Restauro Toyota Celica ST TA22 73

Iniciado por andreia238, 13 de Abril de 2012, 10:50

Tópico anterior - Tópico seguinte

andreia238










Aqui estão algumas fotos, é um restauro que vai demorar algum tempo, não que tenha muito que arranjar mas por outros motivos alheios! :)

rodrigues

esse carro esta muito bom, eu era ja uma boa limpeza a fundo com direito a bancos fora lavagem de estofos e carpet hidratação de material polir cromados e uma boa revisão  :thumbsup
como esta em termos de ferrugem? mais fotos pff  :lol ja lavado pelo menos  :dance:

andreia238

Rodrigues ele já está lavado pelo menos lol
De ferrugem não me parece ter grande coisa mas o homem lá de casa é que deve responder melhor a isso porque ele é que anda lá em volta :P
Sei que do lado direito tem umas amolgadelas e a tinta descascada, precisa de uma pintura.
Falta-lhe um simbolo num dos lados.
Por dentro o estofo do banco do condutor esta rasgado.
Na porta precisa de uns arranjos, a pega para fechar a porta esta solta.
Precisa de um farolim, aproveito para te perguntar uma coisa, quando se fundem as lampadas aquilo tem de se mudar o farolim todo ou da so a lampada? ele andou lá em volta e diz que tem de ser o casquilho todo... será mesmo assim? Acho estranho!
Precisa de limpar os cromados todos.
O vidro da frente tem de ser tirado e colado de novo, e precisa de colar de novo o friso que esta solto e entra agua.
Precisa do friso na janela do lado esquerdo.
E isto é para já o que sei. Ele agora vai fazer uma revisão, vai tirar o tubo da gasolina que a bomba não está a puxar a gasolina do deposito e vai mudar os filtros!
Precisa de uns pneus novos que ele ganharam "cama" de estar parado 11 anos lol.
Como ves é muita coisa, mas acho que podia ser pior visto o motor estar bom, de ferrugem não vejo nada de preocupante, e se ele o lavar bem e arranjar pelo menos os vidros o carro está ali para as curvas ;)

Kaizen

"Falta-lhe um simbolo num dos lados."

R: Há novos e usados à venda.

"Precisa de um farolim, aproveito para te perguntar uma coisa, quando se fundem as lampadas aquilo tem de se mudar o farolim todo ou da so a lampada? ele andou lá em volta e diz que tem de ser o casquilho todo... será mesmo assim? "

R: Deves estar a confundir farolim com óptica. Farolins é a iluminação traseira, ópticas são da frente. Sim, quando uma óptica original funde, é necessário mudara  óptica completa.


"O vidro da frente tem de ser tirado e colado de novo, e precisa de colar de novo o friso que esta solto e entra agua."


R: O parabrisas não é colado, usa borracha. A borracha está disponivel a partir de 130€

"Ele agora vai fazer uma revisão, vai tirar o tubo da gasolina que a bomba não está a puxar a gasolina do deposito e vai mudar os filtros! Precisa de uns pneus novos que ele ganharam "cama" de estar parado 11 anos lol.
Como ves é muita coisa, mas acho que podia ser pior visto o motor estar bom, de ferrugem não vejo nada de preocupante, e se ele o lavar bem e arranjar pelo menos os vidros o carro está ali para as curvas ;)"


R: Se a bomba de gasolina não funciona e o carro esteve tanto tempo parado, há mais coisas que não vão estar bem. O mais problemático é a bomba de óleo que pode ceder a qualquer altura. Era preferível tirá-la pelo cárter e verificar (o mecânico sabe o que tem de fazer), mas o ideal seria substitui-la. Tubos de travão etc são outras coisas a rever.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

andreia238

Ola Kaizen, obrigada pela resposta, sabes que uma rapariga a falar de carros de vez enquando dá nisto :) ainda ando a aprender os nomes e o que precisa o carro lol
O simbolo eu ja sei onde vende, ando é a ver preços a ver qual compensa mais :)
o que coloquei em cima é apenas os apontamentos do que o carro ainda precisa ;)

O que chamei de farolim é o pisca da frente, se calhar tem outro nome, o que está partido é o pisca do lado direito.
Para mudar as luzes então tem de se mudar a optica toda? Sabes me dizer quanto fica mais ao menos uma optica?

O parabrisas nao sabia que nao era colado, eu disse que sim porque estive a ver e parecia colado!! Vou então dizer lhe isso, e provavel que ele ja saiba lol (vamos fazer de conta ;) )

Da gasolina, a bomba funciona tanto que tiramos o carro da garagem apenas com um bidão de gasolina ligado à frente. O problema (diz o mecanico) deve estar no tubo de ligação ao deposito. Como ele quer restaurar o carro sozinho apenas pediu uma opinião! O que ele quer fazer agora é tirar o tubo ver se está furado ou entupido, mudar o filtro da gasolina. Ver o oleo. ver os travoes que ele so trava atras nste momento. Pelo menos é o que ele quer ver para já! Deixa me ver com ele e entretanto vou mostrando aqui as novidades :D

Kaizen

Estamos todos sempre a aprender  :D

"O que chamei de farolim é o pisca da frente, se calhar tem outro nome, o que está partido é o pisca do lado direito.
Para mudar as luzes então tem de se mudar a optica toda? Sabes me dizer quanto fica mais ao menos uma optica?"


R: OK. Acho estranho ser o pisca e não o mínimo. Acontece com mais frequência nos mínimos devido à ferrugem acumulada. Não estou dentro dos preços de mercado mas diria que deve rondar entre os 15 e os 30€


"Da gasolina, a bomba funciona tanto que tiramos o carro da garagem apenas com um bidão de gasolina ligado à frente. O problema (diz o mecanico) deve estar no tubo de ligação ao deposito. Como ele quer restaurar o carro sozinho apenas pediu uma opinião! O que ele quer fazer agora é tirar o tubo ver se está furado ou entupido, mudar o filtro da gasolina."

