1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL

Iniciado por MRS, 15 de Dezembro de 2014, 15:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

MRS

Foi aberto no Facebook um grupo para dar suporte à divulgação de 1ª Encontro Datsun Z Portugal .

Se algum proprietário de Z que ande por aqui , mas não esteja inscrito no Facebook , quiser dar "sinal de vida" agradeço que me envie uma mensagem por PM .

O encontro será na Primavera na zona de Cascais e terá inscrições limitadas por razões logísticas .

Agradeço desde já ao AJA permitir divulgar neste espaço este evento . Bem hajam .

MRS

MRS

#1
Quando se fala de clássicos japoneses , o nome do Datsun 240Z vem imediatamente à memória .

Lançado no Salão de Tóquio de 1969 , o 240Z desde logo começou uma carreira comercial fulgurante , sobretudo nos Estados Unidos , mercado aliás para onde o modelo tinha sido pensado . Na altura eram muito populares na América os desportivos ingleses , mas graças ao seu estilo , à sua fiabilidade mecânica , às performances e também ao seu preço de venda , o 240 Z impôs-se rapidamente no mercado americano .

A Datsun já estava nos Estados Unidos com uma gama de passageiros e comerciais bastante simples , onde o Fairlady Roadster era o único desportivo e descapotável . Mas o Roadster não tinha sido pensado para a América e o seu interior era pequeno demais para a dimensão normal do homem americano . Ainda que herdando muitos pormenores do Roadster , o 240Z tinha um interior grande , em que os condutores americanos se sentiam bastante à vontade e ainda que fosse um coupé e não um descapotável , zonas como a Califórnia foram fundamentais para o sucesso do modelo .

Entretanto o 240Z foi-se espalhando um pouco por todo o mundo chegando também à europa , onde o seu sucesso foi mais comedido , até porque na maior parte dos países europeus as viaturas de passageiros japonesas estavam contingentadas . Mesmo assim em países como a Bélgica , Holanda ,  Alemanha e Reino Unido , o modelo conheceu um bom sucesso comercial , num continente que não lhe era particularmente favorável .

As leis anti-poluição dos Estados Unidos levaram a Nissan a lançar o 260Z (S30 ) e mais tarde o 280Z , mas nesta altura os sucessores do primitivo Z já poucas coisas conservavam do projecto inicial . Eram mais pesados , menos desportivos , mais luxuosos e para condutores que pouco tinham a ver com os primeiros do início dos anos 70 .

Mas o sucesso do 240 Z passou também pela competição  e se a vitória do Rali Safari de 1973 é o resultado mais conhecido , a carreira americana na velocidade contribuiu para manter o modelo a um nível comercial sempre muito invejado . E a vitória no Safari continua a ser um marco da marca e do já falecido Shekhar Mehta , um ídolo no Japão , sempre muito recordado .

Em Portugal a série Z teve a divulgação possível , sendo que as unidades vendidas no nosso país sempre se distinguiram das outras europeias por terem , de série , umas belas jantes Enkei , o spoiler frontal e um pequeno aileron traseiro . Em 1971 foram matriculadoas 70 unidades (HL S30 Q ) , descendo o número para 25 em 1972 e 44 em 1973 . No total 139 unidades vendidas do 240 Z .
Em 1974 apareceu o 260Z nas versões nornal (RL S30 Q) e 2+2 GRL S30 Q) , mas foram vendidas apenas 16 unidades da primeira versão e 12 da segunda , com uma adicional já em 1976 .
No total 168 unidades foram comercializadas em Portugal da série S30 , mas nos anos recentes algumas mais apareceram na estrada , fruto de importação de países europeus ou mesmo dos Estados Unidos .

Ainda que a protecção contra a corrosão não fosse o ponto forte dos veículos japoneses da altura , no nosso país dado não haver gelo nas estradas e em consequência sal , os 240/260Z resistiram bastante bem á passagem dos anos e actualmente existem cerca de 100 unidades , 60 das quais perfeitamente identificadas e em muito bom estado de conservação .

Com o intuito de juntar os proprietários dos Z ainda em circulação e descobrir outros que tem as suas viaturas mais guardadas vai-se realizar em Abril  (18 Sábado ) na zona da Marina de Cascais o 1º Encontro  Datsun Z em Portugal . Trata-se como nome indica apenas de um encontro informal de proprietários , seguido de um almoço , em que o principal objectivo é reunir os entusiastas do modelo , ver os carros em circulação e lançar as bases para que estes encontros passem a ser anuais e em várias zonas do país . O limitado número de unidades existentes não torna fácil a criação de um clube , que desde há 20 anos tem sido pensado , mas nunca concretizado .

