Motores - Toyota K

Iniciado por whizzpt, 20 de Outubro de 2006, 15:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

metralha328

PINTAS... o que é que andas a fazer ao Laranjinha??? Olha que eu sei onde moras!!!
Fora de brincadeira, altera isso e depois conta-nos como foi...

:offtopic
O que disseste da GSX-R não é aplicável, porque aqui em Lisboa, na Av. Luísada, a arrancar do semáforo das bombas da BP até chegar ao cimo da subida (já por cima da 2ª Circular) chego aos 200 km/h e a minha mota é só uma 600...

boas
precisava das vossas opnioes?

O meu toyota 1000 kp 30 de 1970 costuma levar oleo de motor  20 w 50w
so como trabalho no meio arranjo oleo 10 w 40 w semi sintetico mais barato do que 20w 50 w (oleo mineral)
enfim... a pergunta é?
sera que faz mal??? sera que nao vai ficar a falhar??
sei que e provavel ficar a comsumir oleo mas alem disso o que podera aconteer??????

agredecia as vossas humildes opnoes por favor!!!!!!!!!!!!!
obrigado
abraços

toyota1000

Amigo Zé,

Agora de tarde vou levar o manual do meu kp30, faço um scan e posto aqui a imagem dos óleos recomendados, o meu foi fabricado em 71.
Tem lá uma grande variedade, depois é mais fácil opinar sobre o assunto.

Abraço
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

toyota1000

#33
Aqui está a pagina do manual do KP30 com as indicações dos óleos a utilizar.

Se quiser a imagem maior mande-me o email que lhe envio

Tem também noutra pagina que os óleos adequados são os 5w20 para temperaturas mais frias, 10w30 ou 20w40, penso que o último é o mais adequado a Portugal (-12º a mais de 32º). Tem também a informação SAE (Multi-grade)

Abraço

Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

 obrigado amigo joao
tive a dar uma vista de olhos e parece me que tanto posso por 10 w 40 w semi sintetico como o 15w 40w ou 20w40w ou 20w50w mineral....
enfim o meu motor so tem 110 mil km reais (pois o carro era do meu avo) ....
nos programa aki do trabalho diz me que leva 15w 50w mineral...
mas eu arranjo 10w40wsemi sintetico mais baratodo qualquer oleo mineral....
enfim nao sei o que meta no motor se:
10w40 w semi sintetico
15w50w mineral
mas d qqualquer maneira obrigado
e continuo a aceitar opnioes


Tractortp

Cuidado, já foi dito aqui no AJA, o uso de um óleo mais "fino" pode comprometer a pressão deste no motor, seja a frio ou a quente.

O óleo até pode ser melhor, ou seja, melhor capacidade de lubrificação e estabilidade em diferentes temperaturas, mas há que ter em conta as folgas do motor.

Assim será conviniente ter um pressostato para ir acompanhando o comportamento, nunca devendo baixar da pressão mínima recomendável.


Pois era essa ideia que eu tinha , ainda na tinha falado para ver se alguem dizia o mesmo....sobre a compresao do motor....
acho que vou optar pela 15w 50w...e melhor assim ele anda bem assim
mas continua aceitar opnioes pois o carro esta ha uma semana sem bujon a escorrer oleo ...lol
so amanha sabado vou por ...ate lá .....opnioes
obrigado a todos

spongebob

Boas.
Olhe relativamente a esta questão dos óleos penso que seja uma dúvida bastante pertinente.
Eu penso que a melhor opção seja um 15/40 mineral que é um óleo bastante barato(sendo que o 20/50 é melhor mas desnecessário para este motor), mas o 10/40 semi sintético também não é má opção.
A única questão que devemos ter em conta é que se tratam de motores bastante antigos e, evidentemente, com folgas de origem diferentes das dos motores mais recentes, logo mesmo que o motor esteja em bom estado, com um óleo sintético ou semi sintético, vai consumir bastante porque estes ficam muito finos quando estão quentes.
Esta é a minha opinião apenas :D
Se utilizar um 15/40 e trocar de óleo de 5000 em 5000 não vai ter problemas.
Cumprimentos.

RSilva

Olá a todos.
Eu usava o 20w50 porque o motor queimava algum óleo no entanto o meu mecânico alterou para 10w40 e acho que foi acertado. O oleo chega mais depressa à cabeça do motor e este ficou mais silencioso para além de desenvolver melhor a frio. O gasto de óleo pouco alterou.

Cke70

#39
Bom dia.
Alguem me sabe dizer quais são os valores das folgas (em mm.) da afinação de valvulas e do ponto de distribuição do motor 4K-U, ou tenham algum documento que me possa ajudar? Algum manual de reparação do motor ou algo do gênero...

Agradeço
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Cke70

Alguem me pode dar uma ajudita?
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

dms

já experimentas-te procurar em fóruns estrangeiros?
Nas oficinas eles costumam ter esses dados em registo, nas oficinas mais antigas então devem até saber de cabeça essas coisas :D aqueles mecanicos com 70 e tal anos que nos 70's e 80's só viam ke20's à frente ;)
ない明日がないかのように毎日住んでいる!
Diogo Dimas

Cke70

Eu preciso dos valores para fazer eu próprio... não vou levar o carro a uma oficina.
Infelizmente em foruns estrangeiros, não consegui pescar nada.
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ

Santos Silva

Posso arranjar os dados do 4K...sem "U".
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Cke70

Penso que tambem sejam compativeis.
Santo Silva, se não se importar agradeço então!
あなたのための私の愛は無限大です!トヨタ