Qual é para si o melhor JA para usar no dia a dia?

Iniciado por rpm, 09 de Dezembro de 2015, 21:41

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rpm

É muito giro ter um carro que sai da garagem para ir à IPO, aos encontros do AJA, e pouco mais.
Mas sejamos sinceros: isso não é um carro, é um brinquedo. Um carro é o que nos leva para o trabalho, ao supermercado, aqui e ali, que faz parte da nossa vida no dia a dia. Um verdadeiro companheiro, e aquilo para que os carros foram originalmente construídos.

Posto isto, aqui fica o exercício: qual é para vocês o JA (limite mínimo de idade para ser JA: 30 anos) capaz de cumprir cabalmente este papel?

Como cada um tem um dia a dia e utilização diferentes (fazer 3 Km/dia numa cidade é diferente de fazer 400 Km/dia em estrada), bem como requisitos (uns valorizam o conforto, outros a desportividade, outros...), pede-se que descrevam o vosso dia a dia e expliquem porque é que a viatura escolhida se adequa aos vossos gostos e necessidades.

Parece-me um desafio complicado e interessante, eu vou ter de pensar bem antes de responder pois não estou a ver nenhum que consiga fazer o que preciso.

Que comecem os jogos!
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

rpm

#1
Vou então começar...

Perfil de utilização: cerca de 100 Km diários em AE, nacional e alguma cidade e estradas em paralelo... Por vezes viagens maiores com umas centenas de Km.

Requisitos:
a) Fiável (há sítios onde estar a horas e não há tempo nem dinheiro para andar a correr para oficinas).
b) Bonito (carroçaria baixa, desenho limpo).
e) Práctico (tem de caber uma bicicleta atrás, um pára-choques ou outra carga assim).
c) Com condução envolvente (comandos com bom tacto, resposta incisiva, "desportivo")
d) Confortável (tanto de suspensão como de bancos por causa de costas fracas)
f) Económico (o combustível é caro e a tendência será sempre para subir)
g) Seguro (activa e passivamente)
h) Fácil de manter (peças baratas e abundantes)
i) Silencioso (problemas auditivos: sensibilidade a ruído)
j) Barato (porque não dá para mais)

Ora aqui está um problema basicamente sem solução, mas vamos tentar.

Fiável, vamos simplificar e dizer que todos os JA o são (na prática basicamente nenhum o vai ser, por serem antigos).

Bonito, leva a que seja de 2 ou 3 portas. Como é ser prático tem de ser de 3 portas com bancos rebatíveis pois de 2 é um filme para carregar o que quer que seja (experiência própria).

Como é para ser desportivo, nada de carros grandes e pesados e muito menos jipes. Para ter boa resposta tem de ser leve e pequeno. Subitamente estamos no campo dos hot hatches.

Para ser o mais económico, silencioso e seguro possível dentro dos JA tem de ser o mais recente possível, logo anos 80.

O eleito para mim é então um Civic Mk3. Para mim é mais bonito e desportivo que os Corolla/Sunny e cumpre a maioria dos requisitos acima.

Para ser o mais económico possível tem de ser o motor de injecção, o 1.5 de 100 cv.

Pensei no AE86 também, mas já andei num e o carro é super agrícola, vibra muito e faz imenso ruído. Não queria um para andar no dia a dia. Para além de gastar mais.

Mas mesmo o Civic é uma escolha com muitas falhas.

Para baixar o ruído em auto-estrada o carro teria de ser todo isolado com materiais modernos (muito trabalho e dinheiro) e precisaria de instalar uma caixa mais longa.

Depois os bancos não prestam (mal geral em carros antigos), para eu conseguir aguentar das costas teria de instalar uns Recaro, modelo de época para não destoar muito.

O conforto da suspensão seria também fraco relativamente a um carro moderno, aí não há muito a fazer.

Segurança passiva é para esquecer e também não há nada a fazer.

E peças... Bem... É melhor nem falar.

Gostava de ter um assim bem preparado mas iria dar imenso trabalho e iria ficar muito caro. E isto tudo para no final ficar com um carro pior do que já tenho. É por isso que não ando de JA no dia a dia. Ando de JANA. E creio que para muitos a história seja semelhante, ainda que com instanciações diferentes.

