Toyota Corolla AE92 GT-I 16 Liftback

Iniciado por PBombaça, 04 de Abril de 2016, 21:23

Tópico anterior - Tópico seguinte

PBombaça

Olá a todos, venho aqui apresentar a minha nova aquisição e dar início a um novo projecto que tem como principio recuperar este Toyota deixado ao abandono. Mas antes de mais um pouco da história de como me meti neste vicio dos carros "velhos", portanto o meu primeiro restauro, se é que se pode chamar de restauro, foi o de uma Renault 4 de 1985 que comprei em 2010 em estado de sucata e que me deu muito gozo dar uma nova vida, tem sido uma amiga fiel e bastante usada diariamente, mas vamos ao que interessa neste tópico, o Toyota.

Bem o Toyota foi uma compra não programada, um dia em conversa com um colega meu de trabalho, o automóvel era dele, surge a conversa sobre automóveis e eu pergunto-lhe, "então o que é feito do Toyota?", ao que ele me responde, "olha está lá parado, vai agora para abate", ALTO o que se passa?
E foi aqui que comecei um pequeno inquérito ao rapaz ao tentar saber o que se passava, o estado e o que se tinha acontecido para tal decisão, após uma explicação por parte dele eu disse "Fico-te com ele!!", não podia deixar que fosse para abate, uns dias depois fui vê-lo e ouvi-lo trabalhar pois estava parado à quase um ano, e até o conduzi nesse dia, já não havia volta a dar :).
Dia 1 de Abril estava à minha porta e já em meu nome.

Agora a historia deste Toyota, que não teve uma vida nada fácil, que me foi contada pelo seu antigo proprietário e algumas coisas que consegui apurar, foi matriculado pela primeira vez na Suíça em Dezembro de 1987 veio para Portugal em Maio de 91 e foi matriculado em Faro, aqui existe um espaço temporal pois não sei ao certo o numero de proprietários que teve, foi adquirido e usado e abusado até que a mecânica não aguentou e teve de ser reparado, o proprietário da altura levou-o para uma oficina para ser todo reparado, existiam facturas dessas reparações, mas o rapaz que me o vendeu já não sabia delas assim como os manuais originais, chegou a altura do pagamento e não havia dinheiro, após as confusões do costume é entregue ao mecânico como forma de pagamento, entretanto o mecânico decide casar e precisa de dinheiro e aqui entra o rapaz que me o vendeu, foi comprado por ele em Junho de 2012 contava com cerca de 200000 Km, foi usado por ele até Maio de 2015 altura em que foi encostado com cerca de 262000 Km. Agora o porquê de ter sido encostado e o motivo de ir para abate, como já disse o Toyota não teve uma vida nada fácil e durante estes anos todos sofreu algumas alterações que ditaram que chegasse o dia que na inspecção iriam implicar e assim foi, em Dezembro de 2014 foi a sua ultima inspecção, o rapaz contou-me que lhe foi muito difícil passar, mas que lhe deram o papel verde e que o avisaram que tinha que repor a originalidade que da próxima já não havia benesses, foi durante este tempo todo o único carro que tinha e achou que já era velho, gastava muito e que tinha que gastar muito dinheiro para o por em condições, porque não era só as alterações a pintura, o interior etc precisam de atenção. Comprou um automóvel a diesel e encostou o Toyota em Maio de 2015 ainda com inspecção que terminou em Dezembro.
Coisas boas é que ao ser verdade o motor foi reparado à 62000 Km, tenho uma fatura de Dezembro onde levou 2 foles e 4 pneus, mas já chega de testamento e peço desculpa por ter sido tão longo de seguida as fotos onde vou mostrar a maquina e as coisas menos boas que tem, a ideia neste momento será prepara-lo para a inspecção e gozar-me dele independentemente do aspecto. :)

PBombaça

#1
Ora aqui está ele, como se pode ver a pintura precisa de alguma atenção, pois neste momento está preto e cor de rosa





O coração, aqui está um dos motivos de terem implicado na inspecção o filtro de ar.



Outra coisa que vai ter de sair, o escape alem de um som ensurdecedor não o querem na inspecção.








PBombaça

O volante, outra peça que não pode ir, pessoalmente não me vai fazer grande diferença pois de tão pequeno que é não dá jeito nenhum.



Aqui os faróis de mínimos estão pendurados, tive de lhe por uns arames para o trazer para casa e os casquilhos das lâmpadas desapareceram, aliás não existem lâmpadas nenhumas à frente.



As portas estão todas furadas para por colunas e a do condutor está com o painel todo partido.



A do pendura no mesmo estado e o botão do vidro está partido.



Atrás mais do mesmo, este vidro também não funciona.




