Base de Dados - Classicos Japoneses em Competições

Iniciado por mindprobe, 11 de Setembro de 2003, 16:25

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MazdaMan Toninho

Nuno,
como vês, também ando noutras...........andanças.
Tenho muito mais material do que há nesse site, mas não há tempo para tudo.
Exemplos de mais fotos aqui na gaveta:
Honda Civic série 1 - racing
Datsun 510 - 2 portas -racing
Carradas de Mazda´s.......
Datsun 260  e 280 Zx (ou XZ)-racing
Nissan IMSA GTP (Brabham) da Electromotive-racing
Toyota Celica IMSA - racing
Todo o tipo de Can-Am´s anos 80
Todos os F1 dos anos 80 e finais de 70

+Alfas, Bm´s, Lotus,Chevy´s,Porsches..........
Tudo visto ao ..........vivo.

Já agora, se te lembrares, eu disse em tempos que andei num Ford Gt 40. é o que está nesse forum/site.
Alguns desses carros estão ainda a correr.......cá. Os tais que agora têm 300cv´s e fazem 10000 rpm.
Isto é o que dá ter sido "adulto" nos anos 70/80.
 


nunoturbo

Quote:
Alguns desses carros estão ainda a correr.......cá. Os tais que agora têm 300cv´s e fazem 10000 rpm.


Isso é "boca" para barulho...

Conta mais coisas dessas que eu quero ouvir...

Já agora... se puderes, vai estudando o "envevenamento" de um motor A14 da Datsun...http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Nuno, fui repescar ese parágrafo meu que estava no Off-Topic:

"Uns Escort´s clássicos da nossa praça (de 73/74), têm motores de 300 cv e 14000 rpm. Os originais tinham 230cv e faziam 8000 rpm.
Uma "barcheta" clássica da nossa praça (um Alfa Bogani???) andou nos clássicos e ganhou até se descobrir que era uma "clássico" não dos anos 70 mas sim de 84/85.
Um BM 2002 andou no Estoril (clássicos)com um motor de F2."

Agora, ainda mais;
Existem mais Escorts RS em circulação em Portugal do que foram construidos.
Existem mais Cooper S a norte do Tejo do que foram construidos.
Vi um Datsun 1200 so troféu na Arrábida com menos de 800 Kilos.
Ignições electrónicas não existiam em Gr 1 e Gr2 no início dos anos 70.
Injecções eram mecânicas "Kugelfisher" e Lucas no início dos anos 70."Spica" nos Alfas.
Vi um Cooper S com cabeça de 16 válvulas e 4 carburadores, Não andava um cor..
Visto por fora a diferença entre um 1200 e um 1400 da época é......nenhuma..............
Muitos dos mencionados Escorts têm caixa de velocidades do Maseratti BiTurbo. É uma ZF na mesma....Já tive de trabalhar numa.............numa prova do.............Nacional.

Já agora, alguém pode comparar tempos no Estoril entre o ano de 1974 e o ano de 2003/04/05 para os seguintes carros;
Datsun 1200 Gr1 e troféu.
Bmw 2002.
Ford Escort Rs
Mini Cooper S
Lola 212
Chevron B19
Cortina Lotus-comparados com os do Historic Festival de 2004.

Era capaz de dar para rir.

Também para dar o braço a torcer e não pensarem que sou só crítico, aqui vai uma bojarda;
"Alguns dos carros das corridas de clássicos que vejo correr hoje em Portugal, andavam muito mais ............se os motores fossem Standard originais, sem modificação. Isto vai também para uns japoneses: Mazda, Datsun, Levin...........Guess?

Quanto a envenenamento de um A14, a receita está pronta-
 é sempre a mesma: sem folgas, nada partido, sem ter sido mexido pelo "Beto Mãozinhas", bem limpo, bem afinado, compressão á moda do..............: válvulas trabalhadas á moda do ..........; admissão trabalhada á moda do.........:carburador á moda do...........colector e escape á moda do..............distribuição á moda do..........

E pronto passa logo de 60 cavalos para uns--------------500http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">
Só 500 porque esse motor ainda é de varetas, senão............

Depois é só ligar o NOS...............1000 cv´s.



 


MazdaMan Toninho

O Suzuki lá de cima é um.............Subaru FF1. Está mal legendado."Toninho Roque".


Kaizen

Esta pergunta é para o Toninho Roque:

  Todos os carros que participavam em provas estavam devidamente mexidos, ou alguns (muitos) deles estavam na sua versão stock? Refiro-me principalmente aos japoneses!

  A razão desta pergunta é que já tenho visto algumas fotos, e esta ultima do S800 é um exemplo, em que os carros parecem saídos do stand!

