Grande Prémio Motos- Estoril 2006: as minhas crónicas

Iniciado por MazdaMan Toninho, 13 de Outubro de 2006, 23:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

MazdaMan Toninho

Na viagem  centenas de motos espanholas a dirigirem-se para o Autódromo. Como sei que são espanholas?
Pois, são aquelas que andam com as luzes acesa, vão a 130 ou 140, não fazem muito barulho, o piloto e pendura levam capacetes, têm matrícula bem visível e têm as carenagens plásticas inteiras. Fácil de diferenciar...

Como sempre chego bem cedo.
Estacionamento é um caos, mas reparo que o parque de estacionamento principal, logo á entrada está meio vazio (ou meio cheio?)- leva uns 600 carros- e há um guarda á entrada. Sem espinhas penso em , pago uma nota e estaciono ali. Se bem pensei, assim fiz; duas voltas ao bilhar grande e enfia para o parque. Não se pode entrar, mesmo pagando. Está "reservado". OK digo eu, bota a rosca para cima de um passeio entre umas árvores (já estavam lá mais). A meio do dia e ao fim das actividades de hoje espreitei para o parque. Continuou meio vazio (ou meio cheio?). Deviam estar á espera da chegada de D. Sebastião e sua comitiva, mas ainda não foi desta. Somos ricos...Enfim, adiante..

Agora vamos comprar bilhetes : Ó menina. Quero 2 bancadas A para os 3 dias. Uma para mim e outra para o meu "pendura" que tem 13 anos e diz aqui que juvenis é só metade do preço. Certo diz ela, mas para os juvenis (+ de 11 até 14 anos) pagarem só metade não podem vir para a bancada A nem B. Só nas outras e no peão. Certo digo eu; vá cota,arrota ai 120 biscas para os 2 na A. Adiante.

A meio da manhã...fome. Vou ao snack do R/C (debaixo da A) e peço um sumo e uma  (que é que há; merenda ou lanche noutras regiões, batatas fritas e pastéis de bacalhau). Arrisco na merende (ou lanche). Saiu mais um duque. A merenda de recheio....nada. Zero. Depois pensei; bem por 2 euritos também queres recheio? Certo. Adiante

Hora de almoço...mais fome.
Desta vez vou ao snack na A, aquele que fica entre os Wc das senhoras (lado esquerdo) e o Wc dos homens (lado direito). Deve ser bom aqui penso eu...
Uma comidita típica ia a calhar penso eu. Pois, levei um cachorro quente e uma CocaCola, mais uma bica. 6,5 euritos que isto está caro e é bem...tradicional.
Tenho pena de não ser fluente em holandês para ter percebido o comentário feito pelo meu vizinho que arrotou 9 euros por 2 CocaColas e 2 cervejas.... Welcome to Portugal, volte sempre e traga a carteira bem recheada. Afinal somos ou não...ricos.


Novidades.
Fizeram obras no autódromo: Arrancaram as cadeirinhas das bancadas , pintaram o chão e agora você senta aí.... Gostei das cores; azul e branco... Mas deixaram o contentor com os resíduos de tinta e latas á vista de toda á gente...a derramar para o ...chão. Benvindo..

Outra melhoria:
Devem ter despedido o locutor brasileiro; agora é em espanhol e logo depois uma tradução para...português. Muito melhor. Não sei se foi por isto que estavam lá uns senhores estranhos com os olhos em "bico"..

Vamos ao que interessa:Treinos e qualificações.
Impressionamte a velocidade das Moto GP na recta da meta. Só se distingue a cor das motas, mas não os números. E o roncar......magnífico.
Reparei (ouvi) que quase todas as Moto GP fazem um tremendo barulho (tipo chocalhar metálico- como as válvulas a bater bem alto) quando estão em ponto morto a meia rotação, nas boxes. Penso que são os discos da embraiagem que não gostam de estar parados...
Têm também uma grande dificuldade a arrancar das boxes devagar (velocidade controlada). Lembrei-me da minha Famel Zundapp. Questões de pouco binário a baixa rotação e muitos cavalos só em altas.

