Datsun 1200 4 Portas - 1971 [AndreP]

Iniciado por AndreP, 11 de Agosto de 2015, 21:02

Tópico anterior - Tópico seguinte

AndreP

Já à algum tempo que ando aqui pelo fórum, e acabei por perceber que a idealogia do fórum está virada para a originalidade dos modelos, e tal como comentei com o Pedro M. no último encontro informal em Cascais "São os membros que se têm de adaptar à idealogia do fórum/clube e não o contrário", daí nunca ter apresentado o carro. Depois de uma conversa com o Pedro M. lá insistiu para que o apresentasse e me sentisse à vontade, então aqui vai:

Passo a apresentar o meu Datsun 1200 Sedan 4 Portas, já é o 3º que tenho (Os outros 2 estão apresentados aqui no fórum) e este já acarreta com largos melhoramentos e algumas alterações, todas relativamente de época e respeitando a integralidade do modelo. (In)felizmente sou bastante auto-didacta e tenho um gosto e prazer enorme em fazer eu as próprias coisas, aprender e mexer eu próprio, considero-me um verdadeiro "DIY" (Do It Yourself), orgulho-me de certa maneira ao dizer que o carro desde que está nas minhas mãos nunca passou por um mecânico ou oficina para tratar algo mecânico, tudo o que foi feito no carro foi feito por mim e/ou com a ajuda de amigos chegados! Alguns já me conhecem do "DatsunPT", mas quando me dizem "És o rapaz do DatsunPT?" eu prefiro responder "Sou o rapaz dos clássicos!", pois ao fim ao cabo somos todos uma grande e enorme família! Ora seguem-se algumas fotos recentes, seguidas da lista de alterações:







A nível de melhoramentos/alterações já foi intervencionado (Por ordem cronológica):
- Lip frontal
- Espelhos no Guarda Lamas (Réplicas dos que eram equipados no Japão e Austrália nos Datsun 1200 GL (Uma edição mais luxuosa com vários extras à escolha)).
- Cubo e Volante Nardi (Réplica)
- Linha / Escape Troféu
Restauro leve de motor levando:
- Cabeça em melhor estado (A outra estava toda comida) toda limpa e faceada
- Kit de Juntas do motor
- Velas, Termostato, Válvula da Temperatura, Óleo do Motor/Valvulina/Líquido Radiador, Filtro de Óleo/Gasolina/Ar, Correia da Bomba de Água
- Bomba de Água
- Decoração "Rising Sun" em Vinyl na parte de dentro do capot
- Carburador todo restaurado c/ Kit Reparação (by. Mr Umtali!!!)
- Jantes Hayashi Street Racing 13" + 4 Pneus Maxxis (Teve de levar pernos frontais mais compridos)
- Bomba de Gasolina Kyosan Denki
- 2 Ópticas frontais novas
- Restauro do Símbolo frontal
- Terminais de Direcção + Rótulas Exteriores e Interiores
- Bomba Principal + Secundária de Embraiagem
Restauro total ao Sistema de Travagem (Peças novas):
- Bomba Principal de Travão
- Discos Brembo + Pastilhas TRW
- Kit Reparação Pinças da Frente
- Tubos Flexíveis Travão e Embraiagem novos (Embraiagem em malha de aço)
- Bombitos Traseiros
- Maxilas Traseiras Ferodo
- Limpeza e restauro visual de algumas peças do cofre do motor (Bobine, Motor Limpa Para-Brisas, Regulador de Tensão)
- Kit Rebaixamento Grayston Traseiro 2"
- Corte de Molas Frontal (Provisório)
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

AndreP

#1
Por curiosidade, ficam aqui uma foto de quando o fui buscar, e uma foto de como está agora!

