Filtro K&N em KE20

Iniciado por cornetas, 08 de Agosto de 2012, 16:13

Tópico anterior - Tópico seguinte

cornetas

Malta,
desculpem desde já se esta matéria já foi discutida.

Compensa ter um filtro K&N num KE20? Ou que outra maneira de o por a respirar um bocadinho melhor (sem resvalar para a chunguice, claro)?

Obrigado.
...a fazer rewind desde 2009.

RT

Tendo o carro de origem, duvido que ter um K&N de caixa faça muita diferença para o original. Normalmente em carros sem alterações, esses filtros de caixa são usados porque são laváveis, ao contrário dos originais que têm que ser comprados de x em x tempo.
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

rpm

#2
Eu experimentei no meu carro os dois tipos de filtro da K&N. Não é um KE20 mas devem-se aplicar os mesmos princípios.

Primeiro meti um daqueles tipo panqueca que substituem a caixa original. O carro ficou com um belo som quando se calcava a fundo mas também perdeu nitidamente potência em situações de carga parcial. Penso que tenha ficado com a mistura pobre devido ao excesso de ar. Não consegui resolver afinando o carburador. Penso que teria mesmo de trocar os gliceurs. Tentei várias vezes mas nunca o aguentava mais do que um par de dias. Acabei por o vender.

Uns anos mais tarde instalei um filtro K&N dentro da caixa original. Não acho que a performance tenha melhorado mas também não me pareceu ter piorado. Ficou a fazer ligeiramente mais barulho a fundo, mas uma coisa muito ligeira, nada comparado com o filtro de panqueca. A principal vantagem a meu ver é esse barulho extra e o facto de ser lavável praticamente "ad eternum", mantendo a viatura o seu aspecto original. Com este fiquei satisfeito.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

cornetas

Obrigado!

Efectivamente, Rui, eu não estou a contar com nenhum aumento de potência 'notável'... mas se melhorar levemente o som, já será positivo.

Lembro-me que tive um filtro K&N na minha antiga StarVan 2.0D, e só pela mudança do som (sem ser nenhum 'basqueiral', que isso não quero) já me satisfazia. O facto de ser lavável acaba também por rentabilizar o investimento.

Acho que vou optar por aí, pelo filtro para a caixa original do KE20.

...a fazer rewind desde 2009.

Kaizen

#4
Uma perfeita perda de tempo e dinheiro.

Se meteres os pneus à pressão tens logo mais potência.
Se é por causa do som de admissão, pega numa caixa de filtro de ar original e faz-lhe um corte na lateral que fica virada para o corta fogo. Tipo 2cms de altura por 10cms de largura.

É mais barato e parece menos...


Edit: e podes sempre repor a caixa original quando te fartares.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

cornetas

Porra...

Realmente. É o que dá saber... ou não saber, no meu caso. Obrigado!

:)
...a fazer rewind desde 2009.