PBombaça

Continuando, o tablier foi forrado com uma napa e está todo a descolar, está feio :(, o motivo acho que é por estar estalado, de qualquer forma vou retirar essa capa e logo vejo como está e penso no que fazer.



Aqui pode se ver as costuras da tal forra, os pedais são para saltar fora.



Gosto muito destes manómetros todos :)




PBombaça

Mais do mesmo, porta luvas partido.



Falta de parafusos em vários painéis.



Comando da sofagem também partido.



Banco do condutor a precisar de reparação.



Chapeleira não original.




PBombaça

Um dos pontos a necessitar de atenção na carroçaria.



Outro



As jantes são Toyota, estão pintadas de preto, assim como as bombas de travão e as porcas que estão pintadas de vermelho, pessoalmente não gosto vai ter de sair.






Toylex

Está a pedir mimos, é pena as forras das portas, os bancos já vi pior e consegues pôr esses em bom estado e são originais  :thumbsup

Rodas, nesse modelo e tal como o AE92 só gosto das rodas de aço com os tampões originais, é TOP  :thumbsup

Eu não mexia na forra do tablier, só se fosse para meter outra em bom estado, pois se mexes nessa não vais ficar nada contente com o que vai ver por baixo da napa, portanto se não tiveres outra, deixa ficar a napa, é menos mal, eu já tive 2 forras impecáveis mas já foram, o volante original ainda tenho, e tenho um quadrante com esses manómetros.

Recentemente estava à venda em Baião um GT-i em bom estado e barato, só tinha algo esquisito no motor, mas o carro estava em bom estado de tudo.   
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

PBombaça

Hoje foi dia de começar a dar um jeito ao GT-I, dentro da mala vinha umas coisas que fazem parte do carro entre elas a caixa do filtro de ar, a tampa da distribuição, as palas das rodas e mais algumas peças a granel entre elas um botão dos vidros eléctricos que me parece que funciona e que faz falta pois o do lado do pendura está partido, então toca de sujar as mãos.





Filtro de ar não original fora.



De volta à originalidade.




PBombaça

Depois tentei montar a tampa da distribuição, mas sem grande sucesso e aqui peço a ajuda do pessoal mais entendido, como monto aquilo? Vejo que a tampa tem um orifício que tem de passar por um ferro que está apertado ao bloco e ao apoio de motor através de uma chapa e 3 parafusos, posso alargar os parafusos da chapa sem problema e assim a tampa passa?



O tal ferro que falo.



E os parafusos.



Toda a ajuda é bem vinda e agradeço imenso.

PBombaça

Citação de: Toylex em 04 de Abril de 2016, 21:48
Está a pedir mimos, é pena as forras das portas, os bancos já vi pior e consegues pôr esses em bom estado e são originais  :thumbsup

Rodas, nesse modelo e tal como o AE92 só gosto das rodas de aço com os tampões originais, é TOP  :thumbsup

Eu não mexia na forra do tablier, só se fosse para meter outra em bom estado, pois se mexes nessa não vais ficar nada contente com o que vai ver por baixo da napa, portanto se não tiveres outra, deixa ficar a napa, é menos mal, eu já tive 2 forras impecáveis mas já foram, o volante original ainda tenho, e tenho um quadrante com esses manómetros.

Recentemente estava à venda em Baião um GT-i em bom estado e barato, só tinha algo esquisito no motor, mas o carro estava em bom estado de tudo.   

As forras das portas vão ser um problema, mas vou tentar dar um jeito, o tablier se calhar vou mesmo ter de arranjar outro pois quando apalpo sinto por baixo da napa aquilo a desfazer, deve de estar todo partido :(, em relação ao volante o que você tem está para venda?

rpm

Se conseguir encontrar um dador completo para o interior seria o mais fácil.

Tudo indica que tem de retirar o suporte para colocar a tampa da distribuição.

Força!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

PBombaça

E se retirar o suporte o motor não vai descair?

O dador já me tinha ocorrido essa ideia, o problema são os painéis das portas que são diferentes na parte do tecido nas outras versões, e arranjar um gti de 5 portas na sucata será fácil?

Vtwin

Nao acredito que seja facil encontrar um
António Martins

Toylex

Este é o que estava à venda em Baião, não sei se ainda está, o anúncio não está ativo, vê o contato na foto e tenta saber alguma coisa.

Quanto ao volante e ao quadrante e acho que também tenho o porta-luvas, mas não tenho a certeza, isto é para venda.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

PBombaça

#14
Este é igual ao meu parece é estar em melhor estado, gosto das jantes é de origem assim?
O porta luvas consegui arranja-lo por agora está a funcionar e foi colado vai ficar assim pra já, preciso de canalizar os euros para as outras coisas, o volante tenho interesse se quiser vender...

(Se poder meter o link do anuncio agradecia não consigo encontrar) obrigado