Os proprietários dos Z nacionais e interessados em participar neste 1º Encontro Datsun Z Portugal podem obter mais informações através dos telemóveis 917.226.613 ou 917.262.525 ou pelos emails fsautomoveis@netcabo.pt ou ip246675@ip.pt .

FilipeA

#2
Esperamos por fotos desse encontro....

Só um reparo... as jantes do 240z foram produzidas pela Kobe Seiko e não o que referiu.
Se pesquisar no google vai aparecer imagens e literatura sobre isso.
E anos mais tarde a Maglloy reproduziu em pequeno numero essas mesmas jantes e muito recentemente foram reproduzidas as jantes de rally do 240z por um (abastado) colecionador americano.

As jantes que equipavam os 240z eram um extra raro e caro.
O facto de equiparem de serie os nossos 240z, deve-se provavelmente ao facto de Portugal na altura ter as ex-colonias e então seria mais uma forma de manter as boas relações existentes na altura... E a expansão da marca através de Portugal.

As jantes Kobe Seiko só equiparam de serie os nossos 240z e os famosos e raros datsun Fairlady 432

Abraço

Toylex

Citação de: FilipeA em 23 de Janeiro de 2015, 18:55

O facto de equiparem de serie os nossos 240z, deve-se provavelmente ao facto de Portugal na altura ter as ex-colonias e então seria mais uma forma de manter as boas relações existentes na altura... E a expansão da marca através de Portugal.


O que eu ouvi e de fonte de pessoas que estiveram ligados ao Entreposto, foi de que o falecido José Megre intercedeu diretamente sobre a importação deste modelo para Portugal, e a sua opção foi a de importar os Z´s para Portugal com um equipamento muito mais completo, jantes e outros extras que em outros países da Europa não foram opção.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

MRS

A decisão de equipar os Z portugueses com alguns extras que não vieram para outros países europeus deve-se aos Srs . António Raimundo Candeias (Director Geral ) e Manuel Lopes Gião (Director de Vendas ) . O Eng José Mégre já estava no Entreposto Comercial , mas na Direcção de Assistência , não tendo , na altura , responsabilidade pela escolha das especificações das viaturas importadas .

MRS

blardY


Ter vivido esta época e com todas as pessoas influentes no mundo dos Datsun´s por perto, é uma sorte que cabe efetivamente só a alguns, como é o caso do MRS, que pode sempre esclarecer estes pontos.
A questão levantada pelo FilipeA é o fruto da sua paixão ao modelo, nada lhe escapa. É sempre bom podermos aprender mais um bocado sobre os nossos modelos de eleição  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

rpm

Na presença de tanto conhecimento resta-me basicamente agradecer a partilha e dizer que a marca de jantes referida no primeiro post se chama Enkei com apenas um k e ainda hoje é um grande fabricante de jantes para OEM e aftermarket. :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

MRS

1º ENCONTRO DATSUN Z PORTUGAL pelas estradas de SINTRA



Os participantes no 1º Encontro Datsun Z Portugal irão percorrer algumas das mais conhecidas estradas carismáticas da zona de Sintra antes de chegarem à Marina de Cascais , local final da concentração .

Marcado para sábado 18 de Abril , os participantes no encontro do mais carismático modelo japonês da década de 70 , irão reunir-se no  Autódromo do Estoril e partirão de seguida em caravana para Malveira da Serra e Guincho estando a entrada na Marina de Cascais prevista para as 12, 30 horas . As viaturas participantes ficarão então em exposição durante algumas horas podendo ser apreciadas pelos entusiastas dos 240/260 Z .

Dos cerca de 90 exemplares que ainda circulam nas estradas nacionais , está previsto que uma trintena esteja presente no encontro , o primeiro a acontecer no nosso país , mas que em face do entusiasmo com que foi recebido pelos proprietários dos Z nacionais , decerto não será o último .

O programa completo do 1º encontro Datsun Z Portugal é o seguinte :

10,30 Horas - Concentração na Praça da Maratona do Autódromo de Estoril .
11,15 Horas- Fotografia de Grupo

11,30 Horas - Partida para a Marina de Cascais passando por Lagoa Azul , Malveira da Serra , Guincho , estrada do Guincho até à Marina .

12,30 Horas - Entrada na Marina de Cascais , parqueamento com exposição das viaturas . Bebida de Boas Vindas .

13,30 Horas – Almoço .

16,00 Horas- Fim do Encontro .



Informações para possíveis interessados pelos telemóveis : 917 262 525 e 917 226 613