  Terá sido o inicio da vertente "sleeper´s" http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

MazdaMan Toninho

Nesses tempos havia regulamentos e não havia muitas hipóteses de aldrabar até porque não havia material alternativo.
Estes eram os tempos dos Grupo 1, 2, 3, 4, 5 que se quiserem posso explicar e exemplificar.
Havia ainda provas de iniciados e consagrados (só para o Gr1).
As corridas eram maioritáriamente em circuitos de cidade (havia só 2 autódromos). Belos tempos.

Grande parte dos carros nesse site são gr 1 e ou seja de "série" como dizes. É o caso do Honda, Rx2, Rx3, e o Mazda 1300 (coupé, se repararem bem) alguns dos Alfas, e da maioria dos Ford Capri 2600 GT das fotos.
Os Bm´s são maioritáriamente 2002 Schnitzer´s genuínos de fábrica, Gr2, assim como o Alfa Gtam ( genuíno da Autodelta).Está lá um genuino Capri 2600 Rs de fábrica, Gr2 do meu "amigo" Santos Peras. Um raro Lotus 62  Gr5(houve só 2 no  mundo) um genuíno Lotus 47 Gr5(arderam quase todos) com motor F2 ,suspensão F1 e carroçaria "ultra-light".
Depois uns Carrera 6 muito em voga na época, uns Elan Gr3, e o meu querido Gt40 que custou 800 contos novo na época e era do meu "bairro"
O 240z é um Gr3.
O Subaru é um Gr1.

Havia ainda muitos Datsun 1200 e 120Y,  Toyotas Corollas 1200 Sr5, Coronas MK1,Toyotas 800 (ou é 900), muitos Dat SSS 1600 e 1800, Hondas Civic , 360, 600 e 800, Subaru´s Gr1 e Gr2 (maquinão) e depois dos Rx2 e Rx3 tudo o resto era europeu (Alpines, Saab´s, Volvos, Cortinas, Escorts, Lotus, Bm´s, Alfas, Fiat´s, Porsches, Lotus, Glass, DKW, NsuTT, Lancias, Cooper´s etc....)


 


MazdaMan Toninho

Já agora só para explicar a quem não sabe que o Toninho Roque..............sou eu.http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  


nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">

http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Eh Malta.
Estou bem disposto e como sei que andam sempre prontos para ver máquinas, dei uma pequena  volta ao meu baú e encontrei estas fotos (de um espólio de umas 500).

São velhinhas, mas esoero que ainda sejam mais ou menos nítidas. Sorry.
Claro que tudo isto foi noutras bandas, noutros tempos, com outras histórias. Fotos dos anos 90/91.

Para começar o meu velhinho Rx-2, (modelo de 1974)
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_1.jpg" style="border:0;"/>

Depois o meu RX-7 SOLOSPORT by Rote Technologies (ROque TEchnologies, muito antes de ser MazdaMan Reserach and Development ou whatever.
São uns belos 350+ cavalos num Rx-7 de 1979, com bons patrocínios..Incrível machine.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_3.jpg" style="border:0;"/>


http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_4.jpg" style="border:0;"/>


Depois uma carrada de Z+´s prontos para mais um bigodaço dos grandes. Breakfast time in Toronto.http://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]">
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_11.jpg" style="border:0;"/>



Mais concorrência, mas da boa.
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_10.jpg" style="border:0;"/>



Agora, mais um campeão de outras andanças. RX-7(II) de Roger Mandeville, IMSA GTO
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_8.jpg" style="border:0;"/>



E este: 510, 1800, 2 portas
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_5.jpg" style="border:0;"/>


Agora estas 2 são para o Rviper (240 cavalos chega). Até comia o asfalto. Ao lado um Dat 510 nova versão (Canadá)
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_7.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_6.jpg" style="border:0;"/>




Depois, umas coisas soltas
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_9.jpg[/img



Nissan GTP Imsa
http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_6670_12.jpg" style="border:0;"/>



Para terminar, lamento imenso não haver cá a modalidade de Solosport. e que eu não tenha .......tempo e ..........

Enjoy it.
http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  


Kaizen

Até me apetece trincar as fotos... todas sem excepção http://www.ezboard.com/images/emoticons/eek.gif ALT=":eek">   http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  

"Honda states that VW copied its Golf from the Civic." Modern Motor April, 1977

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Segundo o Fundo Interno para o Desenvolvimento e Apoio de Máquinas Japonesas Endiabradas (FIDAMJE) estás oficialmente contratado, e recrutado a bem da nação (requisição civil), para te dedicares a 100% a algumas máquinas de membros do AJA.

Já sabes, dentro de segundos entrarão em tua casa uns senhores de gabardina e mala preta para te trazerem para o Centro de Investigação e Desenvolvimento, sito algures entre Oliveira do Douro e Gondomar...http://www.ezboard.com/images/emoticons/pimp.gif ALT=":hat">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Microsurfer

a foto do seu rx2 Está Trocada!
Já agora gostava de ver a sua antiga máquina!