Boa estreia ainda da Ilmor de 800cc com o Gary McCoy. Fez os treinos todos sem partir nada, trabalha certinho não é nenhum cavalo á solta nas curvas, não cospe fogo, não falha,deu 304 na recta, ficou a 4 segundos do pole e não ficou em último.. Gostei, mas também a Ilmor não é a WCM (para quem assistiu á estreia destas á 2 ou 3 anos). Atenção, tem 800 cc as outras ainda têm 1000(990). Para o ano é tudo com 800.


Fotos:
Aspecto geral da bancada principal, pelas 11:00 horas. Fartura  (depois chegaram os espanhóis...)
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00057pg4/s500x500" style="border:0;"/>

A 320 á hora é difícil "apanhar"um (Rossifumi)
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005849c/s500x500" style="border:0;"/>

Digam lá que não tenho um lugar de 1ª aqui (preciso é de outra câmara digital)
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/00059kss/s500x500" style="border:0;"/>


 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 13/10/06 17:51

s 800

Roque  http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Estava mesmo a precisar da reportagem. Amanhã à mesma hora... cá estou.


Só tenho pena que continues com o teu "mau feitio"... http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">
Tens idade e "milhas" suficientes para saberes que quem "vai para as corridas ... leva farnel". Amanhã levas um tacho com arroz de frango que amortizas os bilhetes e o "pitroil".  http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  

Sócio AJA nº 6

nunoturbo

Roque, tu és grande...

Belo escriba tu me saiste...

Olha lá, e as "animadoras" das boxes, não apareceram?


AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Cedo cedinho que a visão das "suspensões" das "máquinas" que por lá andam não me deixam dormir bem...

O "mau feitio" é trademark

Estou á espera que a esposa acabe a feijoada que vou levar hoje no cestinho de verga. Prevenido agora levo também um garrafãozito de tinto.
Não esquecer um rolo de papel...

Todas aquelas miúdas fazem-me sentir como um jovem de 20 anos, cheio de energia e produzem um tal efeito terapêutico que até a tensão baixou para 12/8 (não vai alguém pensar que isto é a compressão). Nem óculos preciso...

Agora os putos (Stoner, Pedrosa, Melandri, Rossi....) devem ter cá umas "bolas" do tamanho de um comboio para andarem naqueles monstros a todo o speed...

Se calhar fiz mal ter vindo embora sem ter visto os treinos das 85cc nacionais....
Ainda bem que ficaram para o fim....
Novidade;Há mais em 2007 e 2008...
Pena não haver uma excursão AJA ao evento...

Porque será que 80% dos espectadores são.........de fora.?
As inglesas......meu Deus.

Admirem esta Kawasaki;
http://images.motogp.com/multimedia2/461/461032_1252.jpg" style="border:0;"/>
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 14/10/06 5:51

s 800

E eu que sempre pensei que fosses mais com as Hondas ...http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

Não admira que tenhas levantado às 5 da matina  http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">

Boas curvas, http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">   na pista, obviamente.

Sócio AJA nº 6

DevilZek

Simplesmente do melhor http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  Q bela escrita e reportagem, bem melhor q a do JN q já li hj! ahahaha
Esse teu espirito critico é mm do melhor... parabens!
Amanha volto pra ver a reportagem de hj http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

Abraço  


MazdaMan Toninho

Saturday...
Bem, hoje houve menos surpresas. Levei lanche e bebidas......
Quase cheio a partir das 11:30 (nas bancadas)... Hermanos é ....montes deles... Pena as hermanas não serem muito "fotogénicas"...

125cc; Who cares???não conta...Mas andam bem.

250cc;
O nosso conterrâneo e único representante português no GP, o João Fernando, numa Aprillia 250 , lá se conseguiu qualificar para a corrida a uns 7 segundos do pole position.
Boa João. Amanhã, vamos lá mostrar a estes estranjas como é.. Bota um bigodaço neles todos....
Se tivesse corrido nas 125cc (mas a andar na 250cc)  tinha-se classificado na 20ª posição da grelha dos 125. Elucidativo.? Não?
Então, contas feitas para colocar as coisas mais  em perspectiva; 7 segundos são 25% da recta da meta, isto numa volta só.....Talvez o problema esteja só nas travagens, curvas e saída das curvas porque na recta até anda bastante bem....e direitinho...
Também eu diz você?? Pois , eu também...

