RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)

Iniciado por RT, 18 de Julho de 2018, 18:14

Tópico anterior - Tópico seguinte

RT

Pequeno update.

De forma a modernizar um pouco a mula velha, adquiri espelhos eléctricos:



Agora é arranjar um tempinho para a bricolage.  :green:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Kaizen

#31
Porreiro! Gostava de ver o DIY disso.

Sent from my SM-G973W using Tapatalk
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

RT

Citação de: mizé em 13 de Abril de 2020, 20:19
Essas máquinas não acabam

Verdade :thumbsup Esta continua a somar km's, está a caminho dos 340.000.

Apenas tenho que lhe dar uma pequena atenção pois tem estado rabugenta a pegar de manhã :lol Pelo que consegui apurar é o temporizador das velas que nem sempre actua, mas mesmo assim devo ter algum problema no circuito de gasóleo, talvez tenha entrado ar :eusa_think:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Ora um pequeno update aqui na mula.

Continua a somar kms, vai agora com perto de 345.000.

Levou recentemente um upgrade à iluminação interior que era quase nula e uns calços de travão novos.

O motor está cada vez mais doente e estou já a preparar as coisas para o trocar por um 2.0D. Mas como vai demorar um pouco, vou fazer uma mini revisão ao atual motor: óleo, filtro, líquido de refrigeração e trocar o retentor da cambota que está a derramar. Tem IPO em fevereiro, como tal tem que ir em condições.

O motor de arranque está novamente a chatear, em vez de reparar novamente vou trocar por um novo.


'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Kaizen

Esse motor não pode estar doente com apenas 345,000Kms. Ou seja, 345.000 x 4 rodas = 1.380.000 Kms

Sent from my SM-G973W using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

#36
Pedi a folha de registo de inspeções e há 7 anos há uma ligeira discrepância, mas até pode ter sido erro de introdução. O quadrante do carro não é o original pois tem típicas marcações das sucateiras, pode também ter sido nessa altura que por algum motivo houve troca de quadrante e respetiva diferença de quilometragem.



De qualquer das formas, o motor tem elevado consumo de óleo, apesar de não deitar fumo azul. O fumo tem cor preta normal, mas também a bomba injectora parece estar com um pouco de débito a mais.
Detetei ontem derrame pelo filtro de óleo e possivelmente pelo retentor da cambota, mas a maioria do óleo desaparece é por outro lado.
Nunca fiz teste de compressão, mas já fiz o antigo teste de engatar o carro desligado numa descida e o motor nota-se que tem pouquíssima compressão, pois não tem força para se segurar e começa a rodar bem e o carro começa a descair.
Se aumentar bastante a rotação do motor também se começa a ouvir um pequeno bater, mas não acontece em andamento normal.
Tem óleo no colector de admissão.

Fora isso o motor trabalha normal e até tem boa aceleração (tendo em conta a fraca potência e estar a puxar jantes 15'), mas em subida nota-se bem que não tem já muita força. Zero consumos de líquido de refrigeração.

Estes sintomas são idênticos aos que já senti há uns anos numa VW Caddy 1.9SDi e o problema era um pistão furado. Suspeito que a ce90 tenha algo parecido (pistão furado ou rachado), e provavelmente os vedantes de válvula também já devem estar bastante gastos. Os segmentos talvez não estejam maus, mas também não devem estar perfeitos.

Isto anda assim na minha mão há quase 3 anos e 30 mil kms. Não ando sempre à bruta com este carro, mas confesso que às vezes ando com isto como se estivesse a andar com os meus carros a gasolina, e o raio da starvan nunca se nega!

Depois de fazer a troca de motor vou logo abrir o 1.8 e ver realmente o que se passa ali dentro... Tenho mesmo MUITA curiosidade em ver :cool:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Kaizen

Uma Star Van a fazer uma média de 12 ou 13.000Kms nos primeiros 112 ou 13 anos é algo bastante raro.

Sai óleo pelo tubo de respiro na tampa do motor?

Essas folhas de IPO são das coisas mais divertidas que apareceram em 2010, sobretudo quando falamos de StarVan's.

Sent from my SM-G973W using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

#38
Confirmei o tubo de respiro pouco tempo depois de comprar o carro e não vi óleo, mas saía muito (mesmo muito) fumo. De todos os carros que já tive, nunca vi nenhum a sair tanto fumo pelo respiro como este.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

#39
E já começou a obra para futura troca de motor.



O motor já foi aberto. Nem aparenta ter 400.000 e estar parado há 4 anos.
O pouco desgaste que tinha é uniforme. O pior a apontar é as 4 pré-câmaras de combustão que estão a começar a rachar.


De resto vai levar o trabalho normal de torneiro e depois juntas, vedantes, segmentos, bronzes...
O bloco vai ser decapado e pintado.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Toylex

O motor 1C é quase indestrutível, os que conheci todos eles somaram centenas de milhares de kms e pegavam de estalo, o que tive tem +1 milhão e não apresentava sintomas de precisar de mexer.

