13º Encontro informal AJA Sul - 17 de Outubro

Iniciado por AJA Team, 25 de Setembro de 2010, 19:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Eventos ligados

FC

Muito bom, muito bom mesmo só é pena que o tempo passe a correr,quero felicitar o Pedro por mais uma vez ter organizado um informal tão bom :thumbsup
Socio AJA nº 55

grande encontro!!!
mais uma vez gostei de ver as vossas maquinas.... 5 estrelas...tao todos no geral muito bons!!!!
em especial gostei de ver toyota 800 sport...nunca tinha visto nenhum ao vivo, ta muito fixe!!!!  ha muitos anos que nao via aquela mota vfr 400 ...que espetaculo !!!
foi pena ter chegado ja atrasado , perto do meio dia... ainda vi a passar por mim , quando ia para carcavelos um datsun a passar por mim conduzido pela uma senhora ...ja tava a ir embora!!!e tb o nissan 3000 vermelho ....
foi um encontro muito bom tb o tempo ajudou .....
um abraço a todos e vamo nos vendo ai nas curvas!!!!!!

PaulaSL

#92
Nunca é demais vermos mais umas fotos...  :dance:





Ao Sr. Eduardo Gomes: Fica a promessa de um dia destes fazer-lhe uma visitinha com tempo. :thumbsup


Para quem gostou como eu de ver os Land Cruiser


Este JANA tira-me do sério...



A caminho do almoço


O restaurante era 5****, com uma vista espectacular  :brinde


Depois do almoço arrancamos para a voltinha da tarde.






Chegados ao Cabo da Roca lá tirámos mais uma foto de família




Por momentos imaginei um UP15 estacionado cá em casa ao lado do Z. Ficava mesmo bem...



Os momentos finais antes da despedida do resto da caravana...



Entretanto seguimos caminho para Torres Vedras ( fazendo a típica voltinha de Domingo) na companhia do João Clemente e do Luís



Já em Torres Vedras, cada um seguiu rumo a casa




Para o fernandokp61: Na portagem em Torres Vedras não fui a tempo de fotografar um irmãozinho do teu celica... :dance:
Mas digo-te era bem giro...  :excited:


Mais fotos podem ver aqui:
http://s150.photobucket.com/albums/s91/paula_silvamovies/Encontro%20Informal%20Sul%2017%20Outubro%202010/?albumview=slideshow


Paula Silva
Sócia AJA nº 21

Alfo04

Gostava de saber de quem é este 800 sport...
eu andei com um igual a este nos anos 70 na Beira,  Moçambique, veio para Portugal em 75, e esteve a venda recentemente perto da Benedita, já com o volante trocado da esq. para a dta..será este??
:duh:
AR

Umtali

Citação de: Alfo04 em 19 de Outubro de 2010, 12:38
Gostava de saber de quem é este 800 sport...
eu andei com um igual a este nos anos 70 na Beira,  Moçambique, veio para Portugal em 75, e esteve a venda recentemente perto da Benedita, já com o volante trocado da esq. para a dta..será este??
:duh:

Este NÃO é o da Benedita ... esse vai continuar à venda por muito tempo  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

metralha328

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Excelente encontro, num belo dia de sol.
Pela primeira vez (que me lembre), 3 motas presentes :dance:!!! (A Honda Z50 é um mimo, mas a VFR400R... :drool:)
Saliento a tentativa do Dário em comparecer com a RG 125, mas a menina trocou-lhe as voltas e fez birra. Esperamos por ela para o próximo encontro!
Sobre os carros, destaco o fantástico Toyota 800 Sport, o Mazda 929 (o primeiro que vi), o KE25 (está tão novo que até irrita), os dois Toyota EE80 (de gerações diferêntes), os Datsun 240Z (o cinza já me tinha cruzado com ele) e... o belo Toyota EE90, quase a completar 21 anos, único dono e 170.000 kms!!! :green:
A organização está de parabéns, espero pelo próximo encontro, onde espero que estejam presentes no mínimo 4 motas!!! :lol

Alfo04

Citação de: Umtali em 19 de Outubro de 2010, 12:45
Citação de: Alfo04 em 19 de Outubro de 2010, 12:38
Gostava de saber de quem é este 800 sport...
eu andei com um igual a este nos anos 70 na Beira,  Moçambique, veio para Portugal em 75, e esteve a venda recentemente perto da Benedita, já com o volante trocado da esq. para a dta..será este??
:duh:

Este NÃO é o da Benedita ... esse vai continuar à venda por muito tempo  :assobio
boa resposta short and sweet...thks mate.
AR

Tractortp

Muitíssimos parabéns a todos e em especial à organização, nota-se a alegria dos participantes.

