Suzuki Swift MK1 - Possível Problema no Sistema EPI

Iniciado por Camry 2200, 02 de Setembro de 2010, 18:27

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

Viva,

Estou com um problema no meu recém-adquirido Suzuki Swift Gti.

Desde que andei nele a primeira vez verifiquei que, a frio, o ralenti não fica estável, variando entre as 1000 e as 2000 constantemente. Depois de aquecer estabiliza. Entretanto, de vez em quando acende "Check Engine" e fazendo o diagnóstico, indica o erro 34 que, segundo o manual é relativo a aviaria no sensor de massa de ar. Ora, já testei o sensor conforme as instruções do manual, (alimentando-o com 12V e com o multímetro verificar valores de resistência a aumentar à medida que sopramos com mais ou menos força para o sensor). O resultado foi OK! Fiz também um série de testes de resistência ao sensor do acelerador e também não há avaria (aparentemente).

Sintomas:
Ralenti instável a frio e muito alto sempre.
Fumo preto pelo escape o que pode indicar muita gasolina na mistura
Fraco desempenho até as 4500 RPM (a partir daí anda que se farta)

Alguém tem uma ideia do que possa ser.

PS: Fui saber o preço do sensor de massa de ar novo na suzuki... € 780,00 + IVA (Setecentos e Oitenta Euros) Estive quase a pedir dois!!!  :lol


Abraço
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Só? Esse preço deve ser com desconto especial!

O Corolla E9 da minha mãe também aquece perto das 2000rpms e vai baixando progressivamente.
Fica depois nas 1400rpms durante algum tempo.

Diz-me uma coisa, a rotação sobe e desde como se estivesses a acelerar e largar continuamente?
É que já me aconteceu umas 3 vezes, mas dei um murro no sensor e até hoje funcionou sempre bem. (Não é piada)  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

É mesmo isso, parece que estou a pôr e a tirar o pé do acelerador constantemente. Aquece e estabiliza.
Por acaso já dei muitos murros no sensor e não consegui nada... mas depois de saber o preço acho que não vou dar mais murros!!!  >:D

Amanhã vou buscar o sensor de temperatura que está ligado no bloco. Disseram-me que pode estar avariado e estar a dar informação de que o carro está sempre frio e portanto o débito de combustível está sempre mal regulado. Vamos ver no que dá.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Amanhã se conseguir vou ver o nome do sensor. Umas pancadinhas e ele atina!  :lol

(Têm de haver mais carros com essa peça)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Estive a ver no Suzuki Worldwide Automotive...

Aparece só a referência para o conjunto da borboleta.

No manual chamam-lhe "Air Flow Sensor"

Tenho algumas dúvidas de que a avaria possa ser neste sensor visto que dá os valores correctos ao fazer o teste conforme o manual.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Bom, podes ter razão mas o sintomas no meu eram os mesmos. Depois da "tareia" o assunto ficou resolvido, por isso é mesmo capaz de ser daí!  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

É mesmo o sensor que está avariado!  >:D
Por enquanto resolvi parte do problema simulando o sensor com um potenciómetro. Isto não resolve o problema porque não se consegue variar o sinal que vai para a centralina automaticamente (função do sensor). Com este potenciómetro consigo fazer variar o valor de tensão entre 0.5 volt e 8 volt. (manualmente) fora deste intervalo aparece erro na centralina. (o sensor original está a dar valores muito baixos por isso não funciona)

Entretanto continua o problema (que já existia e eu pensava que fosse do sensor de massa de ar). O ralenti não estabiliza. O carro está sempre a subir e a descer entre as 1000 e as 2000 rpm.
Existe uma válvula que faz o controlo da entrada do ar na admissão abrindo e fechando por meio de um termostato conforme a temperatura da água que lá passa. Desactivei-a e continua na mesma portanto não deve ser daí. Entretanto descobri que dando umas pancadinhas no sensor do acelerador o ralenti estabiliza, mas assim que se toca no acelerador volta ao mesmo estado, instável. Agora não tenho erros na centralina e a mistura está bem melhor pois já não há fumo preto nem se nota o motor engasgado.

