidamente fabrica as suas peças localmente, distribuindo essas tarefas a empresas locais de materiais específicos e a Hino 4CV vê-se totalmente construída no japão já no final da década de 50. O contrato com a Renault continua mas não é muito respeitado. As relações entre as duas marcas continuarão independentemente dos sobressaltos que irão ter.

Em 1959 Hino inicia a comercialização do triciclo Humbee, veículo virado para a utilidade, tipo tuk tuk actual, e 2 anos mais tarde ele é baptizado de Hino Hustler em 1961.

É precisamente nesse mesmo ano, 1961 que a Hino produz o seu primeiro carro, o Contessa 900 que é inspirado no Renault Dauphine, mas, este é um carro "100%" japonês. Mas este sedan tem o problema de ser pequeno apesar de transportar 4 passageiros, é definido por não é muito agradável mas sim o mais econômico no Japão.

Com base mecânica do Contessa 900, a Hino comercializa também uma van muito semelhante à Renault Estafette. Surge ainda outro veículo baseado no 900, a pick-up de nome Briska, que era semelhante ao modelo contemporâneo da pick-up Stout da Toyota.
Como temos visto nos artigos anteriores, e podemos até já desenhar um pequeno cronograma de marcas ligadas ao desporto motorizado, a Hino, em 1961, também não fica indiferente a este cenário, isto porque marcas como a Prince, Toyota e Nissan dominam as pistas, mas ao mesmo tempo a promoção e desenvolvimento das marcas dá-se nestes meios de comunicação. Marcas como a Hino, Daihatsu e Subaru entram também nas corridas.
A DEL Racing é uma empresa preparadora de carros de competição que é liderada pelo Sr. Nobuyoshi Shiozawa e é nesta companhia que o Hino Contessa 900 vai ser preparado para o seu primeiro Grande Prémio do Japão.

A DEL Racing prepara 7 Contessa 900. O # 15 carro conduzido por Yoshiji Tachihara que termina em segundo lugar na classe B-I (abaixo de 1300 cm3). Na classe C-III (701-1000 cm3) o primeiro lugar pertence a Tachihara Yoshiji (# 6), o quarto lugar em Kojima Tsuno (# 7) e o sexto lugar Shimanishi Kisamuo (# 3).
Com este sucesso, a Hino cria um departamento de competição. Uma vez que os carros são projetados e fabricados pela Hino mas entregues à DEL Racing para a preparação e consecutivamente para as corridas. Surge o Contessa 1300.
O Contessa 900 é ainda é o primeiro carro a correr oficialmente nos EUA, e agora pasmem-se, sob as cores do BRE...(foi assim que cheguei aos Hino contessa).

No salão de Tóquio, em 1962, surge um protótipo Hino Contessa 1300L equipado com um motor V8. Utiliza o bloco do Toyota Crown (S40) OHV de 2,6 litros e debita 115 hp. Preparado DEL, a carroçaria é aligeirada, é colocado um aileron traseiro, ganha pequenas saídas de ar no capot e de lado. Deste modelo racing são produzidas um número reduzido de unidades, apenas os necessários para fazer a inscrição na corrida. Este Contessa difere do anterior por ter um novo chassis do tipo semi-monocoque. Porém a Hino está ciente de que a estética é uma desvantagem em relação aos sues rivais e contrata o italiano Giovanni Michelotti, que vai redesenhar o modelo que é apresentado no Tokyo Motor Show em 1962.
A Hino feliz com o resultado decide confiar a Michelotti o estudo e a projecção de um novo carro de maior envergadura. Acrescento aqui que ele desenhou o Prince Skyline SS....ehehehehe

O Contessa 1300 de 1964 é um agora uma berlina mais elegante, mais nobre e tem uma versão 2 portas Coupé. Este último que chega só no ano seguinte. O Contessa 1300 é um carro italiano-francês-japonês (fantástica ligação). Na linha de montagem ambos os modelos são fabricados em conjunto, juntando-se ainda os veículos comerciais.
Como estratégia, a Hino cria uma parceria com uma empresa em Israel para a montagem de veículos japoneses. Entre 1964 e 1968, 8.000 carros foram assim enviados em peças e montado em Israel. A Holanda em 1965 abre também uma pequena subsidiária e apenas 144 Contessa 1300 são produzidos, antes de a fábrica ser fechada pela Toyota devido a interesses comerciais. Estes Contessa têm a particularidade de ter o volante à esquerda.

O departamento de competição da Hino formado em 1964 continua a desenvolver protótipos de corrida de alto desempenho. A Hino continua com a relação Renault e simultaneamente com Michelotti e surgem alguns desenvolvimentos Alpina nos Hino.

A novidade seria o fabrico de carroçarias em fibra de vidro, e alguns engenheiros são mesmo enviados para Dieppe, localidade Francesa, que era a toca da pequena fabricante francesa. Durante seis meses, eles estudam a carroçaria, algumas técnicas do fabrico de fibra de vidro para carros desportivos e mesmo a aplicação em alguns carros de série. Após esta aventura, Hino construiu uma série de protótipos em colaboração com a Del Racing usando a sigla Alpine.

Peter Brock também é convidado a desenvolver um protótipo baseado no Contessa 1300 e a participar no GP Japão de 1967 com o nome de Samurai.

A Toyota absorve a Hino em 1966 e o negócio para em 1967, da mesma forma que a Prince foi absorvida pela Nissan.
É da minha opinião que é lamentável que estes automóveis bem construídos desaparecessem. Isto porque à época em termos desportivos a Hino e a Prince eram as marcas mais bem-sucedidas no Japão.

A marca Hino continua a existir dentro de Toyota, produzindo camiões e autocarros.

Em 1990 Hino participou da corrida Paris-Dakar e rapidamente domina a classe que era dominada por outras marcas.
Para finalizar, e encerrar o capítulo da Del Racing.... com o tal  Contessa V8 no grande prémio do Japão em 1968, o carro sofre um gravoso acidente, e a opção foi encerrar de vez a empresa.

Muito mais fica por dizer...mas depois fica muito secante...se quiserem posso completar, mas é melhor não!

Aqui fica o link para mais informações sobre a marca...

http://www.hino-global.com/about_us/hino_brand/timeline.html

Vamos às fotos???


TH10 1950



4CV







Hustler





Contessa 900











Contessa 900 - Grande Prémio do Japão - 1963









Contessa 900 Sprint Michelotti





















Sprint 1300









Contessa 1300

































Protótipos







BRE


















Del Racing





~


Espero que tenham gostado...vamos a outro desafio???




In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Desafio 6....

Bora lá que este vai dar trabalho...ehehe





Boa sorte!!!
In DATSUN We Trust!