Fotos de JA´s em competição...

Iniciado por nunoturbo, 26 de Março de 2004, 17:00

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nunoturbo

Gentilmente cedidas pelo nosso MRS, aqui ficam as duas primeiras fotos, que posteriormente merecerão um complemento de informação escrita.

Ewold Van Bergen piloto sul-africano que veio várias vezes a Portugal tendo ganho uma Volta a Portugal e participado no rali de Portugal....







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nunoturbo

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Portugese Rally Z

Quem seria o piloto deste carro?

GA - 83 - 34 salvo erro!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

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nunoturbo

Quem pilotava um Z no longínquo ano de 1974, no TAP-Rallye, com a matrícula DN-39-XX (os numeros que faltam da  matricula são fruto de um "toque" na frente), e com publicidade no capot "GIBBS"?

Nesse ano os vencedores foram Pinto/Bernacchini (Fiat 124 Spider), e em 5.º ficou um 240Z pilotado por Kallstrom/Billstam.

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ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . INSCREVAM-SE

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FranciscoF

Depois de uma busca aos arquivos

O que se pode dizer sobre a foto do carro nº18 que participava naquele momento no 7º Rallye TAP

é que o concorrente era a TABAQUEIRA e a dupla era constituida por Antonio Carlos Oliveira \ "Barata"

Que infelizmente não conseguiu terminar a prova


MRS

Agora que está desvendado o nome do condutor do 240Z acrescento mais alguns pormenores.Este era um ex-Team Kendall 240Z já depois do team ter terminado no fim de 1972.Por isso tinha esta decoração e não a bem conhecida amarela e preta.Os pormenores reveladores do piloto são o capacete redondo sem pala e sobretudo os óculos Ray-Ban.A posição do corpo do pendura também era caracteristica do Eduardo Bon de Sousa mais conhecido por" Barata".Falta acrescentar o sitio onde a fota foi obtida que em minha opinião é a Peninha quando ainda era em terra e se fazia no inicio do rali na zona de Sintra.


MRS

E já agora salvo erro ou omissão foi neste carro.....ou nesta matricula.....havia umas trocas.....que fiz o Rally del Sherry com o Mário Figueiredo em 1972,tendo como assistencia um dos candidatos às próximas eleições do ACP.Por acaso o rali foi bastante mau, com a policia a proibir uma série de troços e safou-se uma dormida em Porto Banus e uma estadia em San Lucar de Barrameda na foz do Ebro, que é bem bonito e na altura pouco desenvolvido.
Outros tempos.........
MRS


nunoturbo

O tal Z...

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MRS

.......Penso que o meu amigo Nuno Turbo que não tenho o prazer de conhecer pessoalmente ,mas apenas por mail e por telefone cometeu um erro de simpatia que até é compreensivel.
É que o carro com o anuncio da Gibbs não é um 240Z mas sim um Fiat 124 Spyder,ex-Torralta nesta altura conduzido....salvo erro ou engano de paralaxe, pelo falecido Luis Neto.
É que com a pancada a frente, está um bocado "de lado" mas a posição dos farois suplementares não engana.O Z teve sempre osfarois como o Carro do Pedro Dias tem,porque havia um parachoques da Nismo homologado que permitia a montagem dos 4 farois em baixo e ao mesmo nível.Ora o carro da imagem não é bem assim.Estarei enganado.....?
MRS


Kaizen

Olá MRS,

  Em caso de erro fui eu que levei o Nuno a confundir. Esta foto é um scan de uma revista alemã que comprei recentemente chamada "Powerslide" que data (penso) de 1972.

  A legenda desta imagem fala em 240Z, a capa é um 240Z ao lado desta foto está um Corolla Coupe TE27 pelo que tudo indicaria ser um Z. A foto a preto e branco com o capot preto poderá ter ajudado ao engano não só nosso como também de quem legendou a foto.