Até fiquei de olhos em bico ao ver as fotos das belas maquinas.  :clap:

Infelizmente, não pude ir ao encontro, é por um bom motivo...

Este mês não posso sair de Leiria a não ser por trabalho, já que a minha esposa está em "finais de trabalhos"  :lol


Abraços

fernandokp61

Estou satisfeito por vêr que os encontros à Sul estão cada vêz mais concorridos e com máquinas diversificadas.Adorei o "canario"TOYOTA!!! :thumbsup

LCNeto

Citação de: Umtali em 19 de Outubro de 2010, 12:45
Citação de: Alfo04 em 19 de Outubro de 2010, 12:38
Gostava de saber de quem é este 800 sport...
eu andei com um igual a este nos anos 70 na Beira,  Moçambique, veio para Portugal em 75, e esteve a venda recentemente perto da Benedita, já com o volante trocado da esq. para a dta..será este??
:duh:

Este NÃO é o da Benedita ... esse vai continuar à venda por muito tempo  :assobio

Pois, realmente esse da Benedita não é nem nunca foi o meu. :)
Este está na minha mão desde 1976, sempre teve volante à esquerda (UP15-LH e veio de Angola.
Luís Neto
Sócio AJA nº 53

Kaizen

#100
Este encontro foi mesmo de alto nível, dando seguimento aos dois anteriores.  :clap:

Têm estado carros belíssimos, antigos e contemporâneos.

Como já comentei alguns, fica a vez das motas. A VFR é lindíssima, foi mesmo pena a RG ter amuado porque ficava ali uma quadrilha espectacular.


 Agora deixo uma mensagem de convite e incentivo a quem se quiser envolver mais activamente como AJA, sobretudo com o núcleo sul.

O Pedro Massa (Blardy) acompanhado pontualmente por mais alguns amigos (João Praia, Pedro Marques entre outros) tem assumido a realização desta e outras actividades. Estes belos resultados que se têm vindo a alcançar são resultado de um trabalho feito nas 10 edições anteriores do IS. Mas tal como o núcleo Norte e Madeira, também precisa de mais ajuda, mais próxima e activa. Por isso fica o desafio/convite a quem, de uma forma comprometida e desinteressada, se junte ao Pedro na persecução de outros eventos e na continuidade dos actuais.

O Vítor Ribeiro (Metralha328) está também a dar os primeiros passos no terreno a influenciar o desenvolvimento das motos no AJA. Esperemos que daqui a 10 edições o resultado seja tão positivo como tem sido a evolução com os JA´s de 4 rodas.  :thumbsup

 Basta enviarem um mail para ajateam.sul@amigosjaponesesantigos.pt  :brinde
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Crashed

OFFTOPIC: O FC e mais alguém queixaram-se de problemas no acesso ao fórum, enviem-me uma mensagem privada sff para ver se resolvo o problema.

O problema do FC está em principio ultrapassado, mas já agora verifica sff...
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

prelude guy

Bom, ainda não disse nada ::)
E assim sendo, NÃO HÁ FOME QUE NÃO DÊ EM FARTURA  :lol

Também, falar no final torna-se mais fácil, pois é só procurar o que ainda não foi dito :eusa_shifty:

O meu objectivo de
Citação de: prelude guy em 15 de Outubro de 2010, 14:30
Nós estamos de fazer uma bela fotografia (Crashed ::) ) com um alinhamento especial de Toyotas (sem qualquer segregação para as outras marcas, mas "calhou" assim).

não foi totalmente cumprido - "ficou-se" por aqui:



(E foi pena não termos encaixado ali no meio o KE25 do Zeca),

mas, mesmo assim, conseguimos chegar onde queríamos e atingimos quem pretendíamos  :thumbsup

Deixo agora uma prosa em jeito de diário do passado Domingo.


