motor parado á mais de 15 anos

Iniciado por datsunsss, 15 de Outubro de 2004, 03:14

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datsunsss

ola pessoal , eu estou com umas duvidas, e queria que me ajudassem.


Arranjei um motor que esta parado à mais de 15 anos dentro de um datsun.

Este datsun por sua vez esteve este tempo todo á chuva e ao sol, ou melhor, esteve plantado 15 anos ao tempo.

o carro esta toooooooooodo podre, mas mesmo podre, mas o motor nao esta colado, http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  .

Eu agora quero pegar no motor e po-lo a andar, http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  .

Voces devem estar a pensar que eu sou doido.

Que tenho que fazer antes de o por a rodar pelos proprios pes?

datsun going to drive you gladhttp://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  

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nunoturbo

Muda o óleo e os filtros, e dá á chave...

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

FilipeAE86nr1

atenção q o aluminio costuma "apodrecer".....fica com um aspecto "calcinado" e desfaz-se como farinha...http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  

http://filipeae86.no.sapo.pt/logo%204%20web.jpg" style="border:0;"/>http://www.geocities.com/wangan86beta" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/wg86b.jpg"/>


CorreiaRS

bem, se for preciso mao de obra voluntaria avisa.  pra isso arranja-se sempre tempo http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  

Celica AT160
Corolla CDE110 (5lug)

SPDragon

Quote:
Que tenho que fazer antes de o por a rodar pelos proprios pes?


Facil

Arranjas um carro com rodas e vais testa-lo para as rotundas http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

Um gaijo tão influente e sabedor a fazer uma pergunta destas http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">  http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

Eu seguia o conselho do nuno, verificava e mudava todas as borrachas de águas e afins,bateria nova, andava com ele nas calmas durante algum tempo e por fim se está tudo bem...é só dar-lhe GAZ http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">

PMarques http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">    

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

ROGER MORGAN

Bem eu sei que isto por aqui no forum é malta nova que às vezes ainda acreditam na sorte e tal e tal ........ mas eu não arriscaria, pois isso pode mesmo partir os segmentos na melhor das hipóteses.

Se o assunto fosse comigo e como não tenho um curso de bruxo ou Rx's nos olhos eu abria o motor pela cabeça e pelo carter para ver isso como está realmente.

Agora se estão interessados em ver no que isso dá, pois há muitos motores desses na praça façam como a maioria dos anteriores postantes aqui disseram.

Mas só mais uma coisa, depois não venham para aqui armados em Calimeros http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

Old & Classic Car Fan


datsunsss

obrigado a todos.


Roger , eu nao posso estragar este motor porque é um gx.


 

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ROGER MORGAN

Américo não facilites abre o motor por cima e por baixo e vê isso como está. Isso dos apertos descobre junto de quem preparou ou prepara esses motores.

O abrir o motor que te falo não é uma desmontagem integral, peça a peça bem entendido, é só a suficiente que te dê para analizar a zona da cambota e do curso dos pistons/segmentos.

Eventualmente faz um "upgrade" do mecânico

Old & Classic Car Fan


MRS

Atenção:Datsun é Datsun.Isto é funciona sempre.
Acho que o principal problema é a alimentação e talvez ver bem o filtro de gasolina e as condutas ou então utilizar um depósito auxiliar com gasolina nova-a que pode estar no deposito pode ter àgua.Se abrir o motor basta por baixo e examinar bem, pôr óleo novo e dar à ignição.Se a bomba de gasolina não puxar pode-se pôr gasolina directamente nos carburadores que simplifica a tarefa do motor de arranque.
Se o motor é assim tão especial-----e não havia assim tantas pessoas a fazê-los--- é melhor não mexer em pistons bielas e cambota e até mesmo cabeça, pois os apertos devem ser especiais.Ver portanto muito bem antes de desmontar o que quer que seja, inclusivé os binários de aperto.Felicidades
MRS


datsunsss

Muito obrigado a todos pela ajuda prestada.

 


nunoturbo

Nem mais, Datsun é Datsun...

Só aconselho é a rodar bem o motor á mão e mudar o óleo, antes de o pôr a trabalhar.

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

GASOVER

Atenção à possibilidade de obstrução do circuito de arrefecimento no bloco.


lcardeta

Datsun é Datsun , mas é melhor seguires os conselhos do Roger , pois quem sabe , sabe .
E por favor não estragues essa maravilha .http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Os carros antigos são feitos para durar .


datsunsss

Estou a tratar do motor.

Comecei á pouco, ainda estou na parte das limpezas.

O meu mecanico disse-me para nao abrir , que ia lá e media a compressao para ver se ha alguma irregularidade.

O motor roda bem , muito bem mesmo, o problema é se existe algum segmento colado ao pistão e se o ponho a trabalhar assim , estou sujeito a risca-lo todo não acham?

Hoje quando tirei a peça onde esta o termostato reparei que estava cheia de ferrugem branca por dentro, e quando lhe toquei desfez-se toda.

De seguida fui tirar a bomba de agua, cheio de medo, mas nada aconteceu.
A bomba nao esta muito má, tem pouca ferrugem, o problema é que dentro da bomba de agua estava uma pasta que parecia lama castanha, nao sei de onde é que aquilo veio.





 

-datsun-or-die-


KevinCego

Epá isso da lama castanha é q é mau, pode estar a haver mistura de agua com oleo, geralmente fica assim.
Se fosse no carter podia ser humidade, agora nas condutas de água é mesmo mau sinal http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  

http://img43.exs.cx/img43/6869/zb210rr26er.gif"/>