Videos com JA´s

Iniciado por blardY, 17 de Abril de 2009, 15:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

Earthp

#135
Desculpa Rui, mas tenho de concordar plenamente com o Pedro...independentemente do conhecimento que o Sr. tem de carros, o dircurso dele, principalmente o mais técnico, deixa bastante a desejar. :-[

Parece que está a falar de uma casal de duas...sim, porque essas também eram muito resistentes e tal, só não ganharam o tal Safari. :lol

"Já tem caixa de 5 velocidades...que era já uma maravilha na altura"

"Está um calor aqui dentro do carro...isto tem o motor à frente, é pouco isolado...passa aqui bastante calor pa dentro." Nota-se que não está habituado a andar em carros antigos em dias de calor...é o que dá estar habituado ao A/C...e pelos visto a Porsches, Carochas e Fiats 850, porque esses têm motor atrás. :lol

"Não tem cintos de segurança, porque na altura os cintos eram muito rudimentares(Tenho de lhe emprestar um TA22)...Mas estes carros, nem ainda nem...nem é obrigatório andar com cinto." Pure gold :clap:

P.S. - Editei o post para dizer que o Blardy publicou o post dele enquanto eu escrevia o meu...mas ele referiu exactamente o que eu queria dizer também. :thumbsup


rpm

#136
Acho que as vossas visões estão um pouco enviesadas. Precisam de por as vossas preferências de lado e ver o mercado como um todo e também o público alvo a quem o programa se destina.

Sim, o Z é um Porsche a metade do preço no seu mercado alvo (EUA). O Z actual é exactamente o mesmo (em PT é que os impostos o tornam pouco competitivo). Ainda no outro dia ouvi exactamento o mesmo comentário do "half price Porsche" dito por um jornalista no podcast do Autoblog (publicação Americana) dito como um grande elogio em relação ao 370Z! E é, não é derrogatório!

Depois, o comentário do calor é em comparação com um carro moderno. O espectador típico do programa conduz um carro moderno e está certamente interessado em saber as diferenças imediatas que sentiria num carro antigo. Eu pessoalmente gostei de saber.

Como vocês também fiquei admirado (e assustado) em relação aos cintos.

Achei que o carro foi bem representado e as suas qualidades salientadas (e.g. Porsche por metade do preço, vencedor de rallyes, caixa de 5, motores de 6 cilindros, etc). Certamente dava para ir mais fundo a nível técnico e de condução, mas para o programa que é sinceramente gostei!

ps: antes que me acusem de falta de espírito  :lol, não eu não gosto de Porsches. Nunca compraria um pois não vou com a cara deles mas reconheço que são carros muito bons e bem construídos.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Helder Nuno

#137
Citação de: blardY em 24 de Julho de 2012, 20:45

Rui, senhores que fazem comparações entre JA´s e VW_Porsche´s menosprezando os primeiros não merecem que eu perca tempo a ouvi-los, lamento  :thumbsup
"Ahh e tal motor à frente....entra calor" ...... aquilo é "só" um Datsun 240Z, um ícone inconfundível da industria nipónica que mereceu destaque em todos os cantos do mundo, merece respeito. Já o vi a fazer mil e um elogios a carros com metade das provas que os Z´s deram em rallys. Não gostei do modo como foi apresentado.

ps: não tem cintos? não são obrigatórios?

Não me convence.  :eusa_boohoo:

Pedro estou inteiramente de acordo contigo na análise que fizeste.

Os Z´s eram rudimentares???

Relativamente aos cintos, não conheço nenhum 240Z que não tenha cintos. Mas se reparem ao minuto 1:57, vêm-se lá os cintos, não estão é colocados no lugar correto...

A mim também não me convenceu.


rpm

#138
Fui ver outra vez e não ouvi a palavra rudimentar ser dita, nem qualquer sinónimo. Ouvi foi: "vencedor de rallys", "um grande sucesso", "caixa de 5, uma maravilha", "excelente compromisso entre preço e gozo de condução", etc...
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Pois...

