Espólio AJA - Toyota Corona Station Wagon de 1977 (RT116)

Iniciado por AJA Team, 13 de Maio de 2011, 16:43

Tópico anterior - Tópico seguinte

prelude guy

Aqui as fotos valem mais que 1000 palavras  ::)























Toda esta zona já tinha sido reparada anteriormente. Essas "reparações" foram feitas soldando chapa em cima da corrosão (a qual se tapou com cola) e depois pintou dos dois lados.
O "chato" é que resolver esta situação leva-nos o budget todo e já começa a ser difícil fazer igual do outro lado  :-[
Mas, aqui, ou se faz em condições, ou então nem vale a pena  :duh:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Gostei de ver que as soldaduras estão a ser feittas com AMOR :clap:

Quanto ao resto, acho que não há volta a dar: remende-se o que se tem que remendar e elimine-se os podres e ferrugens!

Depois de ter falado com o Luis ao telefone, percebi que a pintura será feita em tantas áreas que com mais algum dinheiro conseguiremos pintar tudo, com uma cor de catálogo (nesse ponto estamos de acordo) e ficará um trabalho definitivo e com um acabamento final que não se compara.

Todos estes acrescentos de repararção e pintura irão levar a que o preço final fique quase mais 50% que o inicial...
O AJA tinha uma verba de lado para este restauro mas estas novas reparações vieram estragar o orçamento...
Note-se que este orçamento vem a ser constituido desde há anos com fundos que alguns sócios e simpatizantes foram doando ao AJA (ainda antes de ser um Clube) e por isso a manutenção do funcionamento do AJA não será afectada.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

prelude guy

Já vamos em mais de 50 horas de mão-de-obra especializada...  ::)

... que a minha não conta  :green:



E por dentro:



O ventilador da sofagem, já que estava cá fora



Foi limpo (para evitar restos de espuma a saltar pelos ventiladores)






E a intervenção feita também no lado direito:



















Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Resolvi aproveitar que as rodas estavam fora e começar a limpar a terra que se foi acumulando ao longo de décadas... até deu para perceber como os componentes da suspensão apertam uns nos outros  :green:





Lembrei-me que as rótulas da suspensão têm copos de lubrificação e tratei de lubrificá-las (vê-se a massa verde nova e a preta velha a "espirrar" pelo furo do fole)



Houve que dar uma volta à carroçaria e as surpresas continuam, embora a pior intervenção fosse decididamente a base do pilar A / fundos.

Algumas partes, foi apenas um tratamento anterior mal conseguido, pois limpou-se e bastou dar betume, mas a maioria é já corrosão muito avançada que leva a ter de cortar chapa, fazer um remendo, dar um primeiro remate com fibra (azul) e depois continuar com betume (creme). A "tinta" branca que se tem visto é aparelho.



















E aqui, o pára-choques de trás teve de sair para se intervir nos cantos:





Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

prelude guy

Conforme se comentava ontem na oficina, até agora só se tem arranjado aonde não se vê  :duh:

Pedro Massa, segundo creio tens uma caixa de material. Tens de vir cá trazer isso ou, pelo menos, ver o que lá consta.

João, podes ver se a outra Corona tem o friso da calha do tejadilho do lado esq.?

E quanto ás jantes/pneus, há ali um problemita, que é as rodas da frente terem pneus numa medida diferente das de trás (e do livrete)... não havia outras jantes já preparadas  ??? às tantas até já têm pneus  :assobio
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

#80
Bolas! Isso onde não se vê estava mesmo complicado! Ainda pensei "mas porque é que ele anda ali a partir aquilo tudo?!"  :lol

Sim, há 2 pneus na medida de livrete + 2 pneus oferecidos pela Fortaleza Pneus


Jantes restauradas é que não temos. Temos 4 para restaurar mas são precisos, pelo menos, 100€
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Hayabusa

Tenho a sensação que este restauro está a ficar caro lol. Está a ficar bom, continuação de um bom trabalho.

RT

Está a ir bem :thumbsup

O E30 do meu pai estava crítico nas mesmas zonas que está essa Corona.

Dá uma trabalheira dos demónios...
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Flyingtiger

Esta "menina" Japonesa está a sair cara mas no fim vai ficar cá com umas "curvas"  :lol
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

Helder Nuno

#84
Hoje fui visitar a "nossa" Corona, já deu para dar uma volta nela com o Luis e com o meu puto.  :dance:

Gostei de ver o andamento dos trabalhos, como também a dedicação que o Luís e os seus colaboradores têm para com ela.

Está é faltando a caixa de material que alguém se esqueceu de ver o que lá está e de a entregar. :assobio

Aqui ficam umas fotos de hoje:










doscapuzes

Citação de: Kaizen em 30 de Agosto de 2011, 16:27
Bolas! Isso onde não se vê estava mesmo complicado! Ainda pensei "mas porque é que ele anda ali a partir aquilo tudo?!"  :lol

Sim, há 2 pneus na medida de livrete + 2 pneus oferecidos pela Fortaleza Pneus


Jantes restauradas é que não temos. Temos 4 para restaurar mas são precisos, pelo menos, 100€

Tragam as jantes para baixo que eu trato delas e já vão com os pneus montados e calibrados. Perdido por cem, perdido por mil.


Cumprimentos.

Umtali

CitaçãoJoão, podes ver se a outra Corona tem o friso da calha do tejadilho do lado esq.?

Confirmo ... direitinho  :thumbsup

João Freire - Sócio AJA nº 11

prelude guy

Perfeito!

Temos friso e temos rodas...

falta só uma calha para um dos vidros das portas de trás. A que encaixa no próprio vidro. O Santos Silva ficou de procurar isso, mas se der para tirar da Corona 2 ficava já também resolvido  ::)

Fotos, agora não tenho (o Hélder é que era suposto ter mais  :assobio), mas foi um dia em cheio.

Os remendos que faltavam já tinham sido feitos e também já tinha sido polida.
Hoje levou antigravilha com fartura, já levou retoques de tinta nas grossuras e na baía do motor e já se montou de volta as portas, guarda-lamas e capô.

Finalmente dei-lhe uma intensa lavagem por baixo com água a alta pressão (à carrinha e a mim próprio  :-[) e ficou em cima do elevador a secar durante o fim-de-semana.
Está a jeito para o pintor acabar de preparar todos os cantinhos, meter na estufa e retocar com tinta (que já lá está também).

Depois é acabar de montar pára-choques e interiores, mudar o óleo e o filtro, encher o depósito de gasolina e ir com ela ao IPO (num reboque, claro  :thumbsup).

A voltita que demos hoje ao volante naquele estado que se viu também deu para reforçar o entusiasmo... a carrinha é super agradável de conduzir  :dance:
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

Bom trabalho e boa dedicação  :thumbsup

Temos de organizar uns eventos/jantares para angariação de fundos para que o AJA consiga dar continuidade à recuperação da Corona e, quem sabe, de outros.  :D
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Sai mais uma remessa de fotos... algumas até anteriores à visita do Hélder...

Tirada a borracha do portão traseiro... mais uma surpresa  ::)







As portas também tiveram de levar um jeito (atenção que restaurá-las não é isto... seria outra coisa  :assobio)









Preparada para começar a cobrir as manchas de aparelho cinza claro:



A seguir são as fotos que o Hélder colocou - passear de Corona  :) - e depois foi o ataque da antigravilha  :green:















Depois disto, foi a lavagem (da qual não tirei fotos), levou uma sprayzada de WD40 pelos fundos, e agora já está mais adiantada, mas vou deixar o resto das fotos para mais tarde...

::)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)