Datsun 1200 Sedan 4 Portas - 1971

Iniciado por AndreP, 09 de Maio de 2013, 19:47

Tópico anterior - Tópico seguinte

AndreP

Já vem um pouco tarde do que o pretendido, mas já diz o ditado, "Mais vale tarde do que nunca", ora então aqui fica o post que servirá para ir mostrando e ir pedindo ajuda (maioritariamente) com os trabalhos a cargo do meu Datsun 1200.

É um Datsun 1200 Sedan de 4 portas, branco, datado de 1971 com matrícula "BB" :assobio

Antes de mais, e para ajudar a perceber um pouco aquilo que eu pretendo deste carro, passo por acrescentar ao tópico algumas informações: Tenho 19 anos e sou Estudante Universitário (caloiro do curso de Engenharia Automóvel, no Instituto Politécnico de Leiria), entenda-se por isto, por tanto, algumas coisas claras: Escassez de dinheiro, Escassez de conhecimentos, Muita vontade de aprender e algum pouco tempo. :lol Quanto à escassez de conhecimentos, acho que me podem dar uma ajuda; quanto ao tempo vai-se arranjando; o problema é o dinheiro eheh  :-X

Devido um pouco a toda a situação que engloba este carro, eu não pretendo inteiramente fazer um restauro a curto prazo, nem de perto! O que eu pretendo primeiramente é pôr o carro a andar, e assegurar-lhe as condições mínimas de segurança e de mantimento. Depois de acabar o curso, com mais conhecimentos e, espero eu, com mais possibilidades financeiras embarcar para um restauro mais profundo e completo! Sendo portanto a minha ideia à priori, que este seja um projecto para a vida, para ir trabalhando e melhorando ao longo de vários anos indefinidos eheh

Tal como referi em cima, eu sofro de uma grande lacuna no que toca a conhecimentos de mecânica, pelo que este post servirá maioritariamente para tirar dúvidas e esclarecer questões que me ajudem na reparação do Datsun.

Começo então por postar algumas fotos do carro nos primeiros dias que os tive! Nos posts a seguir irei pondo fotos mais actualizadas do trabalho que vou fazendo, e esclarecendo algumas dúvidas:









Comprei o carro sem documentos, sem chave.

Estado actual do carro (à data 09.05.2013):

O carro não pega. Depois de alguns despistes (e utilizando ligação directa no canhão, por causa do facto de não ter chave) notámos que não chega faísca ao distribuidor, o que impossibilitará de o carro pegar. A embraiagem também está nas "lonas" não ganhando pressão por nada (esperemos que seja apenas sujidade) e as rodas estão bastante presas! Vêm ainda com um extra, de um ninho de ratos enorme por baixo do banco traseiro :lol

Trabalhos realizados (à data 09.05.2013):

Fui hoje tratar dos documentos, e por uma quantia absurda de 182€ (pelo facto de estar em nome de outra pessoa e nao haver documentos), terei o carro oficialmente em meu nome daqui a 15 dias.

O carro já está sem os bancos, sem a bateria velha "morta", com algumas limpezas ligeiras só para não estar carregado de pó.
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

#1
Este será o tópico que irei fazendo actualização das fotos que vou tirando com o passar do tempo! Aqui ficam algumas fotos de como o carro está actualmente na garagem!

http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y

Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Umtali

Apesar da tua falta de experiência não deves ter grandes dificuldades em devolver este carro à estrada em pouco tempo:
- Primeiro ponto a teu favor a mecânica muito simples e grande facilidade em arranjar material.
- Os sintomas que apresentas é de um carro parado há muito tempo e a precisar de uma boa revisão geral.
- Começa por tratar do motor e pô-lo a trabalhar - depois tratas da restante mecânica.
- Pelos fotos parece estar completo e com poucos podres - uma polidela e já não envergonha ninguém.

Boa sorte com o projecto e sabes que podes contar com a nossa ajuda ...
João Freire - Sócio AJA nº 11

AndreP

#3
Exacto! Além de ser fácil de arranjar em termos mecânicos (o que é óptimo para começar a ganhar experiência), o material é fácil e relativamente barato de se arranjar!

Quanto aos podres têm alguns, mas pelo que tenho visto por aqui, não parece ser nada de grave!

Na segunda feira já meto mais fotos detalhadas!  :D
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

Para começar, deparo-me já com um problema algo grande e que precisava do vosso apoio:

As rodas estão bastante presas! Como podem ver pelas fotos, estou numa garagem em que o carro precisa de estar MESMO dentro das riscas (devido à circulação dos outros), o que acaba de ser um inferno cada vez que tenho de o chegar à frente para ganhar espaço para trabalhar nele!

O que poderei fazer para aliviar as rodas? (Provavelmente os discos que estão "colados"... As rodas rolam, mas com um esforço tremendo!).

A dica que me tinha sido dado era: Na parte de dentro do tambôr, desapertar o parafuso e deixar sair algum óleo dos travões (premindo o travão de dentro do habitáculo), para aliviar a pressão, depois desmontar a roda, abrir o tambor e aliviar manualmente (já que estas devem estar presas) as "pinças" do travão (penso ter sido este o nome que lhe foi dado)...

