Restauro KE20 Deluxe (1973)

Iniciado por ceed, 28 de Setembro de 2016, 21:28

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ceed

Ora boas noites. Antes de mais espero estar a criar o tópico no sitio certo.

Como descrevi na minha apresentação, encontro-me a restaurar um carro que consegui trazer de volta a casa e que foi o primeiro carro do meu pai.
O carro encontrava-se parado já há alguns anos e estava sem motor, sem caixa e o capot não corresponde ao carro. A caixa apesar de não estar montada o dono tinha-a em sua posse, assim como o respectivo capot. Fica então a faltar-me um motor.

Neste momento o carro encontra-se em fase de desmontagem para posteriormente ser tratada e pintada a chapa. Como é de esperar os 43 anos, alguns deles, passados na rua não perdoaram o aparecimento de alguns (leia-se bastantes) podres.

Ora e cá vão as fotos:

O estado em que o carro foi encontrado.
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Já na garagem.
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Interior parcialmente desmontado, existe um podre com alguma dimensão na zona dos pés do passageiro.
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Uns podres que foram remendados à moda do Manel GT, com bastante betume.
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Zona do pneu suplente a necessitar de ser toda reconstruída.
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Embaladeiras em bastante mau estado junto à roda dianteira.
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Resta-me dizer que o carro encontra-se bastante mau a nível de chapa, não fosse o valor sentimental do carro e nunca me teria metido em tal trabalho. Conto com a vossa ajuda para me esclarecerem acerca de algumas dúvidas que vão surgindo e da minha parte também estou disponível no que for possível. :)

Kaizen

#1
Estes projectos de valor sentimental são os que têm maior rentabilidade  :thumbsup
Boa sorte com o processo de restauro.

Qual é a tua experiência em automóveis ou restauro? Ajuda muito quando se tem inclinação para este hobby.

Um conselho que costumamos dar é o de investir primeiro nas peças que têm de ser substituídas  (borrachas, casquilhos, ponteiras, tubos de água etc) e restaurar as peças que o podem ser (radiador etc) antes de avançar com a chapa e pintura. Ganhas tempo para conhecer melhor o carro, processos etc.

Mantém o tópico actualizado  :thumbsup

Edit: aí em Viseu tens o um associado do AJA que é dos mais conhecedores do modelo, o Earthp.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ceed

Tenho experiência com automóveis, são o meu trabalho, no entanto é o primeiro restauro que vou fazer, daí surgirem algumas dúvidas.

Curiosamente, tinha pensado fazer o contrário, tinha pensado em despachar logo a chapa pois sei que é aquilo que me vai sair mais caro. Como ainda vai levar tempo, ia aproveitando para limpar e restaurar as peças que retirei do carro. Pelos vistos já estou a cometer um erro.

Vou pesquisar por tópicos do Earthp, é sempre bom conhecer malta conhecedora do modelo. Já foi uma boa ajuda.  :)

RT

'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

rpm

Boa sorte no restauro! Sem dúvida que as peças novas são fundamentais pois são complicadas de encontrar e sem elas não consegue acabar o carro. Chapa/pintura faz-se em qualquer altura.


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本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

ceed

Depois de uns dias sem novidades, passo por aqui deixar mais uns desenvolvimentos. E que não são nada animadores.

O carro já se encontra todo desmontado e já foi visto por um bate-chapas.
Aqui é que começa a parte má, o senhor frisou que o estado do carro é muito mau e disse-me que está num estado quase irrecuperável. Sem dar nenhum orçamento, falou-me que o serviço nunca ficaria em menos de 7000€.

Mesmo sabendo que o estado do carro não é o melhor e que a mão de obra destes serviços é caro, nunca pensei que ascendesse a estes valores.

Umtali

CitaçãoMesmo sabendo que o estado do carro não é o melhor e que a mão de obra destes serviços é caro, nunca pensei que ascendesse a estes valores.


Caro não significa bem feito ... já vi trabalhos feitos nesse valor e já estão a ganhar ferrugem!!  :wall  :wall  :wall
Apesar de ter algum trabalho a fazer não é nada de especial, semelhante a muitos outros e acredito que pode ser feito por metade do valor. Para facilitar o trabalho sugiro a procura de um dador sem documentos  :thumbsup

João Freire - Sócio AJA nº 11

Vtwin

Eu acho que ele "atirou" esse valor mesmo para não pegar no trabalho, e se fosse para lhe pegar que fosse bem pago..
António Martins

mizé

Nada como pedir outras opiniões e orçamentos.
O preço,  como diz o Umtali (e ninguém como ele para saber disto), não é tudo. Caro não é sinónimo de qualidade.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Kaizen

#9
Esse valor foi para não pegar no serviço, não desmoralizes. Talvez tenha sido bom no sentido de considerares as experiências que têm sido aqui transmitidas.

