UAC - Datsun 120Y (Angola)

Iniciado por Umtali, 16 de Março de 2015, 06:28

Tópico anterior - Tópico seguinte

Umtali

Há uns meses que peguei neste Datsun para o devolver à estrada - carro vendido em Angola em 1974, doado ao filho 40 anos depois ... que está neste momento a trabalhar em Angola!!!  :D






O curioso deste carro é que é de montagem Japonesa (pela Nismo!!!) e, sendo dos primeiros 120Y tem tambores à frente! A prioridade foi fazer uma revisão geral para voltar à estrada pois o carro encontrava-se sob quatro tijolos há 15 anos ...











O primeiro desafio foi pô-lo a trabalhar : depois de trocar os tubos de gasolina rotos e encostar uma bateria, pegou e ficou com um trabalhar sereno e ao mesmo tempo forte, parecia acabado de sair da linha de montagem!

Atestei o radiador só para descobrir que parecia mais um regador ... primeiro custo não previsto. Como era de prever, as bombas de travão e embraiagem estavam coladas, assim como todos os bombites - foi necessário procurar bombites da frente novos (já não é fácil)


















Os pneus, apesar de terem muito rasto, também foram substituídos. No entanto verifiquei que os amortecedores de trás estavam esgotados mas nada como ter um conjunto pronto a montar na prateleira! Um problema que ia fazer chumbar na inspecção eram os vidros das portas da frente - devido às areias nos raspadores estavam todos riscados e não se via nada - felizmente havia um conjunto à espera na prateleira ...













E assim terminou este mini-restauro e fico muito feliz em conseguir devolver mais um Datsun à estrada ...  :dance:









João Freire - Sócio AJA nº 11

RT

Espectáculo!!! :clap:

Incrível... 15 anos parado e respira saúde, as verdadeiras mecânicas Japonesas antigas :thumbsup

Está com excelente aspecto, parabéns pelo trabalho! :clap:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Flyingtiger

José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

mizé

Citaçãodepois de trocar os tubos de gasolina rotos e encostar uma bateria, pegou e ficou com um trabalhar sereno e ao mesmo tempo forte, parecia acabado de sair da linha de montagem!

Então... é um Datsun!!!!!!

CitaçãoNo entanto verifiquei que os amortecedores de trás estavam esgotados mas nada como ter um conjunto pronto a montar na prateleira! Um problema que ia fazer chumbar na inspecção eram os vidros das portas da frente - devido às areias nos raspadores estavam todos riscados e não se via nada - felizmente havia um conjunto à espera na prateleira ...


Ai essas prateleiras!!!!!!!!!
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Kaizen

Motor com um trabalhar tão certinho que até faz corar.
A placa "Nismo" valoriza-o em 40%!  :D
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Jcarl

Estamos sempre a aprender... Curioso que nunca pensei que tivesse havido 120Y´s com tambor às 4 rodas... Sei que os primeiros 1200´s traziam tambor à frente mas logo em 1971 (os meus dois, são desse ano) já vinham com disco à frente. Ora sendo o 120Y de 1974 em diante (ou 1973), pensei que nunca tivessem vindo com tambor à frente.

Toylex

Para África iam e vão carros com caracteristicas diferentes, ex. as Canter fabricadas no Tramagal e com travões de disco e mecânica rampa cumum DID geralmente não vão para África, só com travões de disco e mecânica convencional, assim como os Land Cruiser em África são mais robustos, molas de carroça e turbos e eletrónicas eram evitados, paesar de agora as novas e potentes motorizações diesel já estarem no mercado.

No centro de abate de V.Real vi e trouxe à 2 anos umas dobradiças das portas de um 120Y 4 portas montado pela Nismo num azul bébé espetacular, origem Moçambique.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51