Tem Fotos dos mazdas do Carlos torres?

Se Sim podia enviar-mas Para o mail:
a23586@alunos.egi.ua.pt

MAZDA RX-3 Coupé


MRS

Se virem a Newsletter nº 14 do GTClube.com tem optimas fotos do Rali de Portugal de 1973 nomeadamente dos 240RS de Tony Pond e Timo Salonen.Valorizam muito este tópico pois estão espectaculares.Estas e outras é uma bonita coleção.
MRS


datsunsss

Eu estou Encantado MazdaMan.

um dia destes vamos todos para tua casa digitalizar as tuas fotos todas.

Agora em relação ao meu adorado SSS.

Se fosses dono de um, que lhe farias a nivel estetico e mecanico?

Um abraço
americo

http://img52.imageshack.us/img52/7678/banner25wg.jpg" style="border:0;"/>


MazdaMan Toninho

SSS
A minha receita para JA´s é sempre a mesma.

Mecânicamente (1º, tudo em bom estado);
- Aumento de compressão= 130€
-"Corte" de válvulas de admissão e escape (segredo)=150€
-Alteração de timing da árvore de cames=50€
-Entradas de admissão trabalhadas=200€
-Saídas de gases trabalhadas=200€
-Escape "free flow"=250€
-Colector de escape 4-2-1=300€
-Molas de válvulas reforçadas=150€
-2 webers com os respectivos colectores=1000€
- ignição electrónica (sim , foge á época, mas platinados, uh...)=200€ (segredo)
-Alteração do ponto de ignição.=0€
-Dieta  do volante do motor =75€
-Em última análise, 1800cc com árvore de cames especial.=???

Chassis, rodas;
-molas rebaixadas 20mm=0€
-barras anti aproximação á frente e atrás=250€
-amortecedores a condizer=250€
-alteração da posição da barra de torsão da frente=30€
-Jantes Minilite ou Cosmic 13"=280€
-Pneus 195 ou 205= 250€
-Barra de torsão traseira reforçada (adorna muito atrás)= 150€
-Casquilhos da suspensão em teflon ou uretano=200€

Estéctica;
-mini abas de guarda lamas= 200€
-spoiler dianteiro=150€
-mini aileron atrás= 150€
-Pára choque cortados=50€
-Volante em madeira (mais pequeno)=150€
-Preto fosco no capot e no porta bagagem= 800€ (pintura completa em estufa,com a preparação)
-2 Cibiés ou SEV Marshall é frente (grandes)=200€
-monocromático (ie. sem cromados)=0€
-tampa das válvulas cromadas= 60€

Peso:
-portas, capot, tampa da bagageira e guarda lamas da frente em fibra=1000€
-alternador mais pequeno=75€
-sem rádio (toca outra música)=0€

-vidros en Lexan, excepto o pára brisas= 250€


Já agora, de preferência num de 2 portas= Onde????
São custos estimados (sem chapa e estofos)

Não me preocupei a somar mas dá > 7000€ (isto, para mim)mais o carro (em bom estado), mais as coisitas menores (cabos, velas etccc..).

Depois, vêm os custos da "logística":
-Cervejas, entremeadas, sardinhas, vinho, chouriço, pão,pizzas,coca-colas para o ajudante=400€
-Detergente de mãos= 100€
-Água oxigenada, álcool medicinal, pensos adesivos,aspirinas=50€
-Detergentes para lavar o estaminé =50€
-Roupa pró lixo = 50€ (sem mudas)
-Prendas prá família =comprar o "voto"=200€
-Comissão para a filha levar o miúdo ao Conservatório aos sábados=200€
-Ecotaxas (pneus, baterias, óleos, desperdícios, plásticos, pilhas, lâmpadas =100€
-Cartões do relógio de ponto=0
-Processamento de salários=0
-IPO = 250€ (!!!!)

Aqui fica uma aproximação á realidade.

Depois, o tempo= uma eternidade.

Por este preço dá para comprar um Atos ou um Matiz  ou ainda um Cincocento ou 600 novinhos em folha e com airbags para segurar os 45 cavalitos de fábrica.
E sobra o tempo para ir á missa, ás danças de salão, ao cházinho da sogra, ás reuniões de pais na escola e aos comícios (vêm aí mais) ,á Rampa da Arrábida ver o Chevron "papar" o Datsun 1200.
E depois ainda sobra tempo para esperar que apareça o prometido (no panfleto) GT 40 no Historic Festival de 2004 e os "anunciados" Mazda de Lemans , no Historic deste ano.
Agora, escolham.




Já agora, dei os custos de um projecto meu em fase de "namoro". Falta só o compromisso.
Vai ficar mais barato porque parte do material da lista já está na prateleira de cima.
E a caixa de primeiros socorros foi oferta da seguradora.