Pelas 8h40, a Paula e o Zé surgem-me à porta de casa, conforme havíamos combinado, no seu belo Z, com um ronco que prenuncia que debaixo daquele longo capô vai qualquer coisa de especial. Eu estava pronto e o Celica já estava na rua, pelo que seguimos viagem de imediato. Gostaria de dizer que com a visão do Z nos retrovisores, mas não foi o caso. O intenso nevoeiro que se fazia sentir, associado à falta de modernices como desembaciadores dos espelhos  :green: (e um desembaciador do óculo traseiro que não funciona  :redface ) fez-me seguir sem visibilidade para trás durante vários quilómetros. Paragem programada ao fim de 20 kms, no Bombarral, para abastecer as criaturas da bela G-Force 98 (pelo menos o Celica) e seguimos pela A8 em Direcção ao Sul. Fiz uma paragem pouco ortodoxa na portagem, saindo do carro para acertar o espelho retrovisor (o nevoeiro estava a levantar) - são os custos dos espelhos catitas lá ao longe  :green: e lá seguimos sem sobressaltos, podendo, à medida que a visibilidade melhorava, rodar um pouco mais rápido, diria que na casa dos 120km/h.
A A8, desde o nó da Malveira, anda com umas obras daquelas intermináveis (acho que a ideia é passar para três faixas em ambos os sentidos) pelo que, nesta fase, descemos o ritmo para perto dos 100km/h. E como o tema das portagens está na ordem do dia, e eu seguia na frente, esquece lá isso da CREL e A5, vamos mas é já directos a Lisboa, Eixo Norte Sul, saindo para Alcântara e, desde aí é sempre a direito até ao Encontro Informal AJA Sul  :icon_razz:
Recordo-me que, há 20 anos, a Marginal era considerada a Estrada mais perigosa da Europa (os turistas chegavam a levar umas T-Shirts a dizer "Andei na Marginal e Sobrevivi!") e, para ser sincero, não percebo porque o deixou de ser. Muito trânsito, de carros normais, de grandes bombas, de clássicos, junto com ciclistas e cicloturistas, mais pessoal a pé, pessoal a correr, semáforos de controle de velocidade, saídas, cruzamentos e rotundas...  :eusa_pray:
Mas, enfim, lá chegámos ao destino, um pouquinho atrasados e cheios de expectativa com o que iríamos encontrar.

Nunca aparecem todos os participantes (e viaturas) que se espera, mas, como já todos viram, o parque de viaturas ficou muito composto, porque de pessoas esteve mesmo excepcional. Só falei com uma parte dos participantes (não percebo como é que me distraio tanto e perco a maior parte do pessoal  :icon_neutral:), mas o entusiasmo e o ambiente geral foi excepcional. Cada vez são mais os carros restaurados (ou preservados) em estado original. E, pelo exemplo, têm arrastado os "restantes" ao longo do tempo.
Das máquinas que vi, gostaria de assinalar:

O Sports 800, obviamente. Num estado perfeito, com os tampões originais e no mesmo dono há mais de 30 anos. Nota-se que tem uma concepção mecânica anterior ao que estamos habituados (ainda do tempo da chapa rija), mas é esteticamente tão engraçado quanto os desenhos das bandas desenhadas de André Franquin, em particular no livros do Spirou e Fantásio . (Por mais que procurasse não encontrei o Sports 800  :(, mas tenho ideia de já o ter visto numa BD do género). O carro está excelente e embora o proprietário gostasse de o voltar a por na cor original (que segundo apurou, pelo n.º de chassis, é cinzento) em minha opinião é deixar ficar, pois a cor passa muito bem mesmo  :D 

O Mazda 929 Coupé, nunca antes visto, e que parece saído de uma longa hibernação. Não cheguei a falar com o dono, e é um carro que convém não perder. As jantes são um pormenor evidente, mas todo o carro já merecia um tratamento cuidado. Tem uma pinta mesmo excepcional e tenho ideia de ter uma ligação qualquer com o Mazda RX-5.

O AE86 do TCtwin, agora todo pintado e com umas jantes mesmo muito bonitas é um exemplo de como o AJA tem vindo a incentivar os membros a valorizar as máquinas.