Às vezes é preciso não sermos tão "puristas" tão "taliban's"
É certo que o Sr. Castro meteu a argolada do cinto, a piadinha (que nós achamos de mau gosto) do calor do motor por causa dos porsches o terem atrás e aprofundou pouco o trabalho de casa. Qualquer um de nós era capaz de fazer aquela reportagem pois não foi dito nada de especial, apenas senso comum e cultura geral. Então não era melhor dizer quantos ralis safari ganhou em vez de dizer "várias vezes"? E porque não falar de alguns colegas de profissão que conduziram o modelo cá em PT e que tiveram sucessos...
Enfim, como diz o Rui Meireles, "para o tipo de programa que é" serve. E apesar disso fez diversos elogios como cx de 5 vel, qualidade preço, etc.
E lembrem-se que se fosse o Jeremy Clarkson teria feito muito pior  :lol 
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#140
Ah, encontrei o "rudimentares".
Ele disse algo como: "eu não estou a usar cinto porque nesta altura eram muito rudimentares e não eram obrigatórios". Ou seja, não disse que o carro não tinha cintos, apenas que não o estava a usar. E sim, se são aqueles tipo cintos de avião em que estou a pensar, são de facto rudimentares aos olhos de hoje.

Parece-me bem pensado referir isso porque uns bons cintos de 3 apoios são uma daquelas coisas que o público alvo do programa habituado a carros mais recentes toma como certo. Eu lembro-me do choque da primeira vez que andei num veículo com cintos desses, salvo erro era um Mini.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Earthp

#141
Rui, eu transcrevi na integra as frases que ele disse relativamente ao cinto e ao calor do motor...nem um Corolla KE20 ou Datsun 1200 de 1970 tem cintos tipo avião :assobio Mas o meu Isuzu Bellett GT de 1967 tem esses cintos. ::)

Claro que para nós a reportagem devia ser mais completa, se bem que como já referiram, para o tipo de programa que é já foi muito bom...mas também como já referiram, quando fazem reportagens acerca de outros clássicos, nomeadamente europeus, o discurso é completamente diferente. Continuo a achar que a visão de muita gente em relação ao JA's ainda não é as melhores nem os valorizam como clássicos...imaginem se não existisse AJA, que imenso já tem feito para alterar isto. :-[

prelude guy

É impressão minha ou anda aí muito preconceito nessas cabeças?  ::) (please, não percam tempo em responder...)

Pois eu gostei bastante  :D.
Só é pena não fazer já outra a seguir com o Honda S800 e com o Celica e com o RX3 e com o Subaru FF1 e...    :green:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

rpm

#143
Earthp, A transcrição tem erro, ele diz "não tenho" e não "não tem". Ou seja, ele não implica que o carro não tenha cinto, apenas que não o tem colocado. ;)

Sem dúvida que o AJA tem feito um fantástico trabalho de promoção dos JA mas é preciso atenção ao fundamentalismo como disse e bem o SS. No fundo são carros como os outros, com virtudes e defeitos. É preciso saber integrá-los no panorama global, exultando as suas qualidades de que tanto gostamos mas sem ter palas nos olhos. Uma atitude taliban vai afastar o resto da "comunidade clássica", em vez de os fazer aproximar e apreciar mais os Japoneses. Ter uma atitude taliba a favor dos JA e desprezo dos outros é exactamente a mesma atitude que as pessoas que desprezam os JAs têm, só que no sentido contrário.

Luís, estás lá.  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

blardY

CitaçãoPrecisam de por as vossas preferências de lado e ver o mercado como um todo e também o público alvo a quem o programa se destina.

Cá está, mesmo em cheio Rui  :green:
Eu, Pedro Massa, nascido no ano em que a marca da minha preferência ganhou outro nome, não sou um apaixonado por carros antigos como muitos me julgam, e assumo que o meu gosto é único e exclusivo por JA´s.
Se sou faccioso? Obviamente que sou.
Se nem sempre tenho razão? Nestas coisas, obviamente que sim, e andasse este senhor de JA e não só meia hora em Sintra num Z, e as suas palavras tinham sido outras.
Os JA´s foram "low cost" a vida toda mas limparam os outros todos em pista, como familiares, como carrinhas de carga, na praça de taxi, em empilhadores, etc etc, onde era preciso era ter uma máquina eficaz, e por isso o mercado dos JA´s é para mim o mercado, o resto é para quem tem mau gosto e orgulho-me de não os apreciar. Alguns simplesmente não os conheço, e podendo nunca conhecer carritos porreiros, prefiro continuar a gostar de automóveis.

Vá lá não me levem a mal, a verdade é que se todos pensassem como eu era ver os 911 ao preço dos 190D. Visto a camisola é pelos JA´s e gosto de sentir algum respeito quando se está a falar deles  :thumbsup  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Helder Nuno

Citação de: Rui Meireles em 24 de Julho de 2012, 23:42
Earthp, A transcrição tem erro, ele diz "não tenho" e não "não tem". Ou seja, ele não implica que o carro não tenha cinto, apenas que não o tem colocado. ;)

Sem dúvida que o AJA tem feito um fantástico trabalho de promoção dos JA mas é preciso atenção ao fundamentalismo como disse e bem o SS. No fundo são carros como os outros, com virtudes e defeitos. É preciso saber integrá-los no panorama global, exultando as suas qualidades de que tanto gostamos mas sem ter palas nos olhos. Uma atitude taliban vai afastar o resto da "comunidade clássica", em vez de os fazer aproximar e apreciar mais os Japoneses. Ter uma atitude taliba a favor dos JA e desprezo dos outros é exactamente a mesma atitude que as pessoas que desprezam os JAs têm, só que no sentido contrário.