Se não andasse em auto-estradas mais facilmente andava de JA. A velocidades mais baixas os problemas do ruído e assim não se notam tanto.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Brunosantos

#2
De uma forma mais sucinta e sem muitas justificações  :lol

Dos meus JA's já tive 3 deles a daily car, portanto por ordem de aquisição, Toyota Mr2 (SW20), Toyota Corolla Twin Cam (AE86) e Toyota Starlet 1.3 s (KP61).
Dos três o que mais gostei e gosto (por muito estranho que pareça) é o KP61, para quem teve ou tiver a oportunidade de conduzir um, concerteza se aperceberá de imediato do porquê. De fácil utilização, consumos proporcionais às solicitações do pedal do acelerador, mecânica fiável e manutenção relativamente acessível (considerando que começa a escassear material novo).
O SW20 também é um carro agradável, os consumos para o carro que é não é assim tão mau quanto possam pensar, peca pela raridade (demasiado pomposo) e pelo tamanho (para quem andar pela cidade torna-se mais complicado estacionar).
O AE86 contrariando um pouco o que o RPM fala de ruidoso (deve ter sido azar ou sorte no carro que teve oportunidade de andar), quanto á utilização do mesmo, é uma verdade é um carro mais "pesado", tanto na utilização como a nível de consumos.

Agora o porquê de já não fazer utilização dos mesmos de forma rotineira (uso diário), para quem gosta, sabe a dificuldade de os manter em estado de "concurso", o dia-a-dia está cheio de desilusões ("azelhas"), prefiro sair pontualmente com eles, sabendo de antemão os percursos que irei fazer e tendo consciência que serão de uso mais cauteloso, mesmo assim há sempre tentativas desagradáveis de estragar o que tanto fazemos por manter. Daí, como alguns poderão saber, pondero seriamente vender alguns deles.


:thumbsup

rpm

#3
Obrigado pelo input Bruno. Como era o seu dia a dia (percursos) quando fazia utilização diária dessas viaturas? Penso que isso faz muito ao caso.

Quanto ao desgaste e desilusões: é bem verdade. Mas por outro lado estamos nesta vida para viver e desfrutar dos carros... São contradições da condição humana. :tijolos
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

#4
Atenção: Isto é como nos jogos de crianças, i.e., ninguém pode escolher o meu!  :green:

Requisitos: Que não me chateie a paciência; Que seja equilibrado e suave; Que seja prático; Que dê para levar a bicla lá dentro e que dê para transportar parachoques, guarda-lamas e peças do género.

Explanação: Faróis escamoteáveis (top), velocimetro a marcar 240 ou mais (= potência na época), binário mais que muito a baixas, aire acondicionado, provavelmente tem cruise control, "PGM-FI" escrito no motor (ninguém sabe o significado, mas dá uma pinta do caraças), caixa de 5, FWD, VE, FC etc.






















Txaaaaa naaaaaaaaaaaaaaaaa




Em cinza escuro.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Brunosantos

#6
Os circuitos efectuados no "tempo" do MR2 e do Corolla, era misto de cidade e autoestrada (mais autoestrada), e andaria na casa dos 40-50km diários, já o Starlet era essencialmente cidade com um pouco de estrada e eram á volta dos 20/30km diários.

Quanto ás desagradáveis surpresas, estou numa fase que não estou para me chatear muito, então para evitar chatices coloco-me na posição de evita-las.

:thumbsup

rpm

50 Km já era uma volta jeitosa.

A outra questão compreendo, eu pessoalmente também já estive mais longe de desisti de ter um carro de dia a dia direitinho, mas tento lutar contra isso.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Este tópico é muito traiçoeiro pois vai-me obrigar a equacionar muitas coisas...  :assobio

Cada um tem que ter o carro que lhe dá mais jeito para o dia-a-dia.
No meu caso concreto, preciso de fazer mais que 50 Km por dia em média, e por vezes deslocações maiores até 200Km para cada lado.
Um clássico (para mim terá que ser tração traseira e até 1984 e ter "ar" de clássico!) tem algumas falhas que podem ser complicadas de gerir numa condução mais ou menos despreocupada: problemas de tração em molhado, falta de ABS, falta de A/C (por vezes vou dar formação longe e a viagem torna-se algo maçadora com o calor). Mas assumindo que nada destes acessórios faz falta, vamos em frente...
Por vezes preciso de uma "caixa de carga" de dimensões grandes para colocar um Capot ou um para-choques (o MR2 não dava).
Para ser um "daily" dava jeito ter 4 ou 5 lugares e talvez mesmo 4 ou 5 portas.