Moto GP:
Temos guerra amanhã entre o Rossi, o Hayden, o Pedrosa e o Stoner, com o Edwards a dar cobertura ao Rossi.
Pole para o Rossi.
Se o tempo estiver bom, vamos ter uma corrida e peras. O Rossi tem agora toda a vantagem incluindo a impressionante torcida por todo o lado. Jovens e velhotes a torcer pelo Rossi....
Eu fico á espera de alguma coisita por parte do Hayden ou do Pedrosa (isto de preferir Hondas...dá nisto, ser irracional).
Go get´em Hayden...Faster...No fear man...

Reparei que os pit boards das Honda (Hayden e Pedrosa) a 5 minutos do fim da qualificação mostravam o normal (tempo que falta, posição na grelha, tempo da última volta – só mostram os segundos e os décimos, tipo 38,5- e o nome do 1º-tipo Rossi) e começaram a mostrar também; S1 MODE, e a 2 voltas do fim da sessão de qualificação mostravam S2 MODE... A averiguar S para Soft(suspension)?? Ou S para ....Stupid and Slow..
Não vi o mesmo para o Rossi.
Quanto aos 320 á hora na recta da meta, quando vão 2 ou 3 juntos faz-me pensar que se um dia um cair...vai ser preciso uma semana para limpar a pista...http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">    

A Ilmor continuou certinha (estou gostando), mas menos 200cc são menos 20 Kph na recta da meta...
O Capirossi e o Melandri ainda andam com recuerdos das quedas de ontem...Dói, né? Pois é...
Os outros...não contam. Tirando o Roberts (motor Honda...)

O Gibernau, Checa, Tamada, Hoffman, Cardoso,Elias podem procurar já outra coisita para fazer na vida...BTT?Golf???Bilhar grande???Pontas de lança de um dos 3 grandes nacionais???
Reforma antecipada já... Sem penalizações, please. Lugar a outros...Jáhttp://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">    

Quanto a fotos o S800 está correcto que eu prefiro as Hondas, mas estas estão difíceis de fotografar. Fica para amanhã com a "nova" máquina digital(piu piu, do tamanho de uma Mazda E2200, com atrelado). Prá í com uns 500 megapixelos, 223X óptimo e 117X degitale e 25 cv´s de potência eléctrica instalada..Bai dar os 200, canja.... A ber bamos.
Bem, ontem"trouxe" uma das Kawa´s..

Mas hoje trago-vos um belo close up da suspensão da Suzuki....
<
<
<
<
<
http://images.motogp.com/multimedia2/461/461023_26174.jpg" style="border:0;"/>

Não venham cá reclamar da celulite, mas isto é para amolecer o "chatter"...Tradução; embate e vibração na frente.....
Enjoy it,

Já agora, quando as montam, ponham sempre o "capacete" de protecção:

http://images.motogp.com/multimedia2/461/461019_19884.jpg" style="border:0;"/>


Té manhã.
As bifanas já estão quase prontas...A garrafa termos a aquecer....
Agora vou pôr os pés de molho..
http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">    

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 14/10/06 18:48

nunoturbo

Só tu para me fazeres rir ás gargalhadas a estas horas...


Curte MUITO!


AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

DevilZek

És o maior... acredita...
Parabens por estas cronicas e obrigado http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  


cgodinho

Belas cronicas http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

        ----  Muscle Celica TA22st  ----

--- Muscle Celica TA22 ST ---

Sócio AJA nº15

Kaizen

A corrida foi espectacular, estava a torcer pelo Rossi e pelo 2º lugar do Edwars (em virtude da ajuda ao Rossi) e apesar do 2º lugar acho que foi muitissimo bom.

