Apresentação apeado.

Iniciado por apeado, 25 de Março de 2015, 20:34

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apeado

Boa Tarde a todos.

Desde já queria agradecer ao AJA por acolher neste vosso Clube / Fórum.

Chamo-me Frederico Nina Fernandes Soares, nascido em 1965 ( um clássico ).

Como o próprio "nickname" indica não tenho nenhum JA. Mas estou apaixonado por um pré-clássico. "Honda Prelude 2.0i 4WS MK3" .

Porquê este veiculo ?

  - Adoro as suas linhas, Coupé que faz lembrar o desportivo Lotus Spirite.
  - Tem 4 rodas direccionais com sistema totalmente mecânico , um marco da Honda.
  - Modelo exclusivo, vêm-se muito poucos.
  - O seu valor de mercado é me acessível.

Medos e dúvidas na escolha deste modelo.

  - Chapa muito propícia a ganhar ferrugem.
  - A Fiabilidade ou falta dela.
  - Dificuldade de restauro e manutenção, por dificuldade de peças.
  - Excessiva paixão, que não me deixa ver virtudes de outros carros.


A minha vida e os veículos motorizados.

  - 1º vez que conduzi um automóvel  ( 20 metros).
    Quando tinha 14 anos, andava a faltar à escola, por isso reprovei. Meu Pai perguntou o que queria fazer, eu disse; Trabalhar.
    No dia seguinte, lá estava eu a trabalhar numa oficina de automóveis de um amigo de meu Pai.
    Um dia há hora do almoço, estando eu sozinho, decidi pegar no carro do patrão, um lindo Toyota Corolla KE25 cor-de-laranja que "sorria para mim".
    Dei à chave, levantei o pé da embraiagem e ele arrancou mais depressa do que estava à espera ! Dei um pequeno toque no portão da estufa e um pequeno dano no pára-choques.
    Eu ????  Eu não fui. Nunca mais toquei no carro.

  - Automóvel da Instrução.

    No dia que realizei o meu 18º Aniversário, corri para a escola de condução para me inscrever com o dinheiro que tinha juntado durante 2 anos para aquele fim.
    Lá vou eu VAUXHALL VIVA 1300. Desse modelo não tenho muito a dizer, pois o instructor nunca me deixou pôr a 4º velocidade. Verdade, tirei a carta sem nunca pôr a 4º.

  - Automóveis de Trabalho.

    Aos 18 anos fui trabalhar para uma empresa como "paquete", e tive 2 automóveis para cumprir a minha missão.  1º um FIAT 127 900c e depois FIAT UNO 45 S, novinho em folha.
    Aquilo é que era tirar a barriga de misérias, parecia que o NIKI LAUDA tinha chegado a Lisboa. "Era o melhor piloto do Mundo e arredores".

  - Automóveis Militares.

    A tropa chamou e lá tive de largar o FIAT. Adivinhem qual foi a especialidade que me deram. Isso mesmo "condutor". Lá tive que tirar novamente o código, mecânica e condução.
    Desta vez a história era da "pesada", isso mesmo carta de Pesados. Viaturas da instrução : LEYLAND ( muito parecido com o camião Bedford A type ). Quando levantava o pé da
    embraiagem, o pedal vinha para cima com tanta força que quase engolia o joelho. A seguir EBRO D 150, com a manete de mudanças igual a um vulgar travão de mão, aquilo era
    muito giro de se guiar. Depois no final tinhamos de conduzir todos os pesados que existia no quartel, entre eles:  MAGIRUS DEUTZ que rebocavam os canhões de 16 mm,  UNIMOG
    404 vulgar "cabra do mato" , só à patada de conseguia engrenar mudanças e a mais moderna de todas IVECO ( um luxo, naquela época ).

   Depois da recruta guiei vários automóveis, MERCEDEZ MB 130, MERCEDEZ L408, VW LT40, VW 1303 e o que mais gozo me dava WILLYS CJ6.

- As minhas viaturas
  Ao sair da tropa, a coisa piava mais fino, se queria andar de "cú tremido" tinha de comprar um carro. Que remédio !!