Perante os "factos" acima, penso que uma Wagon seria o mais adequado e assim surgem-me várias hipoteses:

- Datsun 510 Wagon (à falta de melhor um Special parece-me bem)
- Carina TA40 Wagon
- Corona RT116
- Corolla KE70, preferencialmente TE71

Todos estes têm motores 1.6 litros, espaço suficiente, e agradam-me bastante em termos de design.

Vocês já me conhecem e provavelmente ia colocar umas jantes JDM mas com pneus 165 de largura pois a direção não é assitida.

Em termos de carroçaria não é fácil encontrar peças mas já no que respeita a mecânica (tirando o 510 e o RT) existe bastante oferta.

Assim de repente... mas pode ser que venha a encontrar outra solução.



Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

#9
Bom contributo! De facto como estamos a perceber não é uma proposta nada fácil, daí poucos a implementarem na prática.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Earthp

Adoro JA's clássicos dos 60's/70's e de os conduzir, contudo para uma utilização diária tem mesmo de ser pós 80's, e tal como já referiram, há muitas questões a equacionar. Valorizo o conforto, segurança e consumos.

- Se é confortável terá de ser um carro com qualidade de fabrico.
- Se é mais seguro terá de ter tração dianteira, porque em dias de chuva e com as imensas rotundas da minha cidade, torna-se complicado.
- Em relação a consumos não pode ter mais de 1.6cc, contudo terá de ter um motor rotativo para ter prazer na condução.

Ora, o carro que eu sempre quis ter para utilização diária, e ainda espero vir a ter um dia, é o Toyota Celica GTi AT160 :D Enquadra-se totalmente com os meus requisitos, adicionando o pormenor de ser um carro ainda com muito estilo :assobio Gostava de ter um como o da foto, totalmente original, claramente com as jantes de origem, com A/C e preferencialmente branco.





Toylex

Citação de: Earthp em 13 de Dezembro de 2015, 23:46
Adoro JA's clássicos dos 60's/70's e de os conduzir, contudo para uma utilização diária tem mesmo de ser pós 80's, e tal como já referiram, há muitas questões a equacionar. Valorizo o conforto, segurança e consumos.

- Se é confortável terá de ser um carro com qualidade de fabrico.
- Se é mais seguro terá de ter tração dianteira, porque em dias de chuva e com as imensas rotundas da minha cidade, torna-se complicado.
- Em relação a consumos não pode ter mais de 1.6cc, contudo terá de ter um motor rotativo para ter prazer na condução.

Ora, o carro que eu sempre quis ter para utilização diária, e ainda espero vir a ter um dia, é o Toyota Celica GTi AT160 :D Enquadra-se totalmente com os meus requisitos, adicionando o pormenor de ser um carro ainda com muito estilo :assobio Gostava de ter um como o da foto, totalmente original, claramente com as jantes de origem, com A/C e preferencialmente branco.






Estou 100% de acordo com este post, é precisamente a minha opção/opinião !
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

rpm

Que resposta mais preguiçosa Toylex!  :lol Vá lá, nada de copiar.  :thumbsup
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Citação de: Earthp em 13 de Dezembro de 2015, 23:46
é o Toyota Celica GTi AT160 :D


Mania de subverter as regras... o RPM escreveu que era com mais de 30 anos.




















Por acaso tiveste sorte e escolheste primeiro o carro que eu queria porque pensei que só tivesse saído em 1986!  :green:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Earthp

#14
CitaçãoPor acaso tiveste sorte e escolheste primeiro o carro que eu queria porque pensei que só tivesse saído em 1986! 

Eu tenho muito bom gosto :lol

Estou à espera que apareça o ideal para comprar...que esteja fechado numa garagem há 5 ou 6 anos, cheio de pó e quase nem se consiga ver a pintura, completamente original, interiores como novos com os estofos que eu mais gosto, pintura de origem (branco ou preto preferencialmente, mas se for vermelho não fico triste), com 120.000km comprovados no livro de manutenção ainda guardado no porta luvas junto da factura da compra e do manual de utilizador, versão full extras com vidros e tecto de abrir eléctricos, A/C, direcção assistida...e quando eu for falar com o dono, quero que ele me diga que quer despachar o carro o mais rápido possível porque precisa da garagem para guardar a lenha, os garrafões de vinho, as batatas e as cebolas...preço 500€ se o vier buscar ainda hoje e ainda trago na mala 5 garrafões de vinho da colheita de 2014 do homem, de preferência do Dão :assobio