Este carro está a dar-me cabo da cabeça!  >:D Estou quase a converter isto para carburadores!!!!
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

apardal

Deves ter o TPS avariado. TPS=Throttle Position Sensor

Eu no meu toyota tinha exactamente esse problema de ralenti instável. Desmontei o TPS, limpei os contactos e voltei a montar e ficou bom.

Há muitos outros casos em que o problema é da válvula do frio que prende...

Cumprimentos

Camry 2200

Boas,

Aparentemente resolvi o problema do ralenti instável, ou melhor dizendo, resolveu-se por ele porque ficou bom sem eu fazer nada...  :tijolos enfim!

Agora falta o medidor de massa de ar que está mesmo morto.

Tenho duas soluções (em alternativa à impossibilidade de gastar quase €1000 num novo):

1ª Encontrar um medidor de outro carro, rezar para que seja compatível e adapta-lo de alguma forma ao Suzuki.

2ª Caso falhe a 1ª aplicar carburadores para poder usar o carro até encontrar tudo o que preciso para voltar a colocar de origem.

O caso é bicudo porque tudo isto no MK2 é diferente. MAF, TPS, distribuidor, até o corpo da admissão é diferente.
A própria correia de distribuição é diferente do MK1 para o MK2 (119 e 125 dentes respectivamente).

Comprei um menino difícil e mimado !!!  >:D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

#9
Ah, mas tanto um como outro têm ref.ª de motor G13B
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Mas tens de tentar perceber qual é o carro que partilha esses componentes. Honda, Mitsubishi... algum deles há-de ter isso.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Corolla TE71

  Pode não ter nada a ver, mas o meu Samurai tem muitos componentes eléctricos com o simbolo Mitsu...

Tenta por ai porque deve existir compatibilidade de referencias entre as 2 marcas!!  :thumbsup
sócio AJA 33

Camry 2200

#12
Já fiz algumas pesquisas. No meu sensor só tem a refª e diz Hitachi. Por aqui não chego a lado nenhum. Mesmo não sendo igual, até tentei o do MK2 mas nem esse é fácil de encontrar. Pedir emprestado para experimentar, nem pensar porque se se estraga é um problema de gravidade ao quadrado  :green:

Encontrei dois carros que têm um sensor muito parecido (em termos de aspecto) que são o Golf GTi MK2 e o Fiesta 1.25 Zetec. Para estes arranja-se bem.
De qualquer forma vou procurar mais para ver se chego a qualquer coisa que sirva sem grandes problemas.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Toylex

Citação de: Camry 2200 em 11 de Outubro de 2010, 07:52

Encontrei dois carros que têm um sensor muito parecido (em termos de aspecto) que são o Golf GTi MK2 e o Fiesta 1.25 Zetec. Para estes arranja-se bem.
De qualquer forma vou procurar mais para ver se chego a qualquer coisa que sirva sem grandes problemas.

Na Toyota a Denso é o principal fornecedor de componentes eléctricos, Hitachi já +e mais frequente por todas as marcas JP.

Dou-te um conselho, esquece tudo o que seja componentes eléctricos de carros europeus para meteres no teu. No aspecto eléctrico e eletrónico a Europa está um sécula atrasada, se repararem bem, as marcas de topo nas últimas décadas associaram-se ou adquiriram parte dos construtores Japoneses e não foi à toa, é mais fiável um Yaris em matéria de electrónica com os mesmos componentes eléctricos, do que um MB série S, mas isto é a minha opinião e respeito a dos outros.

Quando decidi à 4 anos atrás investi no meu carro de gama média, embora já tivesse muita simpatia pela marca, a questão da eletrónica foi decisiva, principalmente quando ouvia e via BMW, MB, ford, Opel etc... parqueados nas oficinas e sem saberem sequer identificar as anomalias, há carros Europeus que em menos de 10,000kms põem os proprietários loucos  :green:

Algum offtopic.... mas....

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Camry 2200

Concordo com o que dizes Toylex, no entanto nos dois modelos que referi, o sensor é hitachi. Daí a minha preferência para arriscar num destes.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69