    - 1º MINI CLUBMAN 1100 SALOON ( Adorei, mas sempre com problemas eléctricos e de rótulas ).
    - 2º FIAT 127 MK1 ( Restaurei-o todo, pintura, encosto de cabeça, som, consola central, etc ).
    - 3º UMM Alter Turbo ( Pau para toda a Obra, Mas sempre a limpar a carteira )
    - 4º UMM Alter Turbo, outro o anterior, "coitadinho", a sina continua igual.
    - 5º MITSUBISHI PAGERO 2800 intercooler Turbo ( Ainda hoje o meu carro Casa-Trabalho-Casa , tem 380 000 kms, 2 vezes na oficina "foles de transmissão2 e "radiador".
      Não é económico ?? 2 vezes em 18 anos !!! )
    -  6º SKODA OCTAVIA TDI CARRINHA MK1 – ( Ainda hoje, carro muito económico, mas já lhe fiz um buraco no bloco do motor a 100 Kms/h !!! ).

- de 2 rodas também contam.

   A dada altura da minha vida tinha que percorrer o IC19 todos os dias para ir trabalhar, e passava horas na fila. Decidi então tirar a carta de mota. Assim foi.
   Estava ainda a tirar a carta comprei uma VESPA 150 de 1964, mas como tirei a carta numa HONDA CB 500, fiquei logo apaixonado por ela e comprei logo uma após a finalização da
   carta.  ( Se ela falasse.......Ai  meu Deus, ricos tempos.....) com ela fiz 2 voltas à Península Ibérica, Ibiza, Gerês de la Frontera, etc, etc...)

   Depois puseram-me na cabeça que o que era bom, era uma moto de 4 cilindros. Comprei uma HONDA CB 750, mas nunca me convenceu, a ciclística era muito diferente, os 4
   colectores do escape em inox faziam tanto calor no Verão que tinha de ter umas boas calças para não assar. Resumindo, a mota era grande demais para mim.

   Comecei a ler revistas de Motos e Pronto, comecei a ficar estragado, lá tive de comprar uma HONDA CBR 600f, o ultimo modelo que saiu com carburadores. Ainda hoje a tenho, tal
   como a VESPA 150. É impressionante a fiabilidade das motos.

- Os sonhos

  Como sempre adorei o Desporto Motorizado, sempre foi meu desejo ter um carro de rallyes, daqueles rallyes em que eu me pirava de casa para ver Sintra e Peninha à Noite, e uns
  anos mais tarde, tinha que faltar à escola ( sem ninguém saber ) para ver aqueles GRUPO B arrancarem paralelipipedos de granito das bermas da estrada e pô-los a voar !!!  Quem viu
  sabe bem do que estou a falar. Como não tenho posses para um AUDI QUATTRO, um LANCIA STRATOS, etc, etc. Optei por comprar um FORD ESCORT MK2 1300 com 70.000 kms ao
  qual o tenho guardado para fazer uma dia uma réplica de rallye.

- Desporto Motorizado.

   Durante 15 anos fiz muitas "Assistências"  no Campeonato Nacional de Todo Terreno,  vindo a ser Navegador de vários Pilotos. Adorei e ainda hoje me sento na baquet se me
   chamarem. Nos últimos anos, disputava os 10 primeiros lugares a bordo de um protótipo de seu nome STRAKIT.

- Finalmente

  Hoje estou casado, Feliz,  Pai de família, com uma filha de 5 anos ( quero ver se lhe ponho o bichinho cedo ) que procura um "Clássico" de charme para com eles passear ao fim de
  semana. Também sou um AJA, com muito gosto.

Obrigado a todos que tiveram paciência para lerem tudo. Um dia destes vimo-nos por aí, num evento.

Bem haja a todos vós, e não esqueçam de palpitar sobre o meu HONDA PRELUDE MK3, Sou comprador.

Não queria despedir-me de vocês sem tentar dar um contributo para o fórum.
Nas minhas buscas pela internet, descobri um site que julgo ser interessante para os fans do HONDA PRELUDE MK1, que já vi que andam por aqui.Talvez o queiram pôr na "Galeria dos Modelos". 

Aqui vai o link:  http://hondapreludemk1.com/
Bye...Bye.

Nersinho

 :bemvindo:

Ainda a 2 dias vi um prelude no olx a venda com 4 rodas direcionais... não vai ser muito fácil encontrar... na minha opinião acho que o valor e as peças desse prelude optaria por outro... mas as paixões não são fáceis de alterar.
apesar de ter mitsubishi também adoro hondas... o que na realidade o mais me fascina é crx mk2 vtec e nsx.
Abraço

apeado

Nersinho .Também partilho a mesma opinião, mas o nsx  é outro campeonato e o crx é pura adrenalina rápidamente a família não queria mais sair comigo. :)

vx


Flyingtiger

José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54