Entusiastas, Amigos e a sua interação !

Iniciado por Toylex, 16 de Março de 2016, 08:21

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

Acabei de me re-apresentar

Sigam o meu exemplo e vamos ver...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Citação de: FC em 30 de Março de 2016, 21:54
Toylex

Faça como entender, eu acho que me exprimi bem, este é um exemplo de muitos que se podem fazer.

E eu por norma não faço nem digo piadas, pois não trabalho em nenhum circo.

Lamento que tenha recebido assim a mensagem

Se o objetivo for criar movimento e no fórum com especulações, lamento, não vou poder contribuir, pois acho esta resposta suficientemente e injustificadamente agressiva para decidir não especular, FC tive oportunidade agradável de conhecer e trocar umas poucas palavras no passeio de Viseu, e por isso surpreende-me a forma expressa.

Piada, não foi forma que utilizei para chamar seja quem for de trabalhador de circo, não sei onde pode estar tanta ofensa, e piada tem a ver mesmo com o comentário de que vamos reapresentar-mo-nos novamente quando todos já o fizemos (se tal for para frente, os moderadores que criem o forum versão 1.1 ou II) e se alguém anda cá à 9 anos, basta participar e ler o forum q.b. para passar a conhecer e a dar-se ao conhecimento, precisa sempre de se andar a apresentar a novos membros.

Vamos deixar de coisas e perder tempo com coisas que se vêm onde não há nada para ver, porque é com cenas destas que muitos fóruns ficam às moscas, piada, quem é que chamou seja quem for de piadolas, fui eu, bom já chega, não vou criar conflito algum, pois como é verdade já são muitos anos e ninguém me viu públicamante em conflito com ninguém aqui no AJA.

Um abraço FC e espero que tenhas percebido melhor o sentido de "piada"   
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

Citação de: Santos Silva em 30 de Março de 2016, 21:45
Foi quase ao mesmo tempo que colocamos os posts Toylex mas eu acho muito bem que nos voltemos a apresentar aos mais novos, aos que aqui chegaram há pouco tempo. Não vejo onde isso possa ser uma piada...

Para si que nos conhecemos melhor, porque além do fórum já tivemos oportunidades de falar pessoalmente várias vezes, e no seguimento do meu raciocínio num poste anterior, tenho a dizer-lhe que o sentido de piada e no meu entender tem mesmo a ver com o absurdo, se achar(em) menos ofensivo, de voltar a abrir-se novos tópicos para mostrar aquilo que já está à muito no visível no fórum, pois a confusão de um novo membro a ver apresentação mais antiga e agora dar-se conta de uma nova apresentação da mesma pessoa, isso no meu entender é confuso, ou então dar tempo aos moderadores para ser criado novos campos no menu principal para as novas situações aqui faladas, tipo  "A re-apresentação dos antigos e dos novos membros" é tudo uma questão de organização do fórum, e este é provávelmente um dos mais bem organizado.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Toylex,

Antes demais, não se aborreça nem com o meu comentário nem com o do FC (que normalmente leva muito a peito as coisas! é muito entusiasta! E ainda bem). Ou somos livres de comentar e trocar ideias ou então mais vale irmos embora.

Alguma vez ao abrir este tópico pensou que podia chegar aqui? Ter tantas palavras aqui escritas?
Se a ideia não foi agitar as águas e pôr a malta a pensar e a atuar então não valia a pena ter iniciado...

Eu aproveitei tudo o que aqui se escreveu e como mote já desenterrei a minha apresentação que estava na página 42... quantos novos membros se terão dado ao trabalho de procurar a apresentação dos mais antigos?

Fiz mal? Não me parece mas pelo menos já iniciei alguma coisa.

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Toylex

Não se trata de aborrecimento algum, mas no caso do FC fui confrontado com afirmações injustas sobre o sentido da palavra "piada" e quanto ao Santos Silva nem vou comentar porque já sabe o que eu acho mas, repito, é dos elementos com quem tenho mais à vontade e percebo a sua forma de estar.

Ás vezes é preferível questionar antes de atacar, mas vamos colocar um ponto final sobre o assunto, respeito as decisões tomadas pelos moderadores para o futuro deste fórum, se proferi alguma palavra menos bem entendida, também expresso as minhas desculpas.

Vamos em frente  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Datsunbat

Depois de ler todas as páginas (ufa) cheguei a essa mesma conclusão que todos chegam...as redes sociais estão realmente a atingir na transversal todos os foruns e mesmo páginas de net de empresas e etc....

