Restauro de Datsun 1200

Iniciado por datsun bat, 29 de Novembro de 2007, 07:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Datsunbat

#195
Boas a todos!

E como foi fim de semana...lá fui eu até Cabeço de Vide...até sonho com os fins de semana para ir ter com a máquina e com o Sr. Vitorino!!!

Este fim de semana tratamos de uma coisa muito importante, fomos tratar dos estofos...não sei quando estarão prontos, mas posso adiantar que são iguais aos de origem!!! Já estou à espera de os ver no carro!!!!!

Mas no carro, trabalhámos ao nível do escape e adicionamos umas borrachas das que vieram na última encomenda e substituímos a do perno da bomba de embraiagem!!!

Mais uma passo para o motor ser acordado....penso que dentro em breve já está a trabalhar!!!

E acrescento ainda que tivémos umas visitas, o portalista Hugo e um colega meu que tinha curiosidade em ver o carro!!!

Mas ja chegam de palavrs, vamos mas é à acção!!!

Cumps.
Mário

Estas são as peças que fazem parte do conjunto do escape, as braçadeiras e as borrachas, tubos etc! Tudo bem limpinho e brilhante...



Mudámos a borracha antiga...chegou na encomenda passada a nova...esta estava toda requimada!



E a nova já no sítio...e por agora está...



O Sr. vitorino a fazer uns ajustes no escape!!!



e ei-lo já no sítio!!! Ficou fenomenal... Todo justinho e pronto a fazer barulho! Espero em breve ter o carro já a trabalhar!



E agora a imagem do exterior! Está mesmo porreiro!!!



e por fim, as borrachas das portas! Os batentes e as borrachas da drenagem de água e poeiras...E por agora a porta já está completa de borrachas de protecção...

porta esquerda...


porta direita...



E por agora é tudo!!!

Dia 19  há greve dos professores e lá estarei eu de volta à oficina do Sr. Vitorino...esta semana vou trabalhar 2 dias no carro!!! A ver se já adianto mais umas coisitas!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

prelude guy

Então, a aproveitar a greve para hobbies?  ::)

Bem, quanto ao carro já começa a não haver mais palavras para descrever o trabalho aqui efectuado  :-X

:clap:

Espero em breve vê-lo ao vivo num encontro do AJA e, quem sabe, numa exposição como representante do Clube.
:D
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

Depois da oficina... o museu, que é onde esse caro deveria ficar! :D

Essas borrachas de drenagem de água das portas, foi a grande razão para o apodrecimento de muitas delas.

Parabéns, belo investimento. :clap:
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Castello

Comprovado ao vivo e a cores, IMPECÁVEL :clap:

Lá estarei no ressuscitar do motor  :green:


Abraço,
Hugo

Datsunbat

Boas amigos!!!

Obrigado pelos comentários feitos!!!

Prelude Guy: Obrigado pelo comentário,e pleos elogios feitos ao trablaho desenvolvido e também por achares o 1200 um carro para representar op AJA.
Até posso ter o carro a representar o AJA, não me importo nada, tenho é que montar uma tenda ao lado! Acho que o vou proteger mesmo muito!!!


Nuno: Sem dúvida que estava bem num museu...até estou com pena de depois andar a passear nele!!! Mas tenho que aproveitar o investimento...e...lá terei que fazer muitos Km's com ele...E tens razão, essas borrachas da drenagem não lhe fazem nada bem, ms vou ter atenção sempre que o lavar e que andar à chuva de lhas tirar!!! Até foi o Sr. Vitorino que me aconselhou!!!Mas sem dúvida uma das razões do apodrecimento de muitas portas!

hugo: Bem verdade! Agora temos que pôr aquele motor a rodar! Já não falta muito! Talvez daqui a 15 dias!!! Depois é só os bancos estofados e está de novo na estrada!!!

Ontem fui a Castelo Branco buscar o radiador que está novo, levou um ninho novo e aproveitei e comprei óleo para a caixa de velocidades e uns pernos para o apoio da bateria!

E por