Gostei de ver os Land Cruiser, todos muito bem estimados e, não sendo eu um fã de motas, devo dizer que o FC surpreendeu com a belíssima Honda VFR 400.

Não vou nomear mais, mas estava mesmo bom.

Chegados às 12h30, o Pedro disse que estava na hora de arrancar e lá seguimos em filinha, fazendo o que faltava (para mim) da Marginal, dando toda a volta por Cascais, pela zona da Marina, e depois de vencido todo o trânsito domingueiro lá chegámos ao cruzamento da estrada do Guincho para o restaurante, onde, a rampa de acesso ao mesmo, lá permitiu finalmente soltar os cavalos às máquinas.
O lugar é absolutamente magnífico. É uma construção que eu situaria pela década de 50 do século passado e revela que já os tempos de glória do local já lá vão, mas, mesmo assim, continua muito agradável. A comida também estava saborosa e bem confeccionada, embora eu critique a falta de variedade (das entradas, do acompanhamento e das sobremesas), em especial pelo preço pago... mas, acredito que na zona não seja fácil conseguir melhor. Mais vale tentar sensibilizar o restaurante em futura ocasião.

Depois dos estômagos compostos, e como o entusiasmo continuava em grande, lá fomos todos até ao Cabo da Roca. Alguns de nós  :assobio ficaram meio atrofiados atrás de electrodomésticos-mais-ou-menos-rolantes, mas, uma vez livres deles, deu para acelerar serra acima. Agora percebem o comentário do João acerca de ter ficado provado que o Starlet de origem anda, e ainda bem que era "apenas" o 1200 do Pedro que ia à frente, pois eu tentava antecipar a dificuldade das curvas seguindo o 240Z e o Celica TA60  :tijolos mas eles curvam como quem segue a direito  8).
No cabo da Roca não nos fizemos velhos (muitos turistas :duh:), mas ainda deu para mais umas fotos e, como já se fazia tarde, quatro participantes já não foram subir a serra de Sintra (passeio do qual ninguém disse nada   :mad01:) e seguiram mais ou menos em Direcção ao Norte. Eu fui novamente na frente, o percurso até que é muito engraçado e técnico, em Direcção a Sintra, Ericeira e Torres Vedras, mas ao Domingo, com o imenso trânsito, é absolutamente impossível. Parámos em T. Vedras para esticar as pernas e combinar que dali seguíamos todos pela Auto-Estrada. Despedidas feitas, acabei por ser o 1º a entrar na AE e, como estava a ficar tarde, já ninguém me apanhou até sair no IP6... resolvi ver se dava para aviar BMs e MBs com o Celica e foi mesmo sem espinhas, sempre na "fast line". Às 18h00 estava de volta a casa e daí por um pouco com o carro arrumado na garagem, e contente por mais este dia bem passado.
:thumbsup 
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

blardY

CitaçãoAgora percebem o comentário do João acerca de ter ficado provado que o Starlet de origem anda, e ainda bem que era "apenas" o 1200 do Pedro que ia à frente

Esta voltinha depois dos informais veio para ficar. Os informais sul estão numa zona privilegiada, não só pela paisagem como pelo traçado das estradas, ou não fosse local de passagem de muitas provas automobilísticas do nosso país.
A paragem feita pela caravana depois do Guincho foi propositada para juntar os carros, deixar os aceleras na frente (eu tinha o pior de todos atrás de mim, doido por soltar um pouco o 4AGE) e gozar com segurança os JA´s até ao cruzamento do cabo da roca, onde via pelo meu espelho o último da fila.

Depois dos participantes de mais longe nos deixarem, seguimos pela serra dentro, numa série de caminhos giríssimos onde o Bj passava sem se desviar dos buracos, o sport 800 mostrava aos passageiros todos os que existiam, e onde o TA60 e o Civic tinham uma vista previligiada sobre os Datsun´s da linha da frente!

Este encontro terminou com estes resistentes:







Uma vez mais agradeço a todos a vossa participação e espírito, ninguém a não se todos nós, está de parabéns  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

LCNeto

Pedro,

Gostava então de saber, como faço chegar a foto do UP15 para o calendário, a não ser que não seja preciso :D

Em relação ao deixar ficar o carro em amarelo, pois... a pedido de várias famílias... fica em amarelo
Luís Neto
Sócio AJA nº 53