Apresentação de Carlos Sousa - Datsun 1200 S1

Iniciado por Carlos Sousa, 23 de Março de 2015, 13:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carlos Sousa

Bom dia.
Chamo-me Carlos Sousa, tenho 42 anos e desde que me conheço, que me encontro de alguma forma ligado aos "Datsun's", nomeadamente aos "Datsun's 1200".
Primeiro, por ser filho de um ex-funcionário do "Entreposto - Olivais", de seu nome Abílio de Sousa, que aí trabalhou perto de 10 anos. Nos anos áureos do Team Kendall, tendo começado como torneiro mecânico e chegado a ocupar o lugar de chefe de oficina de máquinas, que por exercer essas funções, lhe passaram todos os motores e desenvolvimento nas preparações, feitas à época para a competição.
Segundo, por ter crescido dentro de um "Datsun 1200 Sedan 2p", branco com aspecto de "S1" (aspecto exterior, porque de mecânica...).
A minha paixão vem desses tempos e assim que tive hipóteses, adquiri um "Datsun 1200 Coupé", aconselhado pelo meu irmão (Fernando de Sousa), conhecido de alguns de vós, aqui neste fórum. Mas, como quando somos jovens fazemos coisas, sem pensarmos muito, ou melhor, agimos por instinto e sem racionalidade, tive de o vender. Contudo não me arrependo, pois deixei-o ir para boas mãos. Vendi-o a um grande senhor dos automóveis, com uma grande paixão pelos clássicos e uma vida inteira ligado aos "Datsun", de seu nome, José Megre.
Por essa altura e em virtude de ter começado o restauro do Datsun 1200 coupé, coisa que não chegou a ser concluída, andei muito tempo com um "Datsun 120Y 2p", emprestado pelo mecânico. Outro grande nome ligado aos "Datsun's" e à competição automóvel, Miguel Barata.
Carro muito giro de conduzir esse 120Y, com um diferencial mais curto que o de origem e algumas alterações estéticas e mecânicas.
Enfim, o "bichinho dos clássicos" e dos "Datsun's" estava cá.
Agora já mais maduro e com as ideias bem definidas, sobre qual o carro e o modelo a adquirir.
Seria em primeiro lugar, o "Datsun 1200 Sedan 2p" que pertenceu ao meu pai, mas após alguma pesquisa, viria a saber que este já desapareceu.
Em segundo lugar, um "Datsun 1200 Sedan S1", tendo eu encontrado um original e andado a namora-lo, há mais de 20 anos.
Mas nem tudo são vitórias, existem derrotas!
Toda esta minha aventura de encontrar o "Datsun", começou ainda no ano passado, pois queria fazer uma surpresa ao meu pai, mas já não consegui! Faleceu no início do ano de 2014, não tendo oportunidade de lhe contar as minhas intenções, mas a vontade e a força acompanhou-me para concretizar este objetivo.
Neste momento, já posso afirmar que as negociações estão concluídas e o "Datsun 1200 Sedan S1" já me pertence!
Agora vou começar a "gozar-me dele" e então começar a aparecer nos vossos encontros.

Cumprimentos, Carlos Sousa.

Carlos Sousa


mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Nersinho

Excelente apresentação.. as suas palavras resvalam uma paixão enorme pelos datsuns e percebe-se porquê.
:bemvindo: e fotos claro.

Flyingtiger

 :bemvindo: ao AJA, gostei da história, agora que o tens:

1 - guia-o o mais que puderes (só assim o vais gozar em plenitude)
2 - Melhora-o, se possível aposta na originalidade

:thumbsup
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Carlos Sousa

Obrigado a todos pelas palavras de boas vindas e de alento.

Claro que o meu objectivo, em relação ao carro, é de ir procedendo ás pequenas reparações necessárias mas, mantendo o mais possível a originalidade do veículo.
Desfrutar dele o mais possível!
Posso adiantar, que quanto mais o conduzo, mais entusiasmo me dá, mais vontade de o usar. É brutal!
Assim como, quanto mais leio ou me informo, com pessoas sobre este modelo em particular, mais viciante se torna a paixão pelos 1200 e em particular os "S1's".

É difícil explicar, esta paixão!

Cumprimentos.

blardY

 :bemvindo: Carlos,

Mais um que deixou a inscrição para depois, e a participação num informal primeiro que tudo.
Grande espírito, participa e parabéns pela máquina  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Carlos Sousa

Citação de: blardY em 24 de Março de 2015, 12:25
:bemvindo: Carlos,

Mais um que deixou a inscrição para depois, e a participação num informal primeiro que tudo.
Grande espírito, participa e parabéns pela máquina  :thumbsup


Muito obrigado, Pedro Massa!

Umtali

Muito bem vindo Carlos  :clap:

Depois desta apresentação nada a dizer ... excepto goza muito o Datsun e participa  :thumbsup


:bemvindo:
João Freire - Sócio AJA nº 11

Carlos Sousa


vx

 :bemvindo:

Tenho a mesma paixão mas por Toyotas...diria mesmo que roça a doença.

Abraço

Carlos Sousa

 :D

Diria mais:

São doenças difíceis de se entender e de se aceitar, por quem não sente o mesmo!

JONAS1200

Antes de mais Bem-Vindo Carlos  :bemvindo:

De seguida não posso deixar de dar os parabéns pelo belo Datsun que possuis.
Grande máquina, com bom aspecto e acima de tudo ORIGINAL  :drool:

Sabes, à muitos anos, praticamente no início do AJA, o Datsun 1200 S1 era quase como o Santo Graal aqui do sítio - pelo menos para mim e para mais uns quantos.
Não existia nenhuma ou quase nenhuma informação acerca desta série especial, existia sim muita contra-informação e muito "ouvi dizer" e "constava que".

Ao longo dos anos, e conforme iam aparecendo alguns exemplares, conseguiram-se alguns dados mais fidedignos acerca dos S1.

Mas já me estou a alongar, digo apenas que esta série específica é a minha preferida dos 1200 (não tenho nenhum S1, mas tenho um 1200 sedan 2p de 71 e um KE25 SR de 74), portanto parabéns mais uma vez.  :thumbsup
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

Carlos Sousa

Obrigado, Jonas1200.

Terei todo o gosto em falar contigo, sobre esse assunto.Trocarmos conhecimentos sobre este modelo em particular.
É que, muito se fala mas com pouco conhecimento.
Com a troca de saber se pode aprofundar mais conhecimentos, partindo sempre do principio, que pouco sabemos e sempre com abertura para mais.

Um abraço

JONAS1200

João Amêndoa
Associado AJA Nº28