Mitsubishi Colt A156A

Iniciado por kombota, 14 de Abril de 2011, 11:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

kombota

Sempre foi um carro dos "anos 80" ao qual achei piada e como nunca tinha tido um cromo desta marca na minha caderneta....

Numa das minhas pesquisas on-line cruzei-me com este carro para venda no Porto (não sei como é que escapou ao olho atento dos nossos sócios nortenhos).

A última vez que andou foi há seis anos, está impecável de interiores e pintura apresentando pequenos pontos a serem revistos nestes dois campos.

Mecanicamente a informação que tenho até ao momento é que o carro apesar de trabalhar, está muito desafinado e a gasolina não está a chegar ao carburador como devia. 

Apesar de ter o parque automóvel cheio não consegui resistir a mais uma aquisição. O preço de aquisição relativamente baixo (450euros), as particularidades do modelo em causa (gadgets mecânicos), originalidade e o bom estado geral fizeram com que avançasse para a compra.

Á partida não tenho condições para alargar a frota existente, pelo que o mais provável será vende-lo em breve e ganhar algum dinheiro com ele, sem antes o desfrutar se possível na regularidade do AJA deste ano.

Ainda estou a aprofundar o meu conhecimento do modelo.

Conto em breve apresentar mais informação do modelo e novidades sobre a máquina.

Aqui ficam as fotos para matar a curiosidade:











Cumprimentos,

Nelson

Umtali

Citação(não sei como é que escapou ao olho atento dos nossos sócios nortenhos)


Muitos parabéns Nelson ... de facto não sei como este me escapou e ainda por cima é dos modelos Mitsubishi que eu mais gosto (mas eu sou suspeito ...  :assobio)

Se fizeres a Regularidade com ele afinadinho, não acredito que o vendas a seguir ...  :-X
João Freire - Sócio AJA nº 11

Cortina Team

Temos carro!!! Está com muito bom aspecto. Boa sorte!!!

É melhor acrescentares mais um lugar na garagem  :assobio  :thumbsup
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

blardY


Muito curioso e parece estar em muito bom estado!!
Faz lembrar os irmãos "grandes", os Galant. Têm o mesmo traço.

CitaçãoApesar de ter o parque automóvel cheio não consegui resistir a mais uma aquisição.

..ou não te estivesse no sangue  :green:

Quilómetros nisso, ainda te vais divertir imenso com essa máquina  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

prelude guy

Ah grande maluco  :green:

Essas linhas.... estou quase capaz de apostar que há um Pontiac "qualquer coisa" exactamente igual.

Também gosto dos carros desta época  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

EthosTA22

é a primeira versão do colt? muito louco! é nacional? os para-choques, parecem de mercados como o Canadá ou "states".

abraço! grande compra  :thumbsup :dance:
Sócio AJA Nº 72

Santos Silva

O Nelson com os seus gostos sempre "MUITO à FRENTE"
É curioso que sempre achei esse modelo muito japonês :)

Parabéns pela compra.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Muito giro, parabéns.

Vieste cá e não avisaste?  :icon_eek:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

#8
Desde a minha adolescência que acompanhei 2 carros desses aqui, um verde muito claro metalizado, e um sedan bordeaux, na época estes colt eram mesmo muito à frente em design. Aqui tivemos um concessionário oficial Mitsubishi, a Sabeira, que faliu, mas colt, Canter e L200 e L300 eram uma farturinha nos anos 80 e 90


Comentando o facto de alguns irem admitindo que gostam destes Japoneses dos anos 80 :
Eu estou convencido que os ditos frigorificos, irão ter o seu lugar atempadamente, pois todos nós apreciamos os JA´s dos anos 60 e 70 temos de admitir que os anos andam e vamos começando a gostar dos carros dos anos 80 e depois virão os dos anos 90 e por aí a fora.

Aquele carro que compramos novo na década de 2000 e que tanto criticamos por ser um frigo, ainda vamos um dia lamentar por o termos vendido ou trocado... vamos ter de andar cá até lá para 2060...  :green:

Kombota, parabéns pela aquisição, têm aparecido alguns muito poucos nacionais, esse deve ter vindo da América do Norte, deve ter mais power que os europeus :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

kombota

#9
Viva,

Pouco sei do historial do carro. Ao que tudo indica é nacional tendo vindo dos Açores para o Porto pelas mãos de um professor. Esse dono entretanto faleceu e o carro passou cerca de 1 ano junto do estádio do dragão.

A viúva, triste por ver o carro naquela situação colocou-o numa garagem privada, e entregou-o como pagamento passado alguns anos depois pelo serviço.

