Acidente com viatura classica

Iniciado por FC, 02 de Abril de 2016, 16:25

Tópico anterior - Tópico seguinte

FC

Boas,

Venho salientar a importância das certificações nas nossas viaturas.

Em Maio de 2015 um dos meus toyotas sofreu um acidente, seguiram-se os trambitos normais.

No decorrer do processo chegou o dia D , ou seja o dia da peritagem.
O perito dirigiu-se á oficina responsável pela reparação e quando lá chegou não estava nem de perto nem de longe de acordo com o orçamento, alegando ser uma viatura velha e sem qualquer valor.

Foi quando o certificado de viatura antiga saltou para cima da mesa, nem queria acreditar, foi como se trata-se de uma outra viatura e não aquela velha e sem valor.

O orçamento que ali se discutia rondava os 2500€, o perito de imediato fez um telefonema e ordenou de imediato a reparação do velho toyota.

O que me aconteceu poderá acontecer a um de vocês.

É muito importante que estejamos defendidos, eu aconselho vivamente a certificarem os vossos carros
Socio AJA nº 55

Vtwin

António Martins

Santos Silva

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

EthosTA22

Muito bom!

Já agora e, para quem não sabe como eu, como se pode pedir esse certificado?

:thumbsup
Sócio AJA Nº 72

FC

Existe um acordo entre o AJA e o Museu do Caramulo, todos os sócios poderão usufruir de desconto.

Caso queiram não me importo de ajudar nas marcações com a pessoa responsável pela certificação.
Socio AJA nº 55

Kaizen

Já propus algumas vezes fazer-se um evento que tivesse como destino o Caramulo e a certificação dos nossos carros lá.
Ainda não fiz nenhuma certificação por desleixo, mas reconheço que é tão importante quanto ter seguro.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

Se for assim simples, preciso de fazer isso pelo menos à Stout, nem quero imaginar-me envolvido num acidente, 1º porque não vou ter peças de substituição, 2º aparecer um parite que me avalia em 250Eur porque já tem 44 anos e ainda acha que lhe fico a dever favor, e os 250Eur é porque tinha a pintura + ou -   :tijolos
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Kaizen

À Stout, ao AE86, à 1000 pickup etc.
A única desvantagem que vejo nestas certificação é a duração do certificado. Tal como as IPO´s, acho que devia ser a cada 2 anos.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#8
Não chega ir lá pagar a cada 4 anos Rui (é essa a duração do certificado actualmente)?
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Se for, é uma excelente noticia que eu desconhecia.
Fiquei com a ideia que era anual. Há informação aqui no fórum em O Clube e o Fórum, mas agora não posso ir verificar.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

#10
Ah ok, pensava que dizias o oposto, que gostavas que fossem mais frequentes.

A informação está aqui: https://www.acp.pt/classicos/certificacao-de-classicos

IMO é uma boa maneira de ganharem dinheiro sem fazerem quase nada. Mas pronto, em certas circunstâncias como a relatada pode ser útil como factor persuasor, apesar de duvidar que tenha qualquer valor legal. Isto é, se fosse a tribunal não sei se valia de alguma coisa.

E também não percebo porque é que um carro sujeito a IPO precisa de ser inspeccionado pelo ACP, uma vez que o que eles vêm também é visto numa IPO. Faz sentido apenas para carros muito antigos isentos de IPO (não me lembro do ano de corte).
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

FC

As certificações tem um período de 4 anos, em nada tem a ver com as IPO.

Servem para ver a originalidade da viatura ou com extras de época.

Quanto às IPO e na minha opinião acho que para viaturas com mais de 40 anos inclusive deveriam ser feitas de maneira diferente e com um prazo mais alargado de pelo menos 4 anos.

Claro que este prazo seria para viaturas certificadas.
Socio AJA nº 55

rpm

#12
Estive a procurar e parece que a data de corte para as IPOs é 1960. Assim sendo, parece-me bem que exista esta inspecção do ACP para viaturas pré 1960.

Mas para as outras não faz grande sentido. Nas IPOs verificam-se exactamente a mesmas coisas (e até mais): o bom estado e funcionamento da viatura, e a sua originalidade (carros modificados não passam na IPO). Por isso torna-se redundante ter uma inspecção extra. Passar na IPO deveria ser prova suficiente do estado do carro.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Validade de 4 anos é excelente.
Era bom clarificarmos as certificações do AJA via Museu do Caramulo. Quando digo clarificar é isso mesmo, jamais trocar o serviço e apoio ao Museu do Caramulo.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

landcruiserbj40

Li o tópico atentamente, mas para vocês estarem a referir a certificação do carro o seguro que se faz ao carro também tem de ter algo que salvaguarde o carro, ou pode ser qualquer?

A apólice tem que ter alguma coisa?

(Não sei se fui explicito)