Mas é precisamente aí que nós entramos...onde há tanta informação partilhada acerca dos nossos jap's?
Onde é que todos podemos partilhar aquilo que fazemos aos nossos jap's e pedir opiniões? Onde é que existe uma base de dados tão completa de modelos, de explicações etc, como aqui?

Apesar de haver pouco movimento, o que já tinha até referido a alguns elementos aja há bastantes anos, há que continuarmos em força...

Foi nesta casa que aprendi Tudo, repito, tudo sobre o meu Datsun 1200,,,e foi precisamente aqui que resolvi e me foi explicado tudo, repito, tudo em termos de dúvidas que tive com os meus carros...portanto, que outro lugar é isto possível?

Além de que, e como diz o Umtali, posso percorrer Portugal de Norte a Sul que não fico uma noite na rua...criei amizades aqui...hoje muitas delas são amigos próximos...

Penso que acima de tudo, a dinamização do clube tem que partir de nós, e a ferramenta que nos está a chatear pode até servir como catapulta, ora vejam por exemplo num tópico. Se eu criar um tópico, porque não partilhar por exemplo no FB, mas em vez de colocar as fotos todos e etc, usamos o link e está...quem tem curiosidade vem e aparece e regista-se...penso que é uma boa estratégia...

Ainda há uns anos, o Rui me disse assim "onde andas? era melhor que deixasses de escrever no FB e escrevesses no forúm"...

E assim vai ser...

Abraço
In DATSUN We Trust!

blardY


Bolas... foi duro ler isto tudo, mas sem isso não conseguia também participar.

Adorei o tópico, porque efectivamente todos os que participaram têm como eu "Sede de JA´s"  e não se esqueçam que é isso que nos reúne, e é isso que nos move!

Odeio quando dizem que eu gosto de carros ou pior, que eu percebo de carros!! Eu não gosto de carros, gosto sim de carros japoneses antigos, e não percebo de carros, conheço bem determinados modelos dentro dos japoneses antigos. Sou elitista? Não, estou bem definido nesta matéria, e por isso procurei quem pensa como eu para que não pareça louco.

A prova de que o Fórum do AJA dura quando muitos já foram, e que vai continuar muito embora as redes sociais sejam mais "user friendly", são as respostas todas que aqui li. Todos precisamos disto, infelizmente o tempo nem sempre chega para o alimentar.

Eu não frequento outro fórum, já fui dependente do fórum como hoje já não sou (3 dias sem ver aguentam-se) mas uso-o para partilhar o que faço com os meus JA´s, para ajudar como no início quem tem os seus JA´s, e para falar sobre tudo o que me surpreende ou gosto referente aos JA´s. Já não o uso para conviver com os amigos que aqui fiz, que conheço há muitos anos e que para mim são da minha família, a família AJA da malta que é verdadeiramente como eu no que toca a carros!!! Ao longo dos tempos, sempre assistimos a novas entradas e de muita gente que infelizmente só há pouco nos encontrou.

Confesso que não me preocupa ver fotos dos meus carros com a matrícula à vista na net mas não alimento isso, daí que não use as redes sociais para os mostrar. Falo sobre eles convosco, e não me importo de mostrar que só limpei os tapetes e meti gasolina.
Sobre as as críticas que em tempos me chegaram a fizer demasiada confusão, hoje são um suspiro e um sorrido. Desejo sim que se divirtam com os JA´s como eu tento fazer todas as semanas, pois para olhar, olho para as fotos dos vossos. Se nos pudermos divertir juntos ainda melhor, e para isso existem os Eventos do AJA  :green:

Alimentem no fórum o que entenderem por bem, porque de certeza que haverá sempre alguém do outro lado a responder  :thumbsup
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

rpm

#38
Eu não concordo com essa postura. Não percebo como é possível gostar por exemplo de um Cedric 430 sem se gostar de um Cadillac Seville, que tanto o inspirou. Nem percebo como é possível gostar de um AE86 e não gostar de um GT86, só porque o último é novo e o primeiro é antigo.

Para gostar verdadeiramente de carros, independentemente das preferências, temos de reconhecer valor em todas as nacionalidades e idades. Não é sendo fundamentalista que se vai trazer reconhecimento aos carros Japoneses.