  As primeiras voltas foram bem interessantes, fiquei com sensação que o Pedrosa ía querer a desforra da ultrapassagem do Hayden... pensado e feito! Mas não era bem daquela maneira que eu estava a pensar http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">

  As 5 voltas finais também estiveram ao mais alto nível com as constantes trocas de posição. Aquela ultrapassagem do Elias no fim da recta da meta fez-me lembrar uma do Troféu Starlet P7 no circuito da Póvoa á uns anos atrás! http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

MazdaMan Toninho

Crónica de domingo

Em resumo logo para começar, Rossifumi –campeão do Mundo, Toni (dos bifes) Elias vence Gp do Estoril, irmãos Metralha da Honda Repsol fazem Kamikaze na 4º volta.

Mas começando o dia:
Acordo bem cedo, 6 da manhã e venho logo á net (choco tecnológico já a funcionar) para ver a previsão do tempo. Sol diz a Sic, Chuva (rain) diz a MSN Global weather. Mau penso eu, não confio nestas tecnologias, se chove tenho de ir preparado. Então, vamos procurar uma 3ª previsão, mais balizada.
Ligo (telemóvel) para o "soba" da minha terra Natal (lá longe, um pouco abaixo da linha do Equador), para ver qual a previsão da estação meterológica local.
Pedra seca responde ele. OK estamos bem.
Por cortesia, enviou-me a imagem das leituras dessa previsão, que partilho convosco:
<

<
<
<
<

http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005b94d/s500x500" style="border:0;"/>

Barba feita, porta fora ás 6:30 á procura de pão (não vou contar aqui a do Samora Machel-para que querem pão se não têm fiambre?). Tasca do cigano aberta, 8 carcaçitas e a bica da manhã.
Acordar o meu companheiro (coitado) antes das 7 da matina.

Prontos a arrancar, o tempo vai estar seco (confio muito no soba da minha terra), e logo se põe uma grande dúvida: Qual o veículo para hoje? Pensei no Murciélago, mas não encontrei a chave, então, Golf ao serviço, que é a diesel, e posso levar o fogareiro que não estraga as alcatifas..

Tralha ás costas, bota fogo á peça que hoje no Estoril vai ser uma arraial grande para parcar a machine.
9:00 á porta do autódromo, parque não há, casino completo, atira o bólide para cima do passeio mais próximo.
Tralha ás costas, mais o fogareiro, as sardinhas e a nova máquina digital. Hoje é de arromba, espero eu.

Logo á entrada do autódromo, um parque cheio de belos camiões  (estrangeiros)das equipas;
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005cgz9/s500x500" style="border:0;"/>

Afinal também estava lá uma camioneta portuguesa. Descubra as diferenças.
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005d4qf/s500x500" style="border:0;"/>

Adiante prá bancada. Na A o ecrã gigante do autódromo do Estoril continua com febre (treme muito, escorre suor, tá com a visão muito turva). Que seca vai ser assim, aqui na recta sem imagens do resto digo eu para o André meu companheiro.
Eh cota, atira ele, aí no fundo das boxes tá um belo ecrán gigante bem nítido. Propriedade da Moto Gp. Diferença desvendada.
Então avançemos para lá, rápido enquanto á lugar. Lá chegado penso eu, meu aquele ecrã é gigante e espectacular. Deve ter prá i um kilómetro de largura porque a recta da meta tem 900 e tal metros e cabe lá toda direitinha. Excelente.

Aí ás 11:00, começa a chegar a enchente. Começam a apertar, o espaço está a ficar curto e digo eu pró André; abre as pernas, põe as tralhas no chão que agora temos de defender o nosso território senão daqui a pouco não tenho espaço para acender o fogareiro.
Os nuestros hermanos abraçaram a nossa Sagres com toda a força: Já percebi, acabou a crise...

Bem vamos ás corridas:
250cc: nada de especial, o nosso conterrâneo João acabou em 24º lugar, andou muito bem, diretinho, como eu previa. Palmas e parabéns.
Granda bigodaço aos que vinham atrás dele.


Acabaram a prova 24 concorrentes.

