Será esta a maneira mais simples de "desbloquear" as rodas do carro? é que para ser sincero nunca tirei nem sei à partida como tirar os tambores do carro
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#152
Garagem / Re: Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971
09 de Maio de 2013, 22:31
Devo admitir que fiquei um pouco confuso com a tua resposta Não sei se estás a falar a sério ou não
#153
Garagem / Re: Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971
09 de Maio de 2013, 21:56
Para começar, deparo-me já com um problema algo grande e que precisava do vosso apoio:
As rodas estão bastante presas! Como podem ver pelas fotos, estou numa garagem em que o carro precisa de estar MESMO dentro das riscas (devido à circulação dos outros), o que acaba de ser um inferno cada vez que tenho de o chegar à frente para ganhar espaço para trabalhar nele!
O que poderei fazer para aliviar as rodas? (Provavelmente os discos que estão "colados"... As rodas rolam, mas com um esforço tremendo!).
A dica que me tinha sido dado era: Na parte de dentro do tambôr, desapertar o parafuso e deixar sair algum óleo dos travões (premindo o travão de dentro do habitáculo), para aliviar a pressão, depois desmontar a roda, abrir o tambor e aliviar manualmente (já que estas devem estar presas) as "pinças" do travão (penso ter sido este o nome que lhe foi dado)...
Será este a maneira mais fácil e aconselhável para pôr este menino a rodar mais "aliviadamente"?
As rodas estão bastante presas! Como podem ver pelas fotos, estou numa garagem em que o carro precisa de estar MESMO dentro das riscas (devido à circulação dos outros), o que acaba de ser um inferno cada vez que tenho de o chegar à frente para ganhar espaço para trabalhar nele!
O que poderei fazer para aliviar as rodas? (Provavelmente os discos que estão "colados"... As rodas rolam, mas com um esforço tremendo!).
A dica que me tinha sido dado era: Na parte de dentro do tambôr, desapertar o parafuso e deixar sair algum óleo dos travões (premindo o travão de dentro do habitáculo), para aliviar a pressão, depois desmontar a roda, abrir o tambor e aliviar manualmente (já que estas devem estar presas) as "pinças" do travão (penso ter sido este o nome que lhe foi dado)...
Será este a maneira mais fácil e aconselhável para pôr este menino a rodar mais "aliviadamente"?
#154
Garagem / Re: Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971
09 de Maio de 2013, 21:51
Exacto! Além de ser fácil de arranjar em termos mecânicos (o que é óptimo para começar a ganhar experiência), o material é fácil e relativamente barato de se arranjar!
Quanto aos podres têm alguns, mas pelo que tenho visto por aqui, não parece ser nada de grave!
Na segunda feira já meto mais fotos detalhadas!
Quanto aos podres têm alguns, mas pelo que tenho visto por aqui, não parece ser nada de grave!
Na segunda feira já meto mais fotos detalhadas!
#155
Garagem / Re: Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971
09 de Maio de 2013, 19:49
Este será o tópico que irei fazendo actualização das fotos que vou tirando com o passar do tempo! Aqui ficam algumas fotos de como o carro está actualmente na garagem!
http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y
http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y
#156
Garagem / Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971
09 de Maio de 2013, 19:47
Já vem um pouco tarde do que o pretendido, mas já diz o ditado, "Mais vale tarde do que nunca", ora então aqui fica o post que servirá para ir mostrando e ir pedindo ajuda (maioritariamente) com os trabalhos a cargo do meu Datsun 1200.
É um Datsun 1200 Sedan de 4 portas, branco, datado de 1971 com matrícula "BB"
Antes de mais, e para ajudar a perceber um pouco aquilo que eu pretendo deste carro, passo por acrescentar ao tópico algumas informações: Tenho 19 anos e sou Estudante Universitário (caloiro do curso de Engenharia Automóvel, no Instituto Politécnico de Leiria), entenda-se por isto, por tanto, algumas coisas claras: Escassez de dinheiro, Escassez de conhecimentos, Muita vontade de aprender e algum pouco tempo. Quanto à escassez de conhecimentos, acho que me podem dar uma ajuda; quanto ao tempo vai-se arranjando; o problema é o dinheiro eheh
Devido um pouco a toda a situação que engloba este carro, eu não pretendo inteiramente fazer um restauro a curto prazo, nem de perto! O que eu pretendo primeiramente é pôr o carro a andar, e assegurar-lhe as condições mínimas de segurança e de mantimento. Depois de acabar o curso, com mais conhecimentos e, espero eu, com mais possibilidades financeiras embarcar para um restauro mais profundo e completo! Sendo portanto a minha ideia à priori, que este seja um projecto para a vida, para ir trabalhando e melhorando ao longo de vários anos indefinidos eheh
Tal como referi em cima, eu sofro de uma grande lacuna no que toca a conhecimentos de mecânica, pelo que este post servirá maioritariamente para tirar dúvidas e esclarecer questões que me ajudem na reparação do Datsun.
