Revisão geral/Restauro Datsun Sado 1.2

Iniciado por Agreira, 12 de Novembro de 2013, 13:22

Tópico anterior - Tópico seguinte

Agreira

Boas tardes a todos, tal como dito irei em reve restaurar uma Datsun Sado, a carrinha vai servir para os mais determinados fins mas irá ser estimada o mais possivel tal como o resto da frota cá de casa.

A ideia será retirar a cabine para reparar os podres e retirar tambem a caixa de carga para pintar os ferros das taipas e envernizar as mesmas.

Para já tem se retirado o que nao vai fazendo falta para se começar a dar avanço na mesma.

As forras das portas, tapetes e os bancos já estao a receber mimos apenas ficou o banco do condutor para se poder deslocar a carrinha.













As fotos até agora tiradas sao apenas estas espero que dêm para perceber o estado da burra  :green:



Agreira

#1
Gostaria desde já deixar uma pergunta pois na casa de peças nao aparece em catalogo.

O filtro de ar desta carrinha saiu em mais algum carro?
As dimensoes sao as seguintes:
ext.-205x130 int.-155x75 alt.-70


RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Agreira

#3
Bate chapas ja a viu ontem, e para o mes que vem já começa a mexer nela  :green:

Diz que tem trabalho para 1 fim de semana, apenas precisa de levar chapa nova no cimo do vidro, esta semana ainda mando quinar a chapa nova para lhe aplicar.

Hoje irei tirar fotos do podre que estou a falar mais em pormenor.

Relativamente ao filtro de ar, segundo o senhor que ficou de o mandar, vir diz que apenas saiu para este carro.
Como pela regiao existem algumas a rodar ficou de mandar vir uns quantos para o preço ficar mais baixo.


Logo ja cá meto fotos.  :thumbsup

RuiX-8

Ela já é simples de chaparia, e se não está podre é num instante.
Tendo possibilidades é desmonta-la toda, aproveitar que é uma máquina simples e ir ao osso.
Seja como for o importante é ser estimada e que traga muitas alegrias.
If you always do what you always did you will always get what you always got.

Agreira

Apenas tem o cimo do vidro podre.

Hoje houve um bocadito de tempo e la se tirou o vidro.

Entretanto ficou de noite e como nao levei a maquina, acabei por tirar com o telemovel as fotos pouco se vêm. :duh:

Aqui ficam:




Falta agora retirar o vidro de trás. A nivel de bate-chapas irá com a cabine montada, depois irei a retirar para dar uma limpeza por baixo e ser pintada sozinha.  :green:




MRS

#6
O filtro de ar deve ser igual ao da Vanette C20 e será talvez mais fácil de comprar em Espanha onde as Vanettes eram fabricadas .

Se mandar vir mais filtros , fico com um .

Se souber onde consigo arranjar o emblema Sado (alguém que encontre á venda em feiras de peças ) estou interessado .

Pergunte o que quiser que deste modelo sei qualquer coisa .

Já agora dou-lhe um conselho : retire a cabine do chassis que é muito fácil e pinte-a cá fora sem nenhum componente mecanico nem cablagem . Fica outra coisa .

MRS

Agreira

#7
Citação de: MRS em 20 de Novembro de 2013, 10:44
O filtro de ar deve ser igual ao da Vanette C20 e será talvez mais fácil de comprar em Espanha onde as Vanettes eram fabricadas .

Se mandar vir mais filtros , fico com um .

Se souber onde consigo arranjar o emblema Sado (alguém que encontre á venda em feiras de peças ) estou interessado .

Pergunte o que quiser que deste modelo sei qualquer coisa .

Já agora dou-lhe um conselho : retire a cabine do chassis que é muito fácil e pinte-a cá fora sem nenhum componente mecanico nem cablagem . Fica outra coisa .

MRS

Quanto ao filtro nao fica esquecido  :)

Relativamente ao simbolo muitos pelo que tenho visto tiravam, tenho a sorte de ainda ter todos. Se por acaso vir em algum lado direi algo  :thumbsup 

A cabine em principio será mesmo para sair para pintar mas como por baixo nao tem ferrugem irá assim para o bate-chapas pois evita o facto de andar a montar e desmontar sem necessidade ;)

Vou deixar aqui as perguntas que tinha feito no topico de apresentação pois fica mais coeso.

Citação de: MRS em 20 de Novembro de 2013, 11:07
Um pouco de hiatória :

-O Sado tem duas homologações ,já que a segunda série tem a carroçaria mais comprida .Tal nota-se no painel a seguir ao fim das portas ,mais estreitos na primeira série e mais largos (acho que cerca de 5/10 cm) na segunda série .

-Esta alteração foi efectuada a pedido dos concessionários nacionais , pois os condutores mais gordos /grandes , ficavam com pouco espaço entre o volante e a barriga o que dificultava a condução .

-O desenho original era para o "japanese male" ,sendo que o "português male" é um pouco maior .

-A diferença nos ofícios de homologação nota-se na caixa de carga (comprimento) maior na primeira série e mais pequena na segunda série .

-A introdução da "chaufage" é portanto uma terceira série , sendo que só existiu na carroçaria maior .

MRS

Muito obrigado pelo esclarecimento caro MRS.

Desconhecia de facto essa diferença entre a 1ª e 2ª série.