Foi a essa pessoa que o comprei. Nunca cheguei a ir ao Porto ver o carro. O antigo proprietário pareceu-me uma pessoa de confiança e depois de trocar alguns emails e telefonemas fizemos negócio.

Este modelo possui várias designações consoante o pais onde foi vendido. Na Europa é conhecido como Colt e tirando o farol de nevoeiro traseiro que não encontrei em nenhuma brochura até ao momento, está completamente original.

As versões japonesas (Mirage) são as mais bonitas, os espelhos passam para o guarda-lamas e os piscas dos mesmos são embutidos. A matrícula traseira tem um posicionamento diferente.

Este mesmo modelo foi vendido nos Estados Unidos pela Dodge e Plymounth.

A caixa de velocidades para quem não conhece, têm altas e baixas (power e economy), mas aparentemente segundo artigos aos quais tive acesso conseguem-se melhores consumos no modelo power, sendo mais rápido a chegar dos 0-100 no modelo economy (motivo - menos uma passagem de caixa).

As motorizações são da série orion e foram pensados no âmbito da crise de combustível.
Variam entre o bloco 1.2 e 1.6, este ultimo apenas vendido nos E.U.A. se não me engano.

O motor do meu é o 4G12 (1410cc) e aparentemente têm uma particularidade, a qual procuro aprofundar conhecimento.

"The 4G12 displaces 1.4 L (1410 cc) with a bore and stroke of 74.0 mm x 82.0 mm. 4G12 was the first to feature Mitsubishi's MD (Modulated Displacement) technology, a form of variable displacement."

Produzidos entre 1978 e 1982, este modelo era montado em Okazaki e Aichi no Japão, tendo sido ainda produzido na Austrália até bem mais tarde.

Com 105cv (mais 35 cavalos que os atmosféricos) as versões turbo têm bastantes seguidores e ainda é possível encontrar algum material para estes modelos.

Ainda não andei com o carro, mas para já destaco a escolha de materiais interiores, a ergonomia e a montagem que me parece muito boa. O carro têm praticamente 30 anos e têm um bater de portas impecável.

Nelson

prelude guy

Estás encaminhado (nem outra coisa eu esperava) :thumbsup
CitaçãoEste mesmo modelo foi vendido nos Estados Unidos pela Dodge e Plymounth.

Afinal quem tinha razão, quem era?  :lol
Só disse foi Pontiac, mas pronto, reconheço que não pesco nada de "americanos"

De Mitsubishi já pesco mais (especial mais recentes  :green:). o Cód. do motor, no 4 são o n.º de cilindros e no G gasolina. Aquela do "modulated displacement" tem a ver com a possibilidade de, alterando o curso, ter mais de uma cilindrada no mesmo bloco e cabeça. No Carisma acontece isso com o motor 4g92 (de 1600cc.) e 4G93 (de 1800cc.) - são iguais à vista e têm os mesmos componentes e especificações de afinação.

Põe isso num brinco e aparece com a pérola para a vermos  :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Flyingtiger

Estou contente  :green:,

Afinal andam escondidos por aí "muitos" admiradores de JA's dos 80's :lol, eu também gosto de alguns  :assobio.

Quanto ao COLT, parabéns pela escolha do modelo. Gosto muito dessa côr  :thumbsup


Citação de: prelude guy em 14 de Abril de 2011, 17:26
Também gosto dos carros desta época  :thumbsup

Luis, este COLT deve ser o carro perfeito para ti :green:, é um Mitsubishi e tem uns faróis dianteiros muito semelhantes a um certo Honda Prelude.  :lol
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

kombota

Viva,

As primeiras tentativas para colocar o Colt a trabalhar não resultaram... pelo que depois de limpar o depósito da gasolina (já viram gasolina com 6 anos?), trocar alguns tubos de gasolina inadequados (desfeitos em massa/óleo) e rever o sistema eléctrico substituído velas, rotor e tampa de distribuidor o carro seguiu para o mecânico uma vez que a gasolina não estava a chegar ao carburador.

Depois de desmontar e limpar o carburador o carro trabalhou, no entanto a bomba de gasolina não está a funcionar correctamente e só em carga é que cumpre a função (apesar de ser mecânica).

Encontrar a bomba em Portugal não foi simples pelo que optei por mandar vir uma das Estados Unidos.

O pouco tempo que trabalhou deu para constatar que tirando a questão da bomba de gasolina o motor está de boa saúde.

Rádio, relógio e painél de instrumentos a funcionar a 100%.

Mais novidades para breve.   

Nelson

kombota


prelude guy

Muito bom!  :dance:

Essa imagem sem caixa do filtro e sem tampa do motor pareceu-me incrivelmente familiar. A Honda e a Mazda tinham vários conceitos idênticos  :D
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)