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Mensagens - RT

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De facto poderia ter mandado um printscreen  :redface Mas sim está resolvido. :thumbsup

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Boa tarde a todos,

o fórum foi migrado para um novo servidor, caso verifiquem algum problema avisem aqui sff

Da minha parte a única coisa que não funciona é o ícone de novas mensagens nos tópicos.

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Garagem / Re: A minha garagem
« em: 14 de Janeiro de 2022, 13:37 »
Boas máquinas. Gosto imenso dessa versão do Terrano. :clap:

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Apresentação dos membros / Re: Apresentação
« em: 11 de Janeiro de 2022, 10:05 »
 :bemvindo:

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Apresentação dos membros / Re: Mais um
« em: 11 de Janeiro de 2022, 10:05 »
 :bemvindo:

Para adicionar fotos podes usar a opção dos Anexos:


Ou então usar um site próprio como o TinyPic. Depois de fazeres upload o site dá várias opções de código, faz copy-paste do BBCode.

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Apresentação dos membros / Re: Apresentação.
« em: 11 de Janeiro de 2022, 10:04 »
 :bemvindo:

Para adicionar fotos podes usar a opção dos Anexos:


Ou então usar um site próprio como o TinyPic. Depois de fazeres upload o site dá várias opções de código, faz copy-paste do BBCode.

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Garagem / Re: JOTÃO , o "novo" 40
« em: 09 de Novembro de 2021, 11:19 »
Grande máquina, parabéns pela aquisição  :clap:


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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 11 de Setembro de 2021, 15:35 »
Transplante de motor concluído. Foram dias de muito trabalhinho mas valeu bem a pena...

Ora então temos:

- Motor 2C (2.0D) todo novo
- Turbo Garrett 2260
- Embraiagem reforçada c/ pastilhas de cerâmica
- Intercooler STC + tubagens em inox
- Radiador de óleo STC
- Kit de reposicionamento do filtro de óleo
- Tubagens de óleo todas novas
- Escape inox c/ panela final STC
- Radiador de água novo
- Colocação de 2º termoventilador
- Manómetros de temperatura de óleo, pressão de óleo, pressão de turbo e temperatura de gases de escape (EGT)
- Foi usada a tampa de válvulas do 1.8D (mais bonita, não tem as tralhas que tem a do 2.0 e passa por ser motor original), juntamente com o alternador do 1.8D que funciona com óleo (para trocar a tampa é necessário usar este alternador)
- 1 dos apoios do motor estava (quase) desfeito, como tal foi aproveitado para ser feito um apoio novo reforçado. Futuramente reforço os restantes
- Para-choques GTi foi para o sítio mesmo por pintar
- Filtros novos, óleos, etc e provavelmente várias miudezas que nem me lembro

O carro está a andar há 2 semanas sem qualquer problema. Ainda com alguns pormenores por resolver em termos de interior e pintura do para-choques, mas são apenas pormenores.

Está apenas a fazer pressão a 0.8 pois estou a usar a injeção original, mais pressão que isso e falta gasóleo...  Mas está brutal. Tenho ideias de fazer um projecto destes há alguns 10 anos (quando tive a minha primeira starvan), e estava longe de imaginar que estes motores com um turbo e uns pós ficavam desta forma. O carro ficou com um binário brutal, cheio de força e bom andamento. Em termos de consumos não notei diferença para antes e arrisco-me a dizer que está até um pouco mais económico (em condução normal). Ficou também bastante silencioso mesmo a puxar.



















Ainda não tive tempo para tirar umas fotos finais ao cofre de motor, mas logo que possa tiro e posto.

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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 29 de Junho de 2021, 13:30 »
Os trabalhos continuam no novo coração da Starvan.

O mais difícil foi encontrar as 4 pré-câmaras de combustão. Casas de peças não têm, a origem diz estarem descontinuadas (e são caríssimas), ainda tentei no eBay e num site do Canadá mas sempre sem sucesso. A solução? Fabricar as 4 de raíz. Problema resolvido. :thumbsup

Entretanto foi feita uma encomenda grande no AutoDoc de restantes peças que não consideramos necessário comprar originais. Ainda assim dentro do que é peças after-market, tentou-se optar por boas marcas como Aisin (digo after-market mas todos nós sabemos que fabrica para a origem), Gates, Payen, Ajusa. Relembro que de origem levou junta de cabeça, segmentos, capas, bronzes... Ou seja aquilo que irá sofrer maior desgaste.








À partida o turbo também já está resolvido. Ainda falta comprar o intercooler e panela final de escape. Estou também em vias de comprar uma tampa da mala usada mas em bom estado e talvez uma porta do passageiro. Está a aparecer umas ferrugens em sítios que é preferível comprar logo as peças completas e em bom estado, do que reparar as existentes.

Recentemente fiz também uma lavagem interior a fundo. Inicialmente era apenas para passar um pano e pouco mais, mas comecei a usar uns produtos de limpeza por curiosidade e os mesmos me disseram que o carro estava mais sujo do que parecia :lol Caso para se dizer "o algodão não engana". Verdade seja dita que foi a primeira limpeza interior a fundo que fiz desde que comprei o carro. Usei um produto próprio da Redex para esfregar os bancos e quartelas. O restante interior foi limpo com um APC (All Purpose Cleaner) que não deixa acabamento gordusoso/brilhante. No geral o carro ficou limpo e cheiroso (não que antes cheirasse mal, mas ficou melhor agora :green: )




Aqui era notório a sujidade...