  A revista ainda está em casa do Nuno, daqui a uns dias talvez ele possa tirar isto mais a limpo.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>
ENCONTRO NACIONAL AJA DIA 9 DE MAIO NA FIGUEIRA DA FOZ . http://rviper.no.sapo.pt/AJA/Ficha%20de%20Inscri%E7%E3o%20Nacional.doc" target="top">INSCREVAM-SE

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

ooppssss


http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_780_12.jpg" style="border:0;"/>

O engano também foi motivado por esta foto...

No entanto, é de louvar a atenção e conhecimentos do MRS!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


De facto os faróis marcam a diferença...



 

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Rali das Camélias, 1975: Mário de Figueiredo e o Datsun 240 Z, um carro muito popular nos ralis portugueses dos anos 70   (foto: Automundo)

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V.Conde,1980 - António Salvador e o Datsun 240Z  do Grupo 5. Com o regulamento do grupo 5, sem constrangimentos de peças homologadas, era  fácil construir um carro performante e relativamente económico. Este 240 Z (de facto um dos melhores carros do 2º pelotão do CNV pelas mãos de Helder Valente, e um vencedor do CNI nas mãos de vários pilotos) ilustra bem essa interessante época da velocidade nacional

http://classicsportscar.com.sapo.pt/240Z.JPG" style="border:0;"/>

"Vila do Conde, 1978: o Datsun 240Z de Helder Valente foi alternando os resultados bons, com os menos bons. Mesmo assim, o bonito 240 Z (bastante modificado em relação à época anterior e apresentando uma carroçaria mais leve) foi suficiente para alcançar a terceira posição do campeonato...", "...O facto de o regulamento admitir carros do grupo 5 permitia que alguns preparadores engenhosos desenvolvessem carros bastante competitivos à escala nacional, sem envolver grandes meios económicos.  (Foto: Automundo)"
 

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nunoturbo

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Roadster entered in the 1968 Mont Carlo Rally

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Bluebird 510sss which took class and team championships in 69, and won overall in 1970.

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Mehta in his 240z won the 73 Safari Rally over Harry Kallstrom and his Bluebird SSS on Penalty points, but only after Aaltonen rolled his Z. Herrmann did not finish

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Shekhar Mehta at the Scottish Rally

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510's still competed strongly in the SCCA's ProRally series, like Les Nelsons car pictured here

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http://www.datsunhistory.com/DATPICS/1973easrKenyan_sm.jpg" style="border:0;"/>

 

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MRS

Acreditem ou não esta é verdadeira...e posso prova-la.
No passado, os carros preparados no Japão pela fábrica Datsun tinham todos a mesma chave...de ignição,de portas,etc uma chave unica que dava para abrir todas as viaturas.Quando a Nismo enviava para o Safari ou para Monte Carlo uns dez carros, entre treinos e prova,uma só chave abria todas as viaturas,até porque havia pilotos profissionais que estavam sempre a perder as chaves e assim nunca havia problemas.
Cá em Portugal houve vários carros com este sistema e cito entre outros o Violet ex-Andy Dawson e o 240RS ex-recce-car do Safari ambos utilizados por Santinho Mendes.
Na altura era responsável pelas viaturas que vinham legalmente em meu nome e tinha de as enviar de volta passados 2 ou 4 anos, que era o tempo que legalmente podiam cá estar.Vai daí, tinha e tenho, a tal chave que abre todas as viaturas de fábrica.Se souberem aí de alguma digam que vou lá buscá-la.É só ir lá dentro buscar a chave e meter-me ao caminho..........MRS


MRS

Pois, qual a semelhança entre o 1800SSS do Van Bergen e o Roadster que o Hannu Mikkola conduziu em Monte Carlo,que está aqui numa foto acima?
É que ambos usavam o mesmo motor U20 mais conhecido à japonesa pelo U-ni-Maru(U de U,ni de 2 e maru de dezena que faz vinte-2 vezes 10)
Tinha na altura + de 150CV e era considerado excelente para a época.Cá em Portugal houve 3 mandados vir do Japão e se forem à procura dos Montes Alentejanos de 197 e qualquer coisa vão ver que o José Lampreia e o Christian Melville conduziam os 1600SSS com estes motores.Dos ditos que eu saiba resta o manuel de preparação com notas em japonês e tudo que está bem guardado.
MRS