Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971

Iniciado por AndreP, 09 de Maio de 2013, 19:47

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toyota1000

 :tijolos Pois igual não poderia ser, Japonês é Japonês  :thumbsup

Ainda bem que ajudou, e assim sempre permite mover o carro com mais facilidade.

Abraços
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

AndreP

Eu retirei a jante, tirei a tampa do tambor, retirei o óleo todo de travões que lá estava (até porque já estava podre - cheirava mal que se fartava e nem parecia óleo de travões), acontece que as maxilas não se mexeram sequer 1 cm para dentro :(

Alguém tem uma ideia do que poderá ser? Desconfio que seja do bombito (penso que seja assim o nome) que já poderá estar com ferrugem lá por dentro e não retrai as maxilas! (O travão de pé não fazia as maxilas mexer 1 mm que fosse, só mesmo o travão de mão).

Alguém tem aí fotos ou alguma reportagem na net de como poderei fazer uma recuperação do bombito?
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

JMCStarlet

Olá
Eu não serei o mais esclarecido meânico, mas sendo esse um carro antigo sem as "mariquices" dos atuais, o facto do óleo de travões estar esragado e o carro preso, significa que terás de verificar todo o circuito - tubagens, sistema de purga, bomba central e cilindros dos tambores - para perceber o que se passa. Naturalmente, tudo precisará de borrachas novas.
Quanto ao retirar os tambores, certamente haverá um parafuso de segurança e depois com umas pancadas ele acaba por sair. As bombas ou bombitos, terão um parafuso na parte traseira da antepara onde estão os calços e o sistema e depois é só empurrar para fora.
As borrachas exteriores saem facilmente e verifica se há sinais de ferrugem e se o embolo mexe. Caso contrário, muito WD-40 e vai-lhe dando pancadinhas a ver se mexe. Quando mexer, é desmontar e verificar as borrachas. Mas parece-me que também esses bombitos terão de ser substituídos.
Seja como for, a tarefa não é hercúlea e verás que depois do primeiro, os outros são "canja".
Sei bem que o dinheiro é coisa que não abunda, a quem o dizes, mas para que não haja surpresa na altura de precisar dos travões, muda o sistema todo.
No meu ponto de vista, é uma questão de segurança.
Espero ter ajudado
Abraço

Santos Silva

Com o sistema todo montado podes dar umas marteladas nas maxilas, junto ao bombito e verificar se este se mexe. É provavel que o bombito esteja preso devido aos anos que esteve parado.

Mas a solução do JMCStarlet é boa; mais completa e será mais eficaz.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

AndreP

Já tentei meter WD40 e isso das marteladas, mas nada ::) portanto deve mesmo ser o bombito preso!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Santos Silva

Então,

Desmonta o bombito (retira-o do carro) desapertando o tubo do fluido de travões e desapertando os parafusos que o seguram e a seguir,




......



pega no bombito



......




e...






deita-o fora!!!  :lol
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

xbilly

É o melhor. Entre 15-20 euros e compras 1 par de bombitos. E trocas logo para as 2 rodas.
Eu aconselhava também a trocar as maxilas e comprar um kit de reparação da bomba de travões que é fácil de arranjar e deve-te de te ficar uns 35 euros, e trocar o óleo de travões por completo

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

AndreP

Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

blardY


... vais para outro!?
Parecias motivado.
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

AndreP

Sim para outro. Mas felizmente a andar, já com IPO e tudo! :thumbsup

Infelizmente os conhecimentos e os meios ainda não são suficientes para restaurar o carro (Mesmo um que não tivesse, à partida, muito trabalho como este). Por isso prefiro começar já com um em razoável estado e a andar, e ir-lhe dando uma manutenção/restauro, pouco-a-pouco!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

AndreP

#27
Já tenho o novo ehehe

É branco também, também de 4 portas, é de 1973, veio de Moçambique, e foi convertido para o lado esquerdo. Está com o motor em bom estado (nao tá preso nem tem poços) e tem o diferencial soldado  :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh: :duh:

Fica aqui uma imagenzinha dele:
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Umtali

Citaçãotem o diferencial soldado


Trata de trocar o diferencial antes de apanhares algum susto  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

AndreP

Gastei todo o dinheiro no carro, por isso por algum tempo vou ter de andar com este diferencial (ainda antes disso tenho de meter discos de travão e pastilhas, que está ferro com ferro...), depois tenho de passar o carro para meu nome (tenho 30 dias para o fazer), e depois aí, começo a juntar para um diferencial! eheh Até la...



FUN FUN FUN :lol

"Let the good times roll"
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]