R: Salvo erro, é um tubo metálico sem uniões, logo bastante comprido. Acho que dá um bocado de trabalho.


"Ver o oleo. ver os travoes que ele so trava atras nste momento. Pelo menos é o que ele quer ver para já!"


R: Se assim é, então prevê-se algum trabalho. Os tubos de travão devem ficar em cerca de 40€. Pela experiência aqui do fórum, é preferível tratar de tudo o que está relacionado com os travões de uma só vez, senão hoje é uma coisa e amanhã é outra.

Ao contrário do que possa parecer lógico, a mecânica estraga-se muito mais estando parada do que se estiver a circular com regularidade. Daí que esses sintomas são normais de um carro parado há demasiado tempo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

andreia238

Kaizen, o que está partido é só o plastico do pisca da frente ;)
O que falei da optica é que ele queria mudar as lampadas e viu que não dava lol. Quando fomos buscar o carro os medios, maximos e piscas não funcionavam. Agora que ele já pos o carro a trabalhar mais vezes e o lavou no sabado por fora.... os piscas começaram a dar, os maximos tambem lol so faltam os medios :P diz ele que vai dar mais umas voltas a ver se o resto tambem começa a dar!!!  :lol


daniel

Boas , esse é um dos carros dos meus sonhos , nao desistas de o restaurar, bem sabemos que é bastante dispendioso mas o valor deles é superior .
Quem me déra ter um ta22 mas o meu bjotinha já me léva os euros todos  :lol :lol :lol
coragem com esse  restauro , mais fotos por favor

andreia238

ola pessoal aqui esta o marido desta menina adorável, pois tambem gosta deste tipo de coisas embora nao entenda muita coisa... como eu tambem sei que tenho que aprender muito, mas a ideia é em fazer o restauro sozinho com a ajuda do meu cunhado. desde ja agradeço a vossa disponibilidade em nos ajudar.
sim sei que tenho que fazer muita coisa, hum ja agora isso da bomba de oleo há alguns sintomas que se possa notar ou saber para que se repare que esteja com mal funcionamento??? este motor o meu pai ja o desmontou uma altura, penso que foi para tirar um parafuso ou melhor o que restava dele, porque volta e meia ouvia algo que nao gostava, desde entao nunca foi mexido.
hum sim tenho que ver todo o sistema de travagem, mas julgo ter sido tudo novo há 11 anos atrás no qual o carro teve 3 ou 4 anos de uso, devido a um problema de infiltração de agua pelo para-brisas.... que ainda hoje tem...  :lol

Kaizen

O motor funciona "bem" mas vai havendo um desgaste interno de algumas peças. A dada altura ou a bomba dá de si ou o desgaste de algumas das peças provoca a avaria. Pode ser visto através do mostrador da pressão do óleo mas nem sempre é perceptível. É uma característica desta série de motores. Só acontece quando estão muito tempo parados.

Já vi vários motores serem reparados e agarrarem de seguida. Isto acontece porque não se "atacou" a causa.

Um conselho comum que costumamos dar por aqui é para não se desmontar o carro para restauro de imediato. No estado em que ele está é preferível arranjá-lo em vez de o restaurar e pô-lo a andar mesmo que não tenha o melhor aspecto. Assim, além de se desfrutar do carro, faz com que as mazelas apareçam antes do restauro. Igualmente importante é ganhar tempo para conhecer o modelo e reunir as peças que vão ser necessárias para o restauro definitivo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

Realmente há sempre ajuda no fórum!

Não é que eu saiba grande coisa de mecânica e afins. Mas que tenho aprendido muito, lá isso é indubitável  :icon_lol:

Seguramente vão passar por vários momentos na recuperação desse veículo. Uns de maior entusiasmo, outros de maior dificuldade. O segredo é a persistência!

As peças vão surgindo, conforme a disponibilidade para procurar e os recursos que se podem usar.

Por isso, mãos à obra e força nesse trabalho

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

daniel

um conçelho de amigo antes de comprar pessas usadas procura preço na origem , a TOYOTA  é uma marca que tem quase todas as peças .

No ano passado fui a uma feira de classicos e vi lá um tampo de roda para o bj40 , mas so tinha uma e eu comprei por 20 euros cheia de ferrugem , depois fui procurar á origem que ainda as tem e custão 14 euros novinhas e cromadinhas

comprimentos

andreia238

Obrigada a todos pela ajuda :)
A mim apenas me cabe a tarefa de procurar as peças lol a dele é de ir vendo o que o carro precisa. Convenhamos que o orçamento tambem não dá para tudo por isso vai ser um restauro lento :S
Quanto a peças Daniel eles tem site? Ou tem de se ligar para la?
Eu tenho visto o ssgarage e algumas coisas no e-bay, podem indicar-me mais sitios onde procurar?
Tipo feiras, ou sucatas... já estou para tudo!
Para já queria mesmo era o friso da janela, tem no ssgarage mas queria ver mais preços. No e bay não encontro nada, sei que se chama window trim mas não vejo por la nada...


daniel

vai directamente a um concessionário toyota e pede para falar com alguem responsavel pelas peças e pede preços , ou então dar-te o numero do meu primo , ele tem uma loja de peças , é ele que me arranja todo o tipo de peças para o meu bj ,se estiveres entereçada diz .

comprimentos daniel sardinha

toyota1000

Força com este restauro é o clássico dos clássicos da Toyota :)

Só estão a faltar é fotos para a malta acompanhar o restauro  :)
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95