Restauro do Toyota 1000

Iniciado por toyota1000, 22 de Julho de 2006, 14:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

toyota1000

#495
Neste modelo a lâmpada de presença é a mesma que faz stop, que também faz o pisca.

Funciona assim, quando travamos liga o stop, quando damos pisca só faz pisca e não faz stop. (Fica só a fazer stop o farolim do lado oposto.


O que me acontece é que quando viro à direita, liga o pisca da direita e acende o stop esquerdo quando travo. O pior é quando viro a esquerda, que acende o pisca mas nao acende o stop direito.

Mais estranho é quando ligo os 4 piscas, funcionam normalmente até carregar no travão, depis deixam de funcionar.

Por isso eu penso que possa ser problema no rele no controlo das funções de pisca.


(o farolim só tem duas lâmpadas, uma interior que liga a marcha atrás, e a outra que faz tudo o resto)


Do lado exterior é o stop, presenças e pisca, dentro do cromado é a marcha atrás.
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Valen

A Toyota podia ter dimensionado isso muito melhor, nem parece uma coisa de Japonês.

Já verificaste as massas?

Se faz bem os 4 piscas o relé está bom.

toyota1000

Cada cabeça sua sentença.

Agora estive com um eletricista auto e um mecânico da velha guarda que me disseram que estes carros não tinham luz da marcha-atrás. E que no meu caso é uma invenção. Que no sítio da marcha-atrás devia estar apenas os piscas!

Acham que esta ideia pode ser a correta!?
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Tractortp

No branco que tenho aqui, é igual ao teu, somente o "vidro amarelo" é branco.....



toyota1000

Os vidros dos farois que o carro trazia quando o comprei também era brancos, mas estavam estalados e baços. Consegui estes no ebay, mas eram amarelos, como ví em muitas fotos de catalogos e brochuras.

Estou indeciso entre tentar resolver como estão ou alterar e colocar os piscas no amarelo...
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

prelude guy

Sou da opinião que a luz de marcha-atrás é uma invenção.
O Toyota Sports800 (que é ainda anterior) tem mínimos/stops em lâmpadas 5/21W (na época era um pouco diferente, talvez 8/26W, teria que confirmar) e faz pisca noutra lâmpada 21W. A luz de marcha-atrás aparece só no final do modelo e incorporada na luz de matrícula.
O facto do vidro ser branco também pode não querer dizer nada, pois já se usam lâmpadas cor de laranja há muito tempo.
Faz assim e vais ver tudo a resolver-se. Resta só ter atenção à massa, pois neste tempo são todas as peças que fazem massa com a carroçaria (quase não há fios de massa).
:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

toyota1000

Boas,

É o que estou mais inclinado a fazer!!

Penso que a operação e simples. Detetar qual o fio do pisca, desligar de uma lâmpada e ligar na outra, desligando o fio da marcha-atrás.

Já tenho entretenha para Domingo :)
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

daniel.120y.van

Datsun 120Y VAN-M 1978

Freitas

Grandíssima garagem que tens hehe, belo restauro parabéns.

toyota1000

Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

toyota1000

#505
Meus belos companheiros, acho que estávamos enganados, (incluindo a velha guarda)


Segundo a pagina 57 do Manual do carro, que por acaso hoje fui desfolhar, a lâmpada faz as três coisas, (como está descrito no ponto 5) o que quer dizer que que vêm dois fios para a bagageira, que trazem a energia para o pisca e para a luz de stop. Agora falta descobrir o porquê de a corrente passar para o pisca e não para o stop. O que me leva a voltar a pensar no relé dos piscas...  ::) ::)

E depois de pesquisar no famoso toyody também encontrei o seguinte esquema


Por enquanto está assim:
Toyota KP30 - Pisca
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

prelude guy

Bom, afinal...

mas, olha que isso não seria assim tão claro. No TOYO há uma indicação "excepto especificações Europeias" e mais abaixo percebe-se que nos farolins vermelho/laranja, a lâmpada dos piscas e da marcha-atrás são comuns. Mas, pronto, estás novamente bem encaminhado

:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

toyota1000

#507
Hoje deixei os melhoramentos de lado e fui usufruir da máquina, bem como esticar um pouco o motor, que nas voltas pequenas ainda não tinha passado dos 80 km/h. Depois de aquecer bem chegou a uns fantásticos 120 km/h, numa visita ao autódromo Internacional de Portimão. Passados 8 anos da aquisição, o primeiro passeio a sério  :D






E encontrei uma outra grande máquina do rally


Um pouco do trajeto até lá
Toyota 1000 KP30

A família nipónica está finalmente reunida... por agora  :thumbsup
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Toylex

Parabéns por esses momentos de felicidade.
Também sonho um dia poder dar o meu 1º passeio depois um longo restauro.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

toyota1000

Citação de: Toylex em 02 de Dezembro de 2012, 21:30
Parabéns por esses momentos de felicidade.
Também sonho um dia poder dar o meu 1º passeio depois um longo restauro.

Dá mesmo um grande gozo andar na máquina, depois de tanto tempo, euros e algumas dores e cabeça, só não estou habituado é a ver toda a gente a olhar para ele  :lol
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95