Luís, estás lá.  :thumbsup

Peço desculpa por voltar ao assunto.

E porquê que não o tem colocado? É de uso obrigatório..., para quem vê o programa e não está dentro do assunto, até pode pensar que é dispensável o uso do cinto nestes carros. Não deveremos ser rigorosos na colocação correta dos cintos?

Em ensaios anteriores, com carros de outra nacionalidade e desta época nunca ouvi falar dos cintos serem rudimentares.

E eu, nem sou daqueles que só vejo JA's, até tenho um inglês, mas custa-me ouvir certas criticas, e nem sequer ouvir uma única palavra sobre os pilotos portugueses que correram ao volante de um Z.


Earthp

#146
Falo por mim...isto nao tem nada a ver com fundamentalismo. O que eu disse foi no sentido de o Sr. que apresentou o 240Z não ter feito o seu trabalho com qualidade, pouco trabalho de pesquisa, etc...o homem estava a falar do desportivo do século. Aliás, o homem não tem perfil para apresentar um programa do género,  mas como ele, posso dizer o mesmo da maioria dos restantes apresentadores desse programa televisivo, que por sinal eu até odeio, acho tendencioso, pouco isento e não acho que tenha o mínimo de qualidade. Mas é apenas a minha opinião...e por isso não vejo esse programa. :assobio

E atenção, eu adoro clássicos...e existem bastantes que eu gostaria de ter mesmo não sendo japoneses. Mas tenho de admitir que tal como o Blardy, tenho um carinho especial por japoneses, por razões que ele próprio referiu e outras mais. :thumbsup

O Helder tem razão...o comentário dele pode levar a pensar que o uso dos cintos nos clássicos não são de uso obrigatório.

CitaçãoE eu, nem sou daqueles que só vejo JA's, até tenho um inglês, mas custa-me ouvir certas criticas, e nem sequer ouvir uma única palavra sobre os pilotos portugueses que correram ao volante de um Z.

Questão bastante pertinente...

Camry 2200

Também não gostei, alias não gosto deste programa nem dos apresentadores. Dá sempre a sensação que não sabem o que estão a dizer ou que foram pesquisar o que dizem na wikipedia. Cada análise que fazem tem a postura de: "Vamos ver se é melhor que VW".

Neste caso havia material para fazer uma reportagem interessante mas a única coisa que se vê uma epécie de anuncio da televendas! >:D O 240Z merecia mais!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Santos Silva


Quem diria que este video traria tanta polémica :duh:

No meu ponto de vista e resumindo:

- EU gosto de carros
- EU gosto mais de carros antigos, puros e sem artificios
- EU, apesar de trabalhar na Toyota, não ligava muito aos JA's ... :redface
- EU, estando rendido aos JA's e defendendo-os desde 2005
- EU, gostando de carros, antigos e defendendo os JA's, não me vejo a extreminar todos os outros :angel:
- EU gosto de alguns classicos não japoneses e até não me importava de ter alguns (depois de esgotar a minha wish list de JA's)
- EU não sou taliban mas, como noutras coisas na vida, não gosto de algumas marcas e odeio alguns modelos...
- EU, em conjunto convosco, ando a lutar por um lugar ao Sol dos JA's e muito temos conseguido...até fieram um ensaio ao 240Z num programa de TV!!!! (se não me engano o Z era do FS...)
- EU considero que gostar só de JA's e detestar todos os outros é muito radical... é como gostar tanto do meu clube que queria ver os outros a "arder"... e depois fazia os jogos sozinho...  ::)
- EU vou continuar a defender os Clássicos em geral mas, os JA's em particular

Se não falam dos JA's ficamos chateados, se falam, não chega e somos altamente exigentes e analisamos os videos palavra a palavra e a tentar perceber onde foi colocada a virgula.

Como diria o Kaizen há uns anos e acerca de outro assunto (algo como isto): "encham os pulmões, aguardem uns segundos, expirem e ... SIGA p'ra frente"



Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Helder Nuno

Toyota 86 on the road, test drive behind the scenes with Toyota Sports 800.

Toyota 86 on the road, test drive behind the scenes