40º Aniversário da Fábrica da Toyota de Ovar

Iniciado por AJA Team, 06 de Outubro de 2011, 19:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

AJA Team

No inicio de Agosto o AJA publicou no Facebook a noticia dos 40 Anos da fábrica da Toyota de Ovar.

Como o aniversário é já na próxima semana, prestamos tributo à fábrica também aqui no fórum.

Fonte: Toyota.pt

Aniversário da Fábrica de Ovar: 1971-2011
A Toyota veio para ficar... e ficou mesmo!



Apresentada aos portugueses em 1968, a Toyota é recebida de braços abertos com uma promessa de crescimento harmonioso com a comunidade. Esta relação de proximidade leva a que a marca japonesa venha a escolher Portugal para instalar, apenas 3 anos depois, em 1971, a primeira unidade de produção Toyota no continente europeu. O início da actividade deu-se com a produção de modelos tão carismáticos como o Corolla KE20, o Corona e o comercial Dyna - este modelo mantem-se desde então em produção.


40 anos a produzir com qualidade de referência


Ao longo dos muitos anos de produção a história da Fábrica de Ovar faz-se com muitos modelos, muita convicção e muita cultura de empresa que privilegia as pessoas com o objectivo máximo de alcançar processos produtivos de Qualidade Contínua. Por esse motivo esta unidade é frequentemente nomeada no universo Toyota como uma referência de excelência, em termos ambientais e de qualidade. Entre outros, são exemplos recentes os prémios consecutivos "Eco Global Award" no campo da eficiência ambiental, e o Toyota "Overseas Plants Quality 2009" – destacando-se como a melhor unidade em solo Europeu no campo de qualidade.

Actualmente, para além da produção do modelo Hiace para o mercado nacional, esta unidade de produção abastece a Europa com o modelo Dyna. Neste ano de grande simbolismo para a Fábrica, o modelo Dyna vai atingir a fasquia das 100.000 unidades produzidas ao longo de 40 anos, sendo o modelo que mais contribuiu para o volume acumulado de produção da fábrica que atingirá em breve o total de 300.000 unidades.

Porque os aniversários devem-se celebrar em festa, e porque queremos partilhar consigo o orgulho da produção nacional, este ano vamos convidá-lo para apagar as 40 velas da Fábrica de Ovar.



      
Anúncio que revelava o início do projecto da Fábrica de Ovar   


      
Portugal integrava o mapa de produção mundial da Toyota



A unidade nº100.000 demorou pouco mais de 10 anos a atingir

      
A antiga fachada da Fábrica   


A linha de montagem Dyna
Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

#1
Para assinalar os 35 anos da Fábrica da Toyota de Ovar, decorria o ano de 2006, e o AJA assinalou esta data com uma partida simbólica de 3 equipas partiram da fábrica em direcção ao Rali dos Alpes para Toyotas Antigos.

As 3 equipas utilizaram dois Toyota Celica ST de 1974 e um Toyota Starlet 1.3S de 1984 e alcançaram na Suíça o 1º, 2º e 4º lugares, percorrendo 6000kms em 9 dias.

















Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

AJA Team

Cumprimentos,
   A equipa do AJA

ajateam@amigosjaponesesantigos.pt
www.amigosjaponesesantigos.pt

Santos Silva

Tanta nostalgia ::)

O filme está muito esclarecedor.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Carlos Sol

O video tá espectacular  :clap: Obrigado !! Não vi foi os "velhinhos" Toyotinhas a serem montados :( !! Foi bom ver o berço onde "nasçeu" o meu Corolla  :clap:

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Excelente  :thumbsup

E já alguém foi lá meter o bedelho  :angel:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Foi a Toyota Caetano que nos pediu para darmos alguns nomes. O Bruno foi um dos escolhidos. :thumbsup
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Camry 2200

Já tive o prazer de lá entrar algumas vezes. Vi montar as Dyna e Hiace. Muito bom!

O meu pai esteve envolvido em alguns projectos para esta linha de montagem, através do fábrico de moldes de injecção. Tenho pena de não ser 10 / 15 anos mais velho para poder ter participado também! :)
Deve ainda haver lá algumas amostras de peças que foram produzidas cá em Portugal.
Que me lembre, os tampões de roda da quarta e quinta geração da hiace, o pisca da frente da Dyna da quinta geração, alguns emblemas do Land Cruiser e mais. Tinha de conversar com o meu pai e fazer um relatório!  8)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Santos Silva

Eh Pá!!! Esses moldes são bestiais!
Será que ainda estão operacionais?

Qual é a Empresa? Ainda estive ligado à produção Nacional dos Land Cruiser :angel:
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Camry 2200

Nós só fabricamos os moldes. As empresas que injectam e montam os componentes é que ficam com eles. Há casos em que os mesmos moldes são propriedade da marca, ou seja, a marca paga-os mas ficam nas empresas que produzem, outras vezes são propriedade dos fabricantes das peças. Depende dos contratos.

É muito provável que ainda estejam operacionais.

No caso do Land Cruiser, o meu pai conta muitas vezes uma história acerca da textura da tampa do porta-luvas. Demorou não sei quanto tempo, porque toda a textura foi feita à mão pontinho por pontinho para ficar igual à peça que era produzida no japão. Lá está, gostava de ter sido mais velho nessa altura para ter tido maior lembrança! :)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69