Quando puderes coloca boas fotos do cofre do motor, frente, corta fogo, pilares e chão do carro. Tira também às longarinas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Antes de mais, bem vindo ao AJA e parabéns pelo projecto.

Eu também tenho um KE20, comprado há 10 (dez) anos, ainda não está pronto. Portanto não desmoralizes na primeira dificuldade.

O valor que te deram para a reparação está mais que inflacionado. Como já foi dito, deram-te esse preço para não pegar no trabalho.

No meu caso:
- duas embaladeiras feitas de novo
- os cantos das cavas de roda foram feitos novos
- metade do corta-fogo foi feito novo
- metade dos guarda-lamas foram feitos de novo
- dois buracos no chão fora remendados
- uma porta foi remendada


O trabalho de pintura, vai iniciar-se brevemente e o orçamento já com o trabalho de chapa ainda não ultrapassou metade do orçamento que te deram.

Podes ver o tópico do meu KE20 aqui: KE20

Força com os trabalhos!  :thumbsup
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

ceed

A mim pareceu-me que ele queria fazer este trabalho, mas também queria ganhar bem a parte dele. Disse que mais ninguém pegava neste carro senão ele, que já não se restauram carros piores que este, etc., etc..


A acrescentar às que já tinha, de momento estas são as melhores fotos que tenho aos podres do carro:

Cofre do motor, tem um pequeno buraco na travessa inferior do radiador e na longarina esquerda por baixo da bomba dos travões (este podre foi originado por uma fuga de óleo dos travões). O corta fogo tem que ser aberto, apesar de não de ver nada de anormal.
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Painel Lateral Esquerdo, junto à roda traseira. O lado direito encontra-se em igual estado.
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Interior da mala, lado esquerdo, uma das zonas que irá dar mais trabalho, isto deve-se ao facto de um pequeno acidente que o carro teve.
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Lado exterior:
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Zona do tampão de combustível, existem mais dois podres idênticos junto aos cantos inferiores do vidro da frente.
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Embaladeira esquerda, não tão má como a direita.
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Não tenho fotos aos fundos, no entanto encontra-se uma zona podre na zona dos pés do passageiro. A porta do passageiro terá de levar um painel de porta novo.

Estas são as zonas mais criticas da carroçaria do carro, fora isto poderá existir mais um ou outro remendo que seja necessário mas nada de tão alarmante como estes. Acham que é trabalho para 7000€?


Camry 2200, já tinha visto o seu tópico, pena algumas fotos já estão offline. Fiquei admirado com a qualidade e o rigor do trabalho! Quando se faz algo com aquela qualidade não importa se está demorado ou não. O meu objectivo seria algo deste género.

Obrigado pelas vossas respostas.

Umtali

CitaçãoAcham que é trabalho para 7000€?


Acho que já te demos a resposta ...


Citaçãoacredito que pode ser feito por metade do valor

Citaçãoo orçamento já com o trabalho de chapa ainda não ultrapassou metade do orçamento que te deram.
João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

#13
Na região de Viseu arranjas quem te faça a chapa toda por menos de 2000, tens de ir à procura. Em Mangualde tens bons exemplos de bons restauros.

Posto isto, como o carro é para ficar podias decapá-lo à mão de forma a que todas as zonas que precisem de remendo sejam tratadas e não "esquecidas". Poupas dinheiro e trabalho.

As fotos não são elucidativas, mas as únicas zonas de trabalho chato são o corta fogo e os pilares A. Tudo o resto é trabalho diário para qualquer bom chapeiro. As embaladeiras, por exemplo, podes ser tu a mandar fazer em Viseu. Se alguma porta ou painel estiverem maus, tiras do dador sem documentos.

Espero que tenhas ficado elucidado acerca desse orçamento e do caminho inverso que te falámos no início do tópico.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Eu estou com o Umtali:

Encontras na sucata um KE20 em melhor estado de chapa que esse.
Esse restauro vai ser bem demorado e vai ser caro sim mas nunca para valores da ordem dos 7000€ como te pediram.

Santos Silva
Sócio Fundador nº7