Será este a maneira mais fácil e aconselhável para pôr este menino a rodar mais "aliviadamente"?
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Umtali

CitaçãoO que poderei fazer para aliviar as rodas?

Tenta retirar os tambores das rodas de trás (terás que usar alguma persuasão ...) e voltas a meter as rodas sem os tambores ...  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

AndreP

Devo admitir que fiquei um pouco confuso com a tua resposta ::) Não sei se estás a falar a sério ou não  :lol
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

mizé

André,

Vai encontrar seguramente muita ajuda por aqui.

Como já deve ter percebido, existem membros com grande conhecimento técnico que o podem orientar.

Eu diria mesmo, com conhecimento especializado em alguns modelos.

Bom trabalho com esse menino
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Umtali

CitaçãoDevo admitir que fiquei um pouco confuso com a tua resposta  Não sei se estás a falar a sério ou não


Estou a falar muito a sério ... atenção que depois o travão não funciona e também não convém carregar no pedal do travão  :thumbsup
João Freire - Sócio AJA nº 11

AndreP

Será esta a maneira mais simples de "desbloquear" as rodas do carro? é que para ser sincero nunca tirei nem sei à partida como tirar os tambores do carro ::)
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

toyota1000

Permitam-me que tente ajudar. Também tenho poucos conhecimentos, mas vou desmontando e aprendendo pela prática.

Troquei à pouco tempo as maxilas de travão da minha Renault 4L, penso que o sistema deverá ser o mesmo para tirar os tambores.

Iniciamos o processo com o desaperto das rodas traseiras, antes de elevar o chassi.


Seguidamente eleva-se o chassi e remove-se a roda, ficando à vista o tambor de travão.
Aqui podemos observar a capa que protege o cubo de sujidade, e onde se encontra a porca de aperto
do mesmo ao braço traseiro.


Remove-se a capa, com a ajuda de um alicate, suavemente para não a amolgar, rodando para a
esquerda e direita até se soltar.


De seguida remove-se o troço, com a ajuda de um alicate para unir as extremidades abertas e puxa-
lo para fora do eixo. Retira-se depois a capa da porca e a própria porca


Aqui podemos ver as primeiras peças retiradas.


Depois deste procedimento retira-se o tambor exterior de travão. Poderá ser necessário umas
pancadas leves de dentro para fora, com um martelo, no sentido de soltar a peça que poderá estar presa.
Verificamos depois o interior onde se encontra o bombito na parte superior e as duas maxilas, onde
numa delas se fixa o cabo do travão de mão na zona inferior. Nesta foto ainda se verifica a
avaria, o calço de travão descolado da maxila.
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

AndreP

Agradeço imenso a ajuda e as fotos tornaram bastante mais esclarecedor o procedimento, tenho apenas uma dúvida. Quando o "Umtali" referiu tirar os tambores, de seguida a ter a descoberto o interior do travão o que será o próximo procedimento a fazer (mais ou menos) para tirar o tambor para fora?
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

#12
Bem, hoje foi dia de trabalhos no Datsun.

Devido ao problema que tinha em mover o carro de sítio à mão (já que ainda não anda) para trabalhar nele, comecei por abrir os tambores, lixar a ferrugem dos tambores e passar algum WD40 para suavizar as coisas. Depois de fazer o mesmo nas 2 rodas de trás, retirei o banco da frente do pendura que ainda não tinha saído e tentei tirar o banco de trás (mas parece que o parafuso da direita quer dar alguma luta...). Tentei ainda começar a cerrar o parafuso do canhão (para o tirar para fora), mas parece que da maneira que o estava a fazer não ia longe.

Acabei por aproveitar para fazer uma apresentação completa e mais detalhada do carro. Um pouco cansado dos posts só com fotos e fotos (carradas delas) que acabam por baralhar e confundir um pouco acabei por fazer 2 coisas: As tradicionais fotos e gravar um vídeo onde mostro e vou falando do carro!

Acho que acaba por ser mais fácil para quem vê, pois ao mesmo tempo que está a ver o carro em melhor pormenor, vai ouvindo falar nele e as coisas que falta, dúvidas, etc etc etc... Acho que seria uma boa ideia a adoptar neste tipo de "reportagens" nos vários estágios do carro eheh! Sem mais demora, aqui fica o vídeo e as ditas fotos:

http://youtu.be/LhKxkxhQe-Y











































Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

prelude guy

A "reportagem" com o Renault 4 foi bem intencionada, mas penso que acertou ao lado  :lol

O carro é de tracção à frente, de modo que o eixo traseiro é só vai a reboque e tem os rolamentos apertados no cubo.

Se o Datsun for como na Toyota (tenho quase certeza que é), os rolamentos estão dentro dos próprios semi-eixos, de modo que o tambor está "solto" (exceptuando um parafuso minúsculo); isto é, são os pernos que apertam a roda que fixam o tambor na sua posição.
Mas se os travões estão colados, solto é coisa que não se vai ver...  ::)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

AndreP

Ehehe realmente bem me pareceu que era diferente, mas nem me lembrei desse pormenor! ehehe mas ajudou o suficiente para ter uma ideia do que iria encontrar :thumbsup
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]