Já agora e aproveitando a deixa, deixo mais 2 perguntas.

A nivel de livrete todas elas sairam de 3 lugares correcto? Estou a perguntar isto pela seguinte duvida, no Dua vem la como sendo de 2 lugares, coisa que estranhamos tendo em conta que a nivel de numeração e modelo está correcto, ate a nivel de motor pois tambem nos foi entregue o livrete mas nao é perceptivel os lugares.

A nivel de caixa de carga está lá descrito como "quadro", supondo que é de caixa aberta nao deveria vir descrito mesmo caixa aberta? ::)

Cumprimentos

MRS

Penso que na altura todas sairam com 3 lugares ,mas a minha também só tem 2 lugares .As regras actuais são diferentes dos anos 70 ,talvez por isso tenha havido alguma alteração no DUA .Para ter 3 lugares á frente tinham de medir 30cm do centro do volante á porta esuqerda e e 90 cm do centro do volante á porta direita .Pode medir sff.

É normal trazer quadro , mas depois passa para o que tiver em cima , caixa aberta , com ou sem toldo ,contentor ,etc. Se fôr ás IPO e tiver quadro lá escrito e tiver montada uma caixa aberta , eles não fazem a inspecção e mandam alterar o DUA.A mim já me aconteceu com o meu .

MRS

Agreira

#9
Citação de: MRS em 20 de Novembro de 2013, 17:55
Penso que na altura todas sairam com 3 lugares ,mas a minha também só tem 2 lugares .As regras actuais são diferentes dos anos 70 ,talvez por isso tenha havido alguma alteração no DUA .Para ter 3 lugares á frente tinham de medir 30cm do centro do volante á porta esuqerda e e 90 cm do centro do volante á porta direita .Pode medir sff.

É normal trazer quadro , mas depois passa para o que tiver em cima , caixa aberta , com ou sem toldo ,contentor ,etc. Se fôr ás IPO e tiver quadro lá escrito e tiver montada uma caixa aberta , eles não fazem a inspecção e mandam alterar o DUA.A mim já me aconteceu com o meu .

MRS

Mais uma vez muito obrigado pelo esclarecimento caro MRS.

Relativamente ao numero de lugares, nao fazia ideia de que teria de obedecer actualmente a essas medidas. mas torna-se estranho o facto de la ter os bancos e nao lhe poder-mos dar uso  :D

A nivel da caixa pensie eventualmente nessa situação, mas tambem estranho o facto de ela ter tido inspecção ate ao de 2006 sem qualquer tipo de anotação (provavelmente uma inspecção muito rigorosa...)  ::) vai na volta e nunca teve a caixa "legalizada", mais um problema  :green:


Edit: Tirei fotos da distancia das portas ao centro do volante tal como solicitou, de ambos os lados dá um pouco mais do que disse.
Terá portanto dentro das "regras" actuais, o que pode significar que os 3 lugares serão permitidos na mesma?

Da porta do condutor ao centro do volante:


Da porta do pendura ao centro do volante:


De porta a porta (chapa) dá 141cm, tirando 1 cm para cada lado para grossura das forras daria cerca de 139cm.
Portanto aos 38cm +/- tirando 1cm dá 37 e no lado oposto 103cm-1cm= 102cm.

Cumprimentos


Agreira

Boas malta,
Hoje houve mais um tempinho livre e lá se fez mais qualquer coisa. Retirou-se a caixa de carga e ainda bem que se o fez   ::) Umas das travessas do chassi tem um ponto de corrosão e ja fez buraco. Não tirei foto em pormenor porque com o telemovel nao dava para ver muito bem. Assim que possivel irei tirar com a maquina que mais uma x por esquecimento ficou em casa  :lol

Caixa de carga "out"




O podre inferior do vidro:


E a parte superior do vidro toda podre:


Para o próximo fim de semana a carrinha irá para o bate-chapas se tudo correr como planeado para tratar dos podres antes irá mudar de local para que desmanche tudo quanto possivel para verificar a existencia de mais surpresas  :green:

Por agora é tudo  :thumbsup


MRS

Bom dia

As medidas para os 3 lugares eram as da altura .Não sei se agora nas homologações de novos ainda se regem pela mesma teoria .

MRS

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Agreira

Obrigado malta pelo incentivo  :green:

Voltando aos trabalhos:


Após aguardar que secassem, as taipas foram todas lixadas e devidamente envernizadas com verniz maritimo.


Enquanto isso os ferros foram todos a jacto de areia e devidamente zincados para nao enferrujar enquanto aguardam pintura.



Entretanto e como tive um tempinho livre, pus-me de volta da matricula traseira, que para já irá ficar a mesma. Não tenho fotos do antes mas os numeros estavam a desfazer-se e bastante detiorados, ficaram melhor mas nao perfeitos.


Por agora é tudo, o bate-chapas tem atrasado tudo pois ainda nao deu uma data definitiva para fazer o serviço, assim e como a carrinha ainda vai ter de mudar de sitio pelos proprios meios nao nos é possivel tirar muito mais.

Espero em breve tirar as jantes originais para as levar ao jacto de areia tambem.
Gostaria de pedir aos entendidos sobre que veiculos usariam a mesma panela de escape que a sado.
A original esta bastante podre e gostaria de colocar uma devidamente igual ;)

mizé

Pois a mim a matrícula, sendo a original, parece-me óptima
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54