Moto GP:
Previa eu guerra aberta. 2 Yamahas Camel e 2 Hondas Repsol na 1ª linha, a Ilmor lá no fundo.
Arranque e voilá, Rossi, Edwards, Pedrosa e Hayden em fila. Temos prova digo eu. Edwards defende Rossi, Hayden ataca e passa o colega Dani (que nome..e que carinha tão..fofa).
4ª volta, Dani ataca Hayden (colega de equipa) e zás saiu fumaça e poeira.
Entrada  muito dura com tudo, ambos com o cartão vermelho directo. Fora de prova. @#%$ foi a palavra que consegui perceber da boca do Hayden quando se levantou... Vou traduzir mais tarde..
Comportaram-se os dois como autênticos Irmãos Metralha. Inacreditável. Agora está decifrado o segredo do S2 MODE no pitboard da Honda Repsol. S para Stupid...

Entretanto toca o telelé: queres ver que é para ir trabalhar?? Ufa não, é o Nunoturbo; ó Roque estás aí na recta não vês o resto, já sabes o que aconteceu aos gajos da Honda?? Já respondo eu estou aqui a ver no screen..
Belo barulho não era Nuno??
Aqui "acaba" o campeonato. Rossi Compion.

Mas não acaba a prova.
Vem aí o Toni dos Bifes (o Elias) a andar como louco. Pareçe que as notícias de ontem, que o davam como despedido da equipa no fim da época, serviram para lhe acender fogo no  (----).
Toni passa Edwards e passa Rossi. Rossi olha pra trás. Vem aí ainda o Roberts (motor Honda).
Entretanto,a Ilmor lá vai bem mas á 19º volta vai mudar um pneu..Uh...Recauchutados ou usados da CEE?

Os 4 agora vão juntinhos; Rossi, Toni, Edwards e Roberts. Digo eu para o meu comparsa; O Roberts deve estar a pensar que se estão ali tão perto ainda os vai mamar.
Passas tu, passo eu, última volta incrível, passas por dentro, passo por fora e em cima da meta;
Toni dos bifes em 1º, Rossifumi em 2º, Roberts em 3º e Edwards em 4º. Os outros...

Margem de vitória; a foga dos platinados de um Datsun 1200.
Alegria total para nuestros hermanos; ganhou o Toni dos Bifes (espanhol), ganha o amado Valenltino, perde o yanquee do Hayden, ganha a Sagres. Viva..

125cc; não fiquei para ver. A corrida destes começava ás 15:00 e eu queria sair de lá antes de anoitecer. Não, não são assim tão lentas. Mas depois das 250 e das MotoGp?? Credo. Seria enjoativo..

Novidades:a nova machine digital, dá para fotografar a lua e os seus arredores. Mas cada imagem fica com 1,3 Mega, Capito.
Toca a reduzir..

Cedo eh..
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005fwka/s500x500" style="border:0;"/>

Alí tão pertinho (10x óptico)
http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005eh0f/s500x500" style="border:0;"/>

http://fotos.sapo.pt/mazdaman/pic/0005gwdx/s500x500" style="border:0;"/>


Para terminar, aqui está o segredo das camel Yamaha- Grandes caixas de ar:

http://images.motogp.com/multimedia2/474/474592_46015.jpg" style="border:0;"/>

PS; foi sempre com tempo SECO.http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">  
Pró ano estou lá.
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 15/10/06 18:01

s 800

Não vou ler mais nada acerca do GP. Seria enjoativo.
Informação, boa disposição e as sempre imprescindiveis "fotos técnicas". Está aqui tudo.

Se estivesse nas minhas mãos, arranjava-te uma credencial de jornalista.

Para o ano estou aqui. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Obrigado.

Sócio AJA nº 6

Santos Silva

Sem dúvida uma bela reportagem com todos os ingredientes.

Fiquei elucidado com o que se passou e gostei da critica sempre afinada a nós portugas.

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Muito bom... é, de facto, um privilégio partilhar desta comunidade...

Toda a prosa é de primeira apanha... mas, houve uma que me obrigou a soltar uma gargalhada

Quote:
Margem de vitória; a foga dos platinados de um Datsun 1200.


http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">
http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)