Sinto que este tipo de ódios deriva apenas de desconhecimento. Quem for "automobilisticamente culto" terá certamente uma perspectiva bem mais abrangente das coisas.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

blardY

 Rui vou tentar expor melhor o meu ponto de vista para que o percebas, não precisas de concordar com ele e se achares que está errado, ficas a saber que é o meu.

- Um Cedric e um Cadillac Seville não têm nada a ver em termos mecânicos, esteticamente existem poucas semelhanças e apenas porque à base de um japonês foram acrescentados alguns traços por forma a facilitar a sua inserção noutro mercado. Não queria um Seville nem dado, mas não digo que seja mau porque nem o conheço, simplesmente não gosto, nem perco tempo a perceber as suas características.
- Eu não disse que não gostava de um GT86. Gosto como gosto do novo MX5 ou de um S14 ou de um S2000, R35 etc... serão futuros JA´s e não acredito que existam amigos dos japoneses antigos que não sejam amigos dos japoneses novos, simplesmente os últimos não são o principal foco destes entusiastas em específico.
- Não só reconheço valor aos não japoneses como aprecio alguns e não me importava de os ter, simplesmente para ter um não japonês já teria de ter todos os japoneses que ainda não tenho.
- Por ter especificamente o gosto que tenho e por fazer o trabalho que faço em prol do reconhecimento dos JA´s, não preciso de dizer mal dos que não o são ou ter ainda de os comparar. Falo bem dos JA´s pelas suas características simplesmente.
- No teu último ponto foi onde vi que estás redondamente enganado sobre o que escrevi. Não nutro qualquer sentimento de ódio pelos carros não japoneses e até lhes reconheço imenso potencial, algum que inspirou até muitos JA´s que aprecio. Agora se perco tempo com eles? Adorei conduzir um 1602 e achei claramente superior a um SSS (em termos mecânicos são semelhantes) e com isso procurei informação para conhecer melhor o modelo, agora salvo carros que me surpreenderam ou que descobri que têm características interessantes, não tenho interesse em saber.

Para se ser Amigos dos Japoneses Antigos basta ter um carro comprado ao acaso mas que por sinal, até suscitou algum carinho no dono que o mantém. Com isso surge a necessidade de partilhar isso com quem também o faz. Se são ou não "automobilisticamente cultos" isso é outra questão e como tudo na vida, quem o ambicionar ser, basta trabalhar para isso, não é difícil  :thumbsup

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Santos Silva

Entendo o Blardy... e entendo o RPM.

Em geral, gostamos (os portugueses) de saber de tudo, ser o homem dos 7 instrumentos, ser os McGiver, ter opnião sobre tudo (4 portugueses 5 opiniões como costumo dizer) mas a verdade é que, em geral, quem sabe um pouco de tudo, não sabe muito de nada. Esta será a perspectiva do Blardy que prefere especializar-se numa marca e perceber o mais que puder nela, do que tentar perceber de todas e ficar pela rama.

Também eu não sou de fundamentalismos e "gosto de carros" sejam eles de que marca ou modelo forem. Será deformação profissional, sim deve ser. Gosto de um AE86 como gosto do GT86. Claro que é mais fácil ter dinheiro para um mais antigo que para um mais moderno e por isso focalizo-me naqueles em que posso almejar a possuir. Mas também sou fundamentalista ao ponto de dizer que há modelos para os quais não tenho paciência... e a culpa é dos donos que os "deformam" e alteram ao seu belo prazer. E para que não restem dúvidas: 4L não me diz nada e já conduzi; Carocha tive aulas de condução num e chegou...; 2 cv é mesmo só para mostrar mas mecânicamente não me satisfaz; Mini já tive um mas é demasiado pequeno e minimalista, encontrar um original é raro. Fiat 600 teve a sua época e importância e adormeci muitas vezes dentro de um quando era bebé, mas é apenas um meio de transporte lento e desconfortável. Em suma, aqueles que toda a gente gosta, eu faço por não gostar!

Na perspetiva do RPM, o conhecimento de todos serve para perceber quais os melhores e quais as diferenças para poder ser isento nos seus comentários. É um exemplo, de exceção, de alguém que procura o conhecimento de tudo mas que sabe ir mais fundo e conhecer bem quase tudo. Mas o RPM também tem a sua marca de eleição como todos nós. E o Fiesta lá de casa é "O" Fiesta! E o 100A faz-lhe "comichão" como a mim que, se tivesse €spaço talvez quisesse ter um Fiat 600 ou um MG1300 que foram os carros do meu pai quando eu era puto.