Mas na ilha não poderá ter andado tanto assim, pode é ter tido mau trato na manutenção.

Pela experiência que tive do 1.8 e do 2.0 eu na CE100 só valorizava a direção assistida e alguma mais estabilidade em estrada, quanto a motor, no CE90 o 1.8 era gozo superior do que o 2C na CE100, eu não trocava o 2.0 pelo 1.8 para uma carroçaria E90 mas isto é a m/opinião e experiência, e a verdade é que já lá vão uns bons 25 anos desde que não tenho StarVan, abraço.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

RT

#41
Este carro foi comprado há (quase) 3 anos no Porto com 316.000. Acredito que tenha sido falta de manutenção e o motor foi ficando desgastado com o tempo. Se tivesse sido das ilhas desde o início acredito até que tivesse ainda mais desgaste.

A troca pelo 2.0D é apenas porque vou aplicar turbo, se fosse para manter atmosférico abria e reparava o 1.8 (até porque tenho + 1 carro igual para peças e tem motor).  Não vai ser projecto para muitos cavalos nem muito menos para andar a fazer corridas, o carro vai continuar a fazer dia a dia como sempre. Apenas quero-lhe dar um pouco mais de potência para ajudar nas subidas e ultrapassagens, já que o troço que faço diariamente é um misto de freguesia com auto-estrada. E para não vir a ter problemas de fiabilidade estou então a dar uma geral ao motor. Desde que seja tudo bem feito o motor continua a ser papa kms sem dar problemas.
O 2.0TD (2CT) do Carina debita à volta de 90cv (mais pónei menos pónei) e tem como base o 2.0D (2C), sendo o meu objetivo ficar com essa potência ou pouco mais, o que faz diferença dos 60 e poucos do 1.8. Poderá também influenciar os consumos pela positiva se o pé for leve. Também ajuda a "arrastar" as jantes 15'.

A direção assistida está também nos planos juntamente com o motor. Juntamente com os espelhos elétricos (ainda por montar), o carro aos poucos vai ficando mais modernizado. Gosto dele como é, caso contrário teria um carro mais recente, mas para dia-a-dia há certos "luxos" que começam a fazer falta... Talvez por eu já ter passado a barreira dos 30 anos, quem sabe :lol Abraço :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Por vezes habituamo-nos tanto às coisas que pequenos defeitos passam despercebidos, o que é o caso da matrícula traseira da minha CE90.
Ter sido mandado parar e autuado pela polícia foi uma espécie de abre-olhos para algo que deixei de me aperceber há algum tempo: as letras de matrícula estavam bastante escuras. Segundo o agente, a matrícula não estava visível.

Portanto toca a fazer uma sopinha de letras...


Mesmo sem ser uma limpeza perfeita, acho que dá bem para ver a diferença


Já no sítio



Era para ter lavado também o carro mas ficou para outra vez.

Enfim, lição aprendida. :duh:
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

Enquanto o motor novo não vai ao sítio, há que manter o carro em condições, até porque na próxima semana vai à IPO:

- Discos de travão
- Retentor da cambota e came
- Lavagem exterior do motor
- Óleo e filtro de óleo
- Dar um jeito no parafuso do débito de gasóleo para deitar menos fumo

A ver se fica resolvida uma "pequena grande" fuga de óleo, e se passa na IPO à primeira :assobio :assobio
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

RT

#44
Acabou por levar também os foles de transmissão e o escape saiu fora para reparar umas pequenas fugas, mas precisa ser substituído em breve.

Um alinhamento de direcção e um banho depois, e já contava com folha verde para mais 2 anos  :thumbsup

Tenho que ver uma situação no farol frontal direito pois o "espelho" interior está solto e não afina, como tal levou anotação nos médios e máximos por estarem demasiado baixos. Não sei se terá reparação ou se terá que levar um farol novo.


(sim, levou banho mesmo em dia de orvalho e nevoeiro... :lol Gosto de levar os carros lavados à IPO  :clap: )


Entretanto foi o para-choques frontal GTi para o pintor e em breve vão as embaladeiras também. O pintor está um pouco cheio de serviço, como tal o material foi entregue "para se ir fazendo", visto que o para-choques precisa de um pouco de carinho.
Quando estiver semi-reparado vai lá o carro para fazer test-fit e eventualmente montar tudo, bem como tratar dos espelhos e colar o friso em falta.
Talvez nesta altura já leve também bancos frontais "novos", depende do orçamento disponível para o estofador. A ideia é aplicar uns bancos suplentes que tenho do AE86. Queria os do AE92 mas estão a preços muito altos e são difíceis de encontrar. Segundo consta, também, os bancos do AE92 são um pouco mais altos que os originais da CE90 e não queria alterar a posição de condução atual, apenas uns bancos mais desportivos. Fiz um test-fit há uns meses e à partida os do AE86 ficam exactamente iguais aos da CE90. :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz