Toyota vs Datsun vs Mazda vs Misutbishi

Iniciado por G40 lover, 11 de Maio de 2003, 21:23

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G40 lover

viva,

 já algumas vezes me questionei sobre qual seria a marca japonesa com mais "fama"  e carisma em questão de carros antigos,

 temos a Toyota com o expoente maximo ( ?!? ) com o seu Celica MkI

 temos a Datsun com o 260z e 240z ,

 da Mazda e da Mitsubishi não conheço modelos que sejam "quebra corações" ( que raio de expressão http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  ) ....


 que é que dizem ?


cumps

Sílvio  


G40 lover



alto. !!! http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">


 tá um Mazda na galeria das fotos

http://pub75.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm12.showMessage?topicID=6.topic">pub75.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm12.showMessage?topicID=6.topic

do Mitsubishi não ví nada



 já agora, não acham que as carroçarias variam muito pouco de marca para marca ? em termos de linhas ??

 ( isto merecia aqui uma "farpa" .. eh he eh )

cumps

sílvio


Kaizen

Silvio, quanto á Mitsubishi não há nenhuma referência minha para já por ignorância ou falta de modelos em Portugal. Certamente devem haver modelos interessantes, e penso que basta recuar á decada de 80 e já se encontram Mitsubishi´s engraçados.

  Quanto ao desenho das carroçarias, de facto há semelhanças entre Japoneses. Mas na época como a oferta não era tão grande e variada as tend~encias deviam seguir a mesma filosofia..... o que para mim até acho engraçado visto serem todos lindos.

  A marca mais carismática penso estar entre a Toyota e a Datsun. A Mazda também tinha bastante oferta mas chegaram a Portugal poucos modelos com performances mais elevadas! A Datsun tem carros espectaculares: O Fairlady 1600 e 2000, os 100A Cherry que penso serem os 1º´s a terem.... qualquer coisa ligada á refrigeração do motor (é para esclarecer duvidas destas que conto com a v\ ajuda) http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":b">  1200 e os kits GX, 120Y, 1600 Tri-Esse, 160-180 e 200B, 140, 240, 260Z 240K GT entre muitos outros, mas a Datsun é prejudicada porque hoje não existe. A Toyota existe e ofereceu uma gama bastante alargada de modelos, assim hoje em dia pode colher os louros de modelos como o Sports 800, 2000GT, Celica MKI, Celica Supra MKI e MKII, Land Cruiser´s, Pick Ups e Comerciais, Carina, Corona, Cressidra e Crown. E a fiabilidade dos Corollas 1100, 12000 KE10/11 e 20.


   Acho um pouco injusto mencionar uma das duas, porque a Datsun teve modelos espectaculares na sua época e a Toyota uma gama bastante alargada que preenchia vários campos.

  Tudo o que disse é discutível óbviamente http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

FilipeAE86nr1

...no meu ponto de vista, no panorama nacional:

a Datsun deu cartas nos anos 70 com o Datsun 1200/120y/3sss

a Toyota deu cartas nos anos 70 com o Celica Mk1, e nos anos 80 com os Ae86 e Aw11

as outras marcas não creio que tiveram relevancia no nosso mercados


nunoturbo

Acho que nos dias de hoje, as opiniões mudaram qualquer coisinha, não foi?

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Ze

É claro e notório que a Toyota é a mais conhecida! No entanto, todas as outras marcas têm os seus trunfos.
Datsun 1200, 120y,... 240z!
Não esquecer os mazda rx7 e mx5!
Honda NZX? é assim?
Os mais recentes rx8, mitsubi EVO, Impreza, civic e íntegra type-R... epá!

Todos diferentes... todos espectaculares!

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
 

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=ze@amigosdosjaponesesantigos>Ze at: 5/1/04 11:20

DXCup Racer

Calma aí!
Estamos a falar do Celica da Toyota, mas não foi referida a IDADE ou os ANOS LIMITE em que nos estamos a concentrar.

Penso que o MR-2 MKI também se demonstra um belissimo veiculo, sobretudo por ser um carrinho com um magnifico comportamento dinâmico e quase que desenhado ao milimetro.


Sobre a Datsun, fala-se do TRI-S ou Datsun 1600SSS, mas não nos esqueçamos que isso é aqui na Europa, estamos a esquecer-nos do Skyline 2000cc MKI que foi de onde "veio" o nosso TRI-S. Alguem relembra os 2000cc de 106cvs do Skyline GT-R (1968-1972).
http://www.angelfire.com/yt/Corolla/images/GT_R.gif" style="border:0;"/>
Heheheheh!
http://www.angelfire.com/yt/Corolla/images/Datsun1.jpg" style="border:0;"/>
De relembrar que a Datsun, não continua como NOME mas continua como MARCA na Nissan... marca essa que manteve o seu comportamento e carisma para com os seus veiculos (até vir a Renault e estragar tudo).


A Mazda... bem, estes meninos desde que se concentraram no motor Rotativo (para fugir às garras da Nacionalização do Estado Japonês, nos anos da recessão), foram ganhando algum carisma no departamento de Desportivos (ainda outro dia estive a ver uma filmagem enojante de Putos Americanos a "matarem" um Rotativo Mazda).
Ao contrário do que se pensou, desde que Ford agarrou nela, a Mazda tem vindo a ganhar mais e mais carisma, e mais e mais bom gosto nos seus veiculos... mas isso é ACTUALMENTE, e penso que isso não é para aqui chamado.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/>

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/>http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>


Kaizen

Sim Faroia, mas acho que é possivel chegar a um consenso sobre as marcas mais marcantes em cada periodo.

  Sobre a decada de 60 continua a haver, infelizmente, um défice muito grande informação aqui no AJA e de modelos na Europa. A Toyota a Datsun a Mazda e a Honda assumiram um papel de destaque face a outras marcas como a Hino, Mitsubishi, Isuzo, Daihatsu talvez a Suzuki também merece mais créditos pelas suas tentativas noutros segmentos.

 
   Acho que dificilmente alguém irá por em causa a esmagadora supremacia da Toyota a nivel mundial da década de 80 em todos os segmentos e em todos os nichos de mercado. Mas aqui o ponto principal seria saber qual a marca que obteve mais "carisma" com os seus modelos do passado.

 
  É aqui que entra a opinião pessoal de cada um.

  A minha até é simples, a Toyota fez os carros mais refinados, a Mazda entrou por novos conceitos e grangeou um estatuto "rotary" que ainda hoje ninguém põe em causa. Infelizmente a Datsun acabou, e por mais que se "puxe" pela Nissan o valor que lhe possa ser atribuído não será o mesmo que á Datsun. Até porque a Nissan já existia conjuntamente com a Datsun por alguns bons anos.

  Apesar de haverem modelos notáveis da Nissan hoje em dia, Z, Infiniti as qualidades da Datsun permanecem inteiramente atribuídas á Datsun e pouco á Nissan. Talvez pela perda contínua de carisma durante algum tempo.


   O MRS é que nos podia ajudar um bocadinho e mostrar-nos como se viveu o periodo da transição da Datsun para Nissan e os primeiros anos da Nissan a "solo".


  Quase todas as marcas já foram buscar inspiração aos seus modelos do passado: Ao contrário do que se diz, a penultima geração do Celica é inteiramente inspirada no Celica MK-I, a Nissan foi apelou ao espectacular 240Z para dar formas ao 350Z, a Honda ao fazer o S2000 inspirou-se completamente no S800.

 

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Pois é, e de facto é notável a capacidade de evolução das marcas e a respectiva capacidade de aperfeiçoamento e actualização de modelos que fizeram e continuarão a fazer história... dando esses lugar á criação de outros modelos que também fazem história.

Am I Right?

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Sócio Fundador n.º3

DXCup Racer

Quote:
Apesar de haverem modelos notáveis da Nissan hoje em dia

Ainda outro dia passei pela NISSAN aqui do Cartaxo e reparei num poster gigante que lá têm.

O PULSAR GTi-R hheheheh antes dos Subarus Impreza e afins, já a Nissan brincava com a ideia 4x4 Otto-Turbinado... daí eu puxar pela Nissan. http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

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http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/>http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>


MRS

Por razões óbvias, que alguns compreenderão, não me quero meter neste assunto,que é um pouco como o fervor clubista.Aliás diversos estudos de mercado realizados em Portugal, mostraram isso mesmo,sobretudo em relação às viaturas comerciais ligeiras,onde a motivação de compra era sobretudo "gosto desta marca porque gosto".
A nível mundial só há dois carros japoneses que são normalmente citados entre os 100 mais importantes no último século.São eles o Datsun 240Z pelo que contribuiu para a popularização dos Coupés e o Toyota 2000GT porque tecnologicamente era bastante avançado para a época em que foi produzido,embora em quantidade limitada.Tudo o resto, embora possa ter expressão no nosso pais,se visto numa perspectiva europeia ou mesmo mundial, passa despercebido....por muito que nos custe.
Mudando de tema:
Faleceu ontem no Japão com 91 anos o antigo Presidente da Nissan Takashi Ishihara o homem que foi responsável pela internacionalização da marca sobretudo na decisão de construir fábricas nos USA e na Europa.Ishihara foi tambem um dos responsáveis pela mudança do nome comercial de Datsun para Nissan.Tal decisão foi motivada pele internacionalização da companhia,que quando quis recorrer aos mercados de capitais constatou que, sobretudo nos USA, toda a gente sabia quem era a Datsun mas ninguem conhecia a Nissan,que era no fundo quem queria recorrer à Bolsa e aos emprestimos obrigacionistas.Ainda hoje os mais fanáticos americanos da marca lamentam a decisão e até é possivel que o nome Datsun, que nunca desapareceu no Japão volte a tornar-se popular sobretudo nalgumas gamas de veículos.
A campanha publicitária então levada a cabo para explicar a mudança de nome foi longa e cara e só o tempo fez quase desaparecer o nome Datsun, mas os fieis dizem que, verdadeiros são os Datsun,os Nissan são cópias de pior qualidade.A frase "Quem faz os datsun é a Nissan" serviu de suporte à campanha nacional e a nivel de produção, o processo demorou 4 anos tendo passado por várias fases:Se procurarem bem ainda encontram Sunnys B310 e Bluebird 910 com uma palca atras a dizerhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/happy.gif ALT=":D"> atsun by Nissan.
Enfim o tempo passou e está-se prestes a entrar a nível nacional noutra fase que até já está em vigor noutros países europeus.
Cumprimentos, neste caso, by
MRS
 


nunoturbo



Quote:
Faleceu ontem no Japão com 91 anos o antigo Presidente da Nissan Takashi Ishihara o homem que foi responsável pela internacionalização da marca sobretudo na decisão de construir fábricas nos USA e na Europa.


Logo, estamos todos de Luto.

De resto o post está...


EXCELENTE!!!


(para não variar...)


 

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Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

jcsantos

Há uma coisa que não percebo e com a qual não concordo. Porque é que se há-de dizer que a Nissan não está à altura da Datsun?
O que é um Datsun senão um Nissan?
O Rui diz um pouco mais acima que:
Quote:
as qualidades da Datsun permanecem inteiramente atribuídas á Datsun e pouco á Nissan.

A Datsun era apenas o nome com que eram comercializados nos mercados fora do Japão, os modelos fabricados pela Nissan Motor Corporation, logo isto quer dizer que a qualidade dos Datsun 1200, Datsun 120Y, Datsun 240Z (só para citar alguns), é inteiramente da responsabilidade da Nissan.
Penso que não haveria diferença nenhuma se em vez de Datsun 1200, tivessemos tido um Nissan 1200, ou caso a nome Datsun não tivesse terminado, também não haveria diferença nenhuma se em vez de um Nissan Primera tivessemos um Datsun Primera. Na minha opinião o que interessa é quem constrói, ou seja foi sempre a Nissan.

João
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1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

Tumulus

Quote:
ou caso a nome Datsun não tivesse terminado

ainda não terminou, só deixou de ser comercializada na maioria dos países, mas ainda resiste... http://www.ezboard.com/images/emoticons/happy.gif ALT=":D">  

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


MazdaMan Toninho

Ningúem se lembra de um TOYOTA Sports 800 de 2 lugares de 1965????
Eu tenho um.
.
.
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Infelizmente á escala 1:43.
Quando era miúdo vi 2 ou 3 correrem. Nunca mais vi nenhum.

O meu ranking dos japoneses "espectaculares" (até 1985? naõ sei se o AE cabe aqui)

Datsun:
 1600 SSS
 1800 SSS
 1200 coupé
 Buebird (anos 60)
 Fairlady (anos 60?)
 240Z

Toyota:
 2000 Gt
 Sports 800
 Celia ( 1º série o Fastback)
 Supra 2800? GTS ( anos 80)
 Corolla SR5
 Corona MK1 2 portas

Mazda:
 Cosmos
 818 Sedan
 Rx2
 Rx3 e o incrível Rx3SP
 Rx5 (esquecer o Rx4)
 Rx7
 626 Sedan (1980, 1981>)
 323 AWD (4x4) Turbo

Honda:
 N 600
 800
 Civic (1ª geração, 1974?>) custava novo 100 contos
 Prelude ( 2ª geração) fiz rallies com um ( não gosto da 1ª    geração)

Subaru:
 FF1 G-Sport (maravilha) 2 portas, vi correr muitos
 BRAT (quem conheçe???)

Mitsubishi "COLT":
 Colt Galant (fins de 60 e até aí 76)
 "Challenger" modelo USA
 Mitsubishi Colt ( finais 70 até aí 84)

Espero não ter "magoado" ninguém.http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">