Toyota Corolla 1200 KE20 - 1972

Iniciado por manubar, 22 de Junho de 2010, 21:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

manubar


Olá a todos!
Já ha um mesito ou dois me apresentei como utilizador, mas agora, chegado o verao, começa o trabalho no "albino"!
Este Corolla era do meu tio-avô, usado tal como deve ser...para o seu passeiozinho de Domingo :) o problema é que o passeio por vezes era muito longo :P

Desde que o senhor morreu, o destino do carro foi uma garagem, fechada e cheia de mantas. Estava à minha espera, e precisei de chegar aos 23 para o merecer, apesar de já andar de olho nele desde os 18. Melhor assim, era um crime darem-mo para as mãos quando era tão tenrinho.

Já sabem tudo sobre a teoria do carro. É um KE20, do mais standard possível dos fase 1. Branco de origem, é na cor que começam os meus problemas... Ele é, de facto, branco, mas parece que nos últimos anos na mão do meu tio-avô, o senhor resolveu dar-lhe uma demão de tinta! E não contente com isso, pôs-lhe uma alcatifa tipo capacho e mandou embora os estofos de pele, colocando uns de tecido!!

Estou na fase de o por na rua, já que não tenho tempo/dinheiro/espaço para o desmontar. Portanto, comecei pela mecânica.
Agora não tenho comigo a lista de mudanças, mas filtros, travões, oleo, refrigeração foram todas revistas/substituidas.

Pretendo começar a fazer uns km's por dia, pouqinhos, para ver como se porta... Isto, claro, se os "pros" dos KE20 assim acharem por bem!
Vou colocar aqui algumas fotos que tirei com o telemovel (as de boa qualidade ficam prometidas) para ilustrar o que vos estive a contar e expor algumas duvidas!

1. cá estao os famosos estofos + carpete (lol)


Uploaded with ImageShack.us

2.Aqui, se olharem bem, conseguem ver as pingas de tinta a escorrer, que agora está seca. o que estará por baixo? Devo procurar o mais rapido possivel?


Uploaded with ImageShack.us

3.Ainda não tinha falado disto... as borrachas babam uma gosma estranha. Que fazer? O que é isto?


Uploaded with ImageShack.us

4. Lá por dentro... parte I. Algo de muito mau?


Uploaded with ImageShack.us

5. Lá por dentro...parte II. Cá está uma zona em que aquela pintura não chegou... Isto é preocupante?


Uploaded with ImageShack.us

e pronto, por hoje acho que é tudo!
Aguardo ansiosamente os vossos sábios conselhos, sugestões e ideias para lidar com esta beleza!

cumprimentos
manel

prelude guy

Parabéns pelo carro. Está num estado muito bom, sendo o único ponto a rever o estofar novamente os bancos com napa.

Quanto às outras questões está tudo óptimo.

O escorrido no tablier teve a ver com a habilidade do pintor que aplicou muita tinta e acabou por escorrer (já agora, se foi pintado no tablier, levou um banho muito completo, com desmontagem de muita peça, o que prenuncia um trabalho muito bem feito).

A "gosma" é cola própria para aquela borrachas, para garantir que fica estanque. Com paciência, um x-acto e um solvente (eventualmente petróleo) podes tentar cortá-la à medida da borracha.

No motor, está tudo bem. A barra em baixo nem sequer tem ferrugem, apenas uma tinta a saltar.  :thumbsup

Põe mas é o carro na estrada e vai dar umas boas voltas com ele  :D
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

manubar

Prelude, muito obrigado!

Estava com medo de ser tão principiante que me estivesse a precipitar demais na vontade de o conduzir...mas se, ao olho de alguem mais experimentado, aqui o branquelo parece em bom estado, fico feliz! :D

Vou com ele à vistoria na próxima semana, com o meu mecânico. Ele diz que vai porque os tipo podem implicar um bocado com os travões, que estão com falta de uso mas que depois de uns km's ficam impecáveis. é normal isto?

Sobre a pintura e estofos, não sei realmente dizer em que ano foi ou como. E não tenho ninguém para me elucidar :S

Agora pra finalizar, 3 questões...
1ª, na foto da tinta a escorrer, há ali um interruptor que eu sinceramente não sei para que serve!
2ª, o conta quilómetros marca 15.000... há alguma maneira de saber se são reais? Tenho as minhas dúvidas que o carro tenha andado tão pouco, já que eu sei que as viagens Porto-Régua eram pelo menos quinzenais.
3ª, e ligeiramente off-topic, sobre os seguros, será que vale a pena responsabilidade civil+assist viagem+vidros+sem limite kilometragem por aproximadamente 200€ ou continuo à procura de algo ainda mais simples?


Blacklion

é normal os discos de travão oxidarem, que causa alguns problemas de eficiencia na travagem.
Deverá no entanto ser trocado o oleo dos travões porque o mesmo absorve a humidade existente no ar o que também diminui a eficiencia dos travões.
Quanto aos kms 15.000 kms deve ser nesta volta, porque a ir do Porto á régua todas as semans deve ter pelo menos feito 100.000.
o motor por fora aparente estar em bom estado.
Qanto ao seguro podendo fazer um de classico eu optava por essa modalidade.
Ficas a pagar cerca de 60-70€ ano.
aconselha-te com um mediador.

costinha_trf

Olá!

Faltam umas fotos do exterior, mas pelo que vi, o teu carro está muito bom mesmo!
Vê-se que o teu tio-avô tinha cuidado com o carro...

Quanto à foto do interruptor, pode não ter nada a ver, mas o carro trabalha quer ele esteja ligado ou desligado?  :lol Pode ser um corta-corrente, ou pelo menos, pode ter sido um... à tempos. :)

No ke25 que morou cá em casa, havia um interruptor que fazia levantar ou baixar a antena, correcção, era um botão cromado que ficava nessa zona. Sinceramente não sei, só deixei palpites...

Boa sorte com o carro, e cuidado com os pissos molhados...  :lol
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

manubar

Ficam prometidas as fotos de exterior para 6a feira!
Os 15mil realmente não devem ser reais, era muito bom que assim fosse mas parece-me pouco plausível, em tantos anos de carro! Mas, uma vez que vou continuar as entrevistas à familia esta semana, pode ser que surjam novas informaçoes ;)
Quanto ao interruptor, tambem vai entrar em fase de testes a ver se acontece alguma coisa obvia!

Liquido novo nos travoes sei que levou! Quanto à oxidaçao, é mais dificil evitar e corrigir, de facto! E já que assim é, não quero nada com piso molhado :O ...até porque quando olho pra ele, só me apetece ir nas calmas, de braço de fora, a curtir aquele ventinho de verão e a ouvir uma musiquinha. Impecável  :D



manubar

Bahhhhh mas que sorte a minha!  >:D
Vim eu hoje todo contente da inspecçao, com uma aprovaçao sem espinhas, estaciono finalmente o menino na garagem e...PUFFF todo um vapor a sair do capot! Fiquei paralisado de incredulidade! Era aguinha, agua da boa. E o radiador, vazio. Estava a pingar atrás da roda esquerda, ali atrás do carburador. Assumo que tenha sido um cano que cedeu à velhice. Alguma outra opiniao?
Fiquei mesmo desolado, depois de tanta expectativa  :(

Entretanto, e menos triste, o rádio da phillips continua a ser um mistério pra mim, nao consigo sintonizar nada! Help?


Uploaded with ImageShack.us

Brunosantos

a parte mecânica, alguém te irá dar opiniões, contudo não antevejo boas noticias  :(

no que diz respeito ao radio, pode ser o radio que esteja a dizer que está cansado, ou uma simples ligação mal feita ou inexistente á antena. Se o mesmo for AM como o original dos KE20, se apanhares 2 estações com fraca qualidade, não desesperes é mesmo assim  :wall

:thumbsup

costinha_trf

Quanto a mecânica, não me atrevo a dizer, mas quanto ao rádio, não encontro aí nada que me faça lembrar as frequências FM, com uma gama de valores que vai dos 87,5 aos 108 Mhz...

Esse carro não terá vindo de angola?
Não encontras uma outra caixa tipo autorádio mais pequeno, com botões? Alguns têm isso para anterar a gama de frequências e torna-la receptivel pelo rádio.
Terá o teu familiar colocado um outro rádio, e ter trocado as ligações?

Cumprimentos
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

manubar

Bem me parecia que aquilo de FM tinha pouco x)
De angola duvido muito, nng na minha familia tem habito de viagens para esses lados... Mas realmente ja li qualquer coisa sobre radios originais/radios da philipps postos à posteriori, e este de facto nao encaixa sequer bem na consola.
Continuarei a fazer experiencias, nomeadamente com o pequeno interruptor de 3 niveis que é visivel na foto e que tb nao me parece de origem, pode ser que tenha qq coisa a ver com o rádio...?.

Quanto a mecanica, ficarei a azedar até 3ª feira, até pq sozinho nao tenho maneira de ir para aquela zona do motor.
As fotos do exterior iam ser feitas amanha, mas agora nem o tiro da garagem até novas ordens... =S


prelude guy

Quanto à fuga de água, não deve ser mais que um dos tubos que faz o caminho até à "sofagem" que rompeu. Problema de fácil resolução.
Tens é de andar atento ao nível do líquido no radiador para não correr o risco de ser surpreendido...

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

costinha_trf

Creio que não havia nenhum rádio assim com painel como o teu, mas não quero apostar... O meu veio de Angola e tinha um rádio com uma frequênca também toda manhosa, que acabei por oferecer a um sojeito, mas tinha também uma caiza por baixo do tablier com vários botões onde podia regular a modelação da onda.
O que morou cá em casa a anos, tinha um rádio com um painel tipo o teu, mas era da Toshiba, veio de origem, e era AM / FM.
Só agora é que reparei por olhar para a "chaufage"... o teu carro é de primeira série correcto? hmm. :)
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

manubar

Prelude, espero mesmo que seja um tubo, senão o meu orçamento começa a ficar escasso! :S
E aproveito para dizer que segui o teu conselho quanto as colas da borracha... X-acto, solvente petróleo, muita paciência e... um resultado excelente!! Esta muito mais bonito! :)


Costinha, aqui está a foto de exterior possível! Como adivinhaste, é um Fase I !
Na garagem, com telemóvel, dificilmente ficava melhor...próxima semana aposto numas cá fora! Depois de andar a dissecar as borrachas, peguei num esfregao de lã de aço e aproveitei para limpar o para-choques, as molduras das ópticas e claro, os tampões. É  uma primeira fase. Quando tiver tempo desmonto tudo e dou-lhe um tratamento ainda melhor.





Ah, a todos os interessados em saber, o interruptor é para o rádio sim... mas para fazer o balance do som! É que, apesar de ainda nao ter reparado nisso até hoje, tenho uma coluna phillips na traseira, na plataforma atrás do banco! fiquei mesmo..."olha-me o tio todo tunning....!"  :-[

JONAS1200

Muito bonito o KE20, parabéns.

A fuga de água provavelmente será mesmo a tubagem ressequida que rompeu. No meu também aconteceu isso, mas infelizmente estava no meio da Ponte Vasco da Gama  :shhh:

Bom, agora é só tratares dessas pequenas situações e devolver o ke20 à sua originalidade.
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

manubar

Jonas, obrigado!
epah, no meio da Vasco da Gama...terror! Pior só na 25 de Abril! xD
Amanha ja conto como ficou resolvida a cena do tubo (esperado tubo!)

Hoje estava no Campo Pequeno e lembrei me de terem falado numa casa chamada Matricauto que vendia matriculas e outros artigos clássicos, de maneira que me pus ao caminho e cheguei la em 5 minutos. Perguntei por espelhos retrovisores de Corolla, e ele disse-me que especificos nao tinha, só tinha mesmo espelhos cromados dos anos 70, "mas universais".
Tinha lá este modelo. O que é que acham, para substituir aquele coisa plástica amarrada com uma fita que está no meu?