Antes:


Agora:


Num futuro próximo tenho ainda em vista as seguintes tópicos:
- Meter o carro no bate-chapas
- Consola Central com Conta-Rotações, Pressão de Óleo e Medidor de Tensão
- Arranjar uma caixa de velocidades (que a minha marcha-atrás já foi às couves)
- Mandar lacar a tampa das válvulas e caixa do filtro de ar para completar o aspecto da baía do motor! (Só ainda estou na dúvida entre a cor de origem e o preto)
- Afinações e mudar algumas peças gastas (ex: Regulador de tensão, Forras das potas, borrachas de apoio do capot...)

A médio prazo pretendo ainda:
- Trabalhar os amortecedores

Não está original, está diferente, está ao meu gosto!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

mizé

André, ainda bem que conversaste com o Pedro e apresentaste a tua máquina.

Não há dúvida que aqui defendemos, tanto quanto possível, a originalidade das viaturas

Mas se olhares bem para as máquinas que nos acompanham, nem sempre estas estão completamente originais. Muitas sofrem modificações a gosto dos donos, outras por falta de peças, enfim, uma panóplia de razões.

O que normalmente não apreciamos é o desfigurar completo da viatura. É o desvirtuá-la do seu tempo. Digamos que eu não sou muito adepta de tuning nos JA´s.

Se o dono introduzir algumas modificações (como jantes), mas ajustadas à máquina e à sua era, nós somos capazes de ser bastante eclécticos  :lol

Sabes, o facto de investirmos tempo nas nossas viaturas é metade do prazer que temos com elas.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Vtwin

Por exemplo, acho que essas jantes ficariam muito bem no meu Corolla  :assobio
António Martins

AndreP

Obrigado Mizé! Exactamente, tal como referi, ele está com algumas alterações, mas a maior parte delas de época ou pelo menos "passam despercebidas" como sendo de época!

As Jantes são um icon JDM, os espelhos "idem aspas aspas". O lip é assim um bocadinho mais "off topic"! Mas pronto, ainda bem que não há problema!

Vtwin, estas jantes foi um sonho tornado realidade (mais cedo do que esperava)! Vieram importadas do Japão e o pouco mais de 1 mês que tive à espera delas foi uma completa tortura! ahah  :lol
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

JONAS1200


Gosto, acho que está bastante bonito.
As jantes já se sabe, são na minha opinião das mais bonitas JDM e os espelhos são à época. Só não gosto mesmo é do lip frontal, aquela "borracha" parece não encaixar no conjunto que está bastante agradável. Mas são gostos.

O interior ficou original?

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

Varandas

André,

Continua está cada vez mais bonito e ao teu gosto  :thumbsup

AndreP

Jonas, percebo bem o que diz! Idealmente preferia pôr um lip JDM em fibra da cor do carro, ficava menos "agressivo" mas os preços ainda não me permitem a colocação já! Quanto às jantes e espelhos, obrigado pelo elogio!

Varandas, obrigado pa! O teu também vai de vento em popa! Força nisso!
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

Bandinhas

O teu datsun  esta Top amigo essas jantes sao brutais

PALAS

O Datsun está lindíssimo, continua o bom trabalho...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

AndreP

Muito obrigado Bandinas e Palas! Depois de tanta dedicação é bom ver que o pessoal gosta do carro!

Mas devo confessar, que com estas belíssimas jantes poucos são os carros que parecem "maus"!  :lol
Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

vii

#11
Já te disse que vou tirar ideias do teu 1200 para o meu? =)

AndreP

Ainda não, mas estás a vontade! No que puder ajudar estás também à vontade!

Quanto ao projecto, já sofreu algumas alterações:

Coilovers ajustáveis frontais e os 4 amortecedores trabalhados, para rebaixar um bocado mais e dar-lhe uma melhor consistência e resposta de curva (Já que os outros amortecedores tinham ido às couves...)








Entretanto mecanicamente tive de mudar o Rotor, tampa do distribuidor, condensador e bobine, devido a uma falha que ele me deu!

Entretanto aqui ficam umas novas fotos do carro, ANTES, de lhe trabalhar as suspensões:











Datsun 1200 Sedan 4 Portas [1971]

EthosTA22

Sócio AJA Nº 72

Umtali

Este Datsun tem evoluído muito bem - as jantes então ...  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11