Começo então por postar algumas fotos do carro nos primeiros dias que os tive! Nos posts a seguir irei pondo fotos mais actualizadas do trabalho que vou fazendo, e esclarecendo algumas dúvidas:
Comprei o carro sem documentos, sem chave.
Estado actual do carro (à data 09.05.2013):
O carro não pega. Depois de alguns despistes (e utilizando ligação directa no canhão, por causa do facto de não ter chave) notámos que não chega faísca ao distribuidor, o que impossibilitará de o carro pegar. A embraiagem também está nas "lonas" não ganhando pressão por nada (esperemos que seja apenas sujidade) e as rodas estão bastante presas! Vêm ainda com um extra, de um ninho de ratos enorme por baixo do banco traseiro
Trabalhos realizados (à data 09.05.2013):
Fui hoje tratar dos documentos, e por uma quantia absurda de 182€ (pelo facto de estar em nome de outra pessoa e nao haver documentos), terei o carro oficialmente em meu nome daqui a 15 dias.
O carro já está sem os bancos, sem a bateria velha "morta", com algumas limpezas ligeiras só para não estar carregado de pó.
É um Datsun 1200 Sedan de 4 portas, branco, datado de 1971 com matrícula "BB"
Antes de mais, e para ajudar a perceber um pouco aquilo que eu pretendo deste carro, passo por acrescentar ao tópico algumas informações: Tenho 19 anos e sou Estudante Universitário (caloiro do curso de Engenharia Automóvel, no Instituto Politécnico de Leiria), entenda-se por isto, por tanto, algumas coisas claras: Escassez de dinheiro, Escassez de conhecimentos, Muita vontade de aprender e algum pouco tempo. Quanto à escassez de conhecimentos, acho que me podem dar uma ajuda; quanto ao tempo vai-se arranjando; o problema é o dinheiro eheh
Devido um pouco a toda a situação que engloba este carro, eu não pretendo inteiramente fazer um restauro a curto prazo, nem de perto! O que eu pretendo primeiramente é pôr o carro a andar, e assegurar-lhe as condições mínimas de segurança e de mantimento. Depois de acabar o curso, com mais conhecimentos e, espero eu, com mais possibilidades financeiras embarcar para um restauro mais profundo e completo! Sendo portanto a minha ideia à priori, que este seja um projecto para a vida, para ir trabalhando e melhorando ao longo de vários anos indefinidos eheh
Tal como referi em cima, eu sofro de uma grande lacuna no que toca a conhecimentos de mecânica, pelo que este post servirá maioritariamente para tirar dúvidas e esclarecer questões que me ajudem na reparação do Datsun.
Começo então por postar algumas fotos do carro nos primeiros dias que os tive! Nos posts a seguir irei pondo fotos mais actualizadas do trabalho que vou fazendo, e esclarecendo algumas dúvidas:
Comprei o carro sem documentos, sem chave.
Estado actual do carro (à data 09.05.2013):
O carro não pega. Depois de alguns despistes (e utilizando ligação directa no canhão, por causa do facto de não ter chave) notámos que não chega faísca ao distribuidor, o que impossibilitará de o carro pegar. A embraiagem também está nas "lonas" não ganhando pressão por nada (esperemos que seja apenas sujidade) e as rodas estão bastante presas! Vêm ainda com um extra, de um ninho de ratos enorme por baixo do banco traseiro
Trabalhos realizados (à data 09.05.2013):
Fui hoje tratar dos documentos, e por uma quantia absurda de 182€ (pelo facto de estar em nome de outra pessoa e nao haver documentos), terei o carro oficialmente em meu nome daqui a 15 dias.
O carro já está sem os bancos, sem a bateria velha "morta", com algumas limpezas ligeiras só para não estar carregado de pó.
#157
Garagem / Re: Toyota Corolla ke 36 - 1978
03 de Maio de 2013, 17:30
Não conhecia, mas acho uma dica fantástica e bastante prática!