Por curiosidade desmontei as condutas de ar para limpar e encontrei este parafuso assim... Desmontado...

Portanto menos um barulho parasita.


Os tapetes não aparecem na foto pois estão a secar.
Sim os bancos têm alguns defeitos nas laterais mas como vou montar os do AE86 não me dou ao trabalho de reparar estes originais.

Entretanto já passou os 352.000kms e continua sem se queixar de nada. Acho também que já resolvi as fugas de ar nos pneus pois estão a manter a pressão desde o último furo em Março.

Em breve vai levar anilhas centradoras nas jantes para reduzir alguma vibração.

Aos poucos vai lá...  :thumbsup

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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 18 de Março de 2021, 16:27 »
Pouco ou nada se tem passado com a mula, que está bem perto de atingir os 350.000kms.
Há poucos meses descobri um parafuso enfiado num pneu, que por sorte era o pneu de socorro que estava a usar na altura. Foi reparado e entretanto no domingo passado quando cheguei a casa descobri mais um parafuso, desta vez num dos pneus traseiros. Quando desmontei o pneu descobri que não era apenas 1 mas sim 2 parafusos no mesmo pneu...  :wall Anda aqui algo de muito estranho... Já foi reparado também e está-se a aguentar bem.

Em relação ao aos trabalhos no novo motor, já foi encomendado na origem os segmentos, bronzes e junta de cabeça. E estou a negociar com um site do Canadá a aquisição das 4 pré-câmaras de combustão em inox, ficando assim tudo adquirido para fechar o motor.

Entretanto veio novamente para a família uma Hilux LN56, infelizmente mais em baixo de chapa do que a azul que tive há alguns anos, mas igualmente sólida de mecânica :thumbsup Foi o meu irmão que a adquiriu. Deixo uma foto em anexo.


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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 24 de Janeiro de 2021, 19:43 »
Eu tenho 1.80m, acho a posição de condução da CE90 excelente, já antes achava o mesmo da CE100. Há quem não goste por ser muito funda para um carro de dia a dia, mas eu pessoalmente adoro. A minha mãe quando anda de CE90 diz que vai sentada no chão :lol

Sim nos Açores são 2 anos para ligeiros e 1 ano para pesados.

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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 24 de Janeiro de 2021, 17:43 »
Acabou por levar também os foles de transmissão e o escape saiu fora para reparar umas pequenas fugas, mas precisa ser substituído em breve.

Um alinhamento de direcção e um banho depois, e já contava com folha verde para mais 2 anos  :thumbsup

Tenho que ver uma situação no farol frontal direito pois o "espelho" interior está solto e não afina, como tal levou anotação nos médios e máximos por estarem demasiado baixos. Não sei se terá reparação ou se terá que levar um farol novo.


(sim, levou banho mesmo em dia de orvalho e nevoeiro... :lol Gosto de levar os carros lavados à IPO  :clap: )


Entretanto foi o para-choques frontal GTi para o pintor e em breve vão as embaladeiras também. O pintor está um pouco cheio de serviço, como tal o material foi entregue "para se ir fazendo", visto que o para-choques precisa de um pouco de carinho.
Quando estiver semi-reparado vai lá o carro para fazer test-fit e eventualmente montar tudo, bem como tratar dos espelhos e colar o friso em falta.
Talvez nesta altura já leve também bancos frontais "novos", depende do orçamento disponível para o estofador. A ideia é aplicar uns bancos suplentes que tenho do AE86. Queria os do AE92 mas estão a preços muito altos e são difíceis de encontrar. Segundo consta, também, os bancos do AE92 são um pouco mais altos que os originais da CE90 e não queria alterar a posição de condução atual, apenas uns bancos mais desportivos. Fiz um test-fit há uns meses e à partida os do AE86 ficam exactamente iguais aos da CE90. :thumbsup

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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 16 de Janeiro de 2021, 19:11 »
Enquanto o motor novo não vai ao sítio, há que manter o carro em condições, até porque na próxima semana vai à IPO:

- Discos de travão
- Retentor da cambota e came
- Lavagem exterior do motor
- Óleo e filtro de óleo
- Dar um jeito no parafuso do débito de gasóleo para deitar menos fumo

A ver se fica resolvida uma "pequena grande" fuga de óleo, e se passa na IPO à primeira :assobio :assobio

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Geral / Re: Fotos da internet
« em: 16 de Janeiro de 2021, 19:01 »
Mais umas fotos que apareceram há pouco pelo Facebook, da autoria José Batista.

São todas na ilha de São Miguel. Data incerta mas 100% certeza que são todas dos anos 80.

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JANAS e 2 rodas / Re: RT - Toyota Corolla 1.8d (CE90)
« em: 07 de Dezembro de 2020, 10:20 »
Por vezes habituamo-nos tanto às coisas que pequenos defeitos passam despercebidos, o que é o caso da matrícula traseira da minha CE90.
Ter sido mandado parar e autuado pela polícia foi uma espécie de abre-olhos para algo que deixei de me aperceber há algum tempo: as letras de matrícula estavam bastante escuras. Segundo o agente, a matrícula não estava visível.

Portanto toca a fazer uma sopinha de letras...


Mesmo sem ser uma limpeza perfeita, acho que dá bem para ver a diferença


Já no sítio



Era para ter lavado também o carro mas ficou para outra vez.

Enfim, lição aprendida. :duh:

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