Penso que a opção de "gostar" de uma marca ou outra e de alguma forma nos "fecharmos" em torno dessa marca é apenas uma racionalização. Uma forma de podermos estar focalizados em algo sem nos perdermos na vastidão das marcas e modelos que existem e existiram em todo o mundo.

   
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#41
Lamento a demora na resposta, na altura em que vi não tinha tempo e depois passou-se-me.

Sem me querer alongar muito acho que as nossas perspectivas na realidade não estão tão distantes quanto isso.
Na minha interacção com Japoneses sempre me impressionou a forma como respeitam a cultura e produtos estrangeiros, que depois incorporam e alteram à sua maneira. E desta forma reconheço o hamburger de camarão do McDonalds Japonês e o Datsun Cedric como duas manifestações do mesmo fenómeno (nestes dois exemplos incorporação da cultura Americana, executada num estilo Japonês). Penso que esta mesma abertura e interesse por tudo o que se passa no mundo (automóvel) nos fará bem também. Eles não têm aquele orgulho cego "o que nós fazemos é que está bem e não quero saber dos outros", aplicam antes o "olha, observa, aprende e faz melhor". ;)
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Toylex

Citação de: RPM em 07 de Abril de 2016, 20:16

Na minha interacção com Japoneses sempre me impressionou a forma como respeitam a cultura e produtos estrangeiros, que depois incorporam e alteram à sua maneira. E desta forma reconheço o hamburger de camarão do McDonalds Japonês e o Datsun Cedric como duas manifestações do mesmo fenómeno (nestes dois exemplos incorporação da cultura Americana, executada num estilo Japonês).

De referir que o Cedric 430 foi desenhado por italianos.


E aproveitando o 1º post deste tópico, queria registar que deixei de receber por email o resumo de atividade no fórum. Curiosamente foi depois de ter aberto o tópico e referido que recebia diáriamente o resumo, houve alterações pela moderação  ???
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

rpm

#43
Citação de: Toylex em 07 de Abril de 2016, 21:26

De referir que o Cedric 430 foi desenhado por italianos.
De acordo com o chamado "sheer look" introduzido pela Cadillac em 1976.;)
Do 330 para o 430 há uma mudança radical de Coke Bottle para Sheer Look e foi precisamente o Seville que desencadeou isso no meu entender.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

RuiX-8

É interessante encontrar um tópico com este tema depois de ter deixado de vir ao forum (e à internet em geral) e agora regressar.
No meu caso foi mesmo a vida que se atravessou à frente. A partir do momento que volto a ter tempo e disponibilidade volto a participar, a comentar, a perguntar, com o mesmo entusiasmo, com a mesma paixão pelos clássicos e com a mesma vontade de aprender e de partilhar o pouco que sei.
Na minha opinião o que tem matado os foruns são as redes sociais, neste caso o facebook e o instagram.
Nada mais.
Não concordo que seja a vida que leva os foruns a ter menos participação. Sempre existiram casos em que alguém deixa de aparecer, como foi o meu caso, e o forum continua.
Sempre existiram casos de malta que perde o entusiasmo e vende os carros, e o forum continua.
Sempre existiram casos de malta assídua que entretanto tem um filho e passa a vir espreitar apenas uma vez por semana, e o forum continua.
Mas nunca tinha existido algo em que seja tão fácil ter páginas sobre temas que nos interessam e que ao mesmo tempo nos estimulam tanto o comodismo e a letargia como o facebook e o instagram.
Em qualquer grupo de clássicos do facebook, desafio-vos a apontarem quantos amigos se fazem.
Desafio-vos a encontrarem uma história em que dê para seguir um carro numa família, ou um achado, ou um restauro.
Não há. São posts isolados.
Desafio-vos a tentar aprender algo num grupo de facebook. Exceptuando uma ou outra partilha de algum link e uma ou outra ideia que se tira, também não dá.
Desafio-vos a encontrarem muitos posts com mais que uma curta frase.
Nada. Zero conteúdo, mas também zero esforço.
E é isto que atrai as pessoas, um comodismo viciante de ter pouco trabalho a ler, menos trabalho a escrever e nenhum trabalho a pensar.
Dava uma tese de sociologia. Eheh
Gosto dos foruns e continuarei a gostar enquanto durarem, e até mesmo depois, se ficarem arquivados. Eheh
Apesar de tudo acredito que seja apenas uma má fase. 
Portanto, para a frente com o nosso AJA.
If you always do what you always did you will always get what you always got.