Moderadores/Administradores, e que tal abrir um tópico aí algures com estas "dicas" de DIY (Do it yourself) que o pessoal vai arranjando? Acho que no final seria um bom "glossário" de melhoramentos baratos e que qualquer um pode fazer em casa! Fica a dica
Edit: Depois de ver esta dica, fiquei com "pica" para a ir testar e fiquei espantado com os resultados finais desta fácil maneira, tendo em conta o seu custo, facilidade de execução e tempo (demorei literalmente 2 minutos a fazer a área que vêem nas fotos!), acredito que finalizando o trabalho com um produto para realçar os cromados, o produto final possa ficar ainda bastante melhor! Ora aqui fica o meu contributo com fotos!
Materiais utilizados:
Antes:
Durante:
Após:
P.S. Claro que isto apenas resulta com a ferrugem e sujidade superficial, como podem ver pelas fotos, os pontos mais críticos da ferrugem que já chegou ao metal, a esses já não à muito a fazer com este método
Moderadores/Administradores, e que tal abrir um tópico aí algures com estas "dicas" de DIY (Do it yourself) que o pessoal vai arranjando? Acho que no final seria um bom "glossário" de melhoramentos baratos e que qualquer um pode fazer em casa! Fica a dica
Edit: Depois de ver esta dica, fiquei com "pica" para a ir testar e fiquei espantado com os resultados finais desta fácil maneira, tendo em conta o seu custo, facilidade de execução e tempo (demorei literalmente 2 minutos a fazer a área que vêem nas fotos!), acredito que finalizando o trabalho com um produto para realçar os cromados, o produto final possa ficar ainda bastante melhor! Ora aqui fica o meu contributo com fotos!
Materiais utilizados:
Antes:
Durante:
Após:
P.S. Claro que isto apenas resulta com a ferrugem e sujidade superficial, como podem ver pelas fotos, os pontos mais críticos da ferrugem que já chegou ao metal, a esses já não à muito a fazer com este método
#158
Geral / Re: Retirar Canhão Datsun 1200 [Ajuda]
11 de Abril de 2013, 20:54
desconhecia tal ferramenta, mas certamente que me vai dar um "jeitaço" a tirar daqui estes "carecas" muito obrigado!
#159
Garagem / Re: Toyota Carina 1800GL TA62 1983
08 de Abril de 2013, 17:33
Gosto bastante! Acho que ficou com um toque JDM actual bastante bacano! Agora acredito que para os puristas seja um pouco difícil de olhar, especialmente para esse rebaixamento e o sticker bomb da porta! ehehe
#160
Eventos AJA / Re: 18º Encontro Informal AJA Sul - Cascais, 21 de Abril
07 de Abril de 2013, 20:35
Não conseguirei estar presente no meu Datsun, mas certamente irei lá estar a conviver e a ver o resto dos carros!
#161
Eventos AJA / Re: [Exposição AJA] - Motorclássico 2013, 5 a 7 de Abril na FIL
05 de Abril de 2013, 10:57
Alguém tem informação do preço de entrada?
#162
Garagem / Re: Toyota Corolla TE71 Liftback
04 de Abril de 2013, 22:28
Já diz o ditado, "antes a mais do que a menos"! Mas parabéns, pois têm aí uma excelente "colecção" de jantes!
#163
Garagem / Re: Toyota Corolla TE71 Liftback
04 de Abril de 2013, 18:09
O gosto por jantes, que a uns falta, outros têm até em "demasia" estou curioso para ver essas últimas! eheh
P.S. (A "boca" acima, claro que é apenas por brincadeira e pela piada, não é para ser levada a sério )
P.S. (A "boca" acima, claro que é apenas por brincadeira e pela piada, não é para ser levada a sério )
#164
Geral / Re: Retirar Canhão Datsun 1200 [Ajuda]
03 de Abril de 2013, 22:22
Peço desculpa a minha ignorância, mas que ferramentas são essas? (Se poderes incluir fotos das 2, seria mais fácil :P) volta e meio tenho-as aqui só não as sei pelo nome!
#165
Apresentação dos membros / Re: Apresentação André Filipe [Datsun 1200 1971 4 portas]
03 de Abril de 2013, 14:21
Realmente eu também ganhei um gosto especial pelo carro depois de andar e conduzir no de um amigo meu (mesmo modelo, mas em azul)... é fantástico a relação e proximidade que uma pessoa ganha com este tipo de carros... Quanto mais os vê e "sente" mais se gosta dele!