Projecto Excalibur - Datsun 120Y Van-M (VLB210) (actualizado - 2012-08-06)

Iniciado por qyron, 13 de Novembro de 2010, 19:03

Tópico anterior - Tópico seguinte

qyron

Não posso desanimar nem desistir.

Primeiro, porque este carro é o carro que posso dizer que realmente me marcou enquanto miúdo; tive muitos gostos e "carros de sonho" mas agora que estou a entrar na maturidade, foi o que se manteve.

Segundo, porque realmente ter a oportunidade de mexer na mecânica e tomar parte activa no renascer deste carro também é por assim dizer o concretizar de um sonho.

E terceiro, este carro foi a última prenda que o meu avô me deu antes de morrer. O valor que tem para mim vai muito para além do que até agora gastei com ele; prometi a mim mesmo que mesmo que consumisse 10 anos da minha vida iria repor este carro na estrada.

Como sempre, obrigado pela força. às vezes, faz mesmo muito falta a palavra amiga que aqui me deixam.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

daniel.120y.van

Estive na oficina mas não tive oportunidade de verificar a identificação da chapa, logo que consiga envio foto!

Abraço e força aí!

Cumprimentos,

Daniel Carapuço
Datsun 120Y VAN-M 1978

qyron

Sem problemas, Daniel.

Eu já estou a aguardar a finalização de uma chapa e tudo indica que o dito número seja um part number. De qualquer forma, assim que tiveres oportunidade, confirma, pois sempre é uma um detalhe verificado.

Estive a espreitar o teu restauro e parece estar a caminhar bem; espero que a minha também comece em breve a receber aquele tipo de atenção.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

daniel.120y.van

E novidades sobre este assunto?
Não entendi muito bem a razão do Sr. não iniciar o trabalho e tu regularizares a situação no decorrer do mesmo...

Abraço,
Força!
Datsun 120Y VAN-M 1978

qyron

A placa vai no bom caminho.

Encontrei uma pessoa que me está a tratar da reprodução mas como não enviei a placa que tinha (está muito fragilizada), teve de se orientar por umas quantas imagens e dados que forneci, o que atrasa um bocado o processo de reprodução.

A razão para o bate-chapas não me pegar na carrinha é algo tortuosa mas é lógica. A carrinha está parada sem ir a uma inspecção já faz uns bons anitos, o que quer dizer que a próxima a que ela vai é uma tipo B; a ausência daquela chapa é um chumbo directo numa inspecção mas numa B pode levar a que me queiram virar o carro do avesso. Como ela foi transplantada, o risco é acrescido...

Para evitar estar a destruir dinheiro, porque se a carrinha fosse chumbada pela falata da chapa, corre-se o risco dela ser apreendida ou inibida de circular, o mestre só me pega no trabalho quando eu tiver a chapa nova na mão. Depois é repor o motor a trabalhar em condições e logo virá a chapa.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

prelude guy

A carrinha tem a matrícula cancelada?

É que se não tem não precisa de ir a IPO tipo B. Faz IPO normal e justifica a falta nos anos anteriores com o ter ficado parada para restauro.  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

qyron

Citação de: prelude guyA carrinha tem a matrícula cancelada?

Que eu saiba não... Tirando umas dificuldades que surgiram quanto à obtenção do DUA, por "os dados do veículo não se encontrarem na base de dados do IMTT" não me foram feitas mais nenhumas anotações.

E ter uma matrícula cancelada não obriga ao re-matriculamento do veículo e o correspondente pagamento das taxas de alfândega?
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

fellowmax

Não, apenas uma inspecção tipo B para verificar se está em conformidade com a documentação!

Matricula cancelada não é o mesmo do que quando se manda para abate!! O Registo mantém-se mas não pode circular.

Na duvida entras neste link, inseres a matricula e verificas se está ou não cancelada!! http://www.imtt.pt/MatriculasCanceladas/matriculas.asp
Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

daniel.120y.van

Segundo me informaram (não sei se bem ou mal) após 5 anos sem IPO é que a matricula é cancelada.

Eu compreendo a razão, mas só me faz confusão ele não avançar com o trabalho. Porque no final ele só adiou o restauro, tu vais precisar da chapa para ires à inspecção ok, mas para o trabalho dele isso não influência em nada. Só tens de garantir que no final do final tens a chapa dado que já conseguiste uma réplica "segura".

Abraço
Datsun 120Y VAN-M 1978

fellowmax

Se a matricula for anterior a 80 nem tem esse problema, se for posterior e não tiver sido cancelada também não tem problema pois essa lei teve um efeito temporário e neste momento está suspensa. tem um tópico algures a falar sobre isso e tem lá tudo descriminado.

Já viste no link se a matricula tá ok?
Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

qyron

Fellowmax, já fui verificar e a matrícula não foi cancelada. Obrigado pela ligação; é uma ferramenta muito útil.

Daniel, o mestre que me aceitou a carrinha para renovar a carroçaria já é muito vivido nas modas dos restauros de clássicos e já viu muito dinheiro ser gasto em carros que depois não puderam voltar a circular por situações semelhantes à minha.

Eis uma imagem do problema (cliquem para maior pormenor):



Se eu não fosse um tanso de primeira apanha, tinha notado que este cabeçote tinha sido cortado para lhe fazerem esta patifaria, coisa que o mestre detectou assim que a viu. Como a chapa NIV e o número gravado no cabeçote não condizem, ele não pega no carro para que eu não esteja a gastar dinheiro sem a certeza de que o carro volta a circular.

A boa notícia é que a chapa deve estar a chegar, o que significa que o recomeço dos trabalhos está para breve. Deixo aqui uma imagem da chapa assim que a receber.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

daniel.120y.van

Exclarecido!

Na fase da compra é sempre bom nunca irmos sozinhos, há coisas que nos passam ao lado, nós vamos com aquele entusiasmo todo de adquirir e depois aparecem umas surpresas...

Mas faz parte, sorte teve esse JA ter sido adquirido por ti e não o deixares morrer...

Abraços,
Daniel
Datsun 120Y VAN-M 1978

qyron

A replica da chapa NIV da minha carrinha chegou, finalmente e não veio sozinha.  :) Resta agora marcar a numeração relevante e está resolvido este percalço que apareceu do caídinho do céu para me morder nos fundilhos. Abaixo está uma imagem.



Depois de ver as chapas, o mestre bate-chapas disse-me que a seguir é pegar no motor e pô-lo num brinco (bem, comecemos por o pôr a trabalhar com fiabilidade) porque com o motor trabalhar devidamente, tenho luz verde para avançar para a chapa. que já me foi garantida que está perfeitamente recuperável mas muito carente de AC&T.

Os trabalhos estão marcados para recomeçar na volta da silly season (porque aqui ninguém tem pachorra para aturar estrangeirados com a mania do chuning. Tenho muito trabalho à minha espera, porque "se gostas assim tanto do teu carro, então vais trabalhar para o fazer".

Boas férias para quem já está no descanso, bom trabalho para quem ainda nele está, como eu.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

mizé

CitaçãoA replica da chapa NIV da minha carrinha chegou, finalmente e não veio sozinha.


:thumbsup

Mãos-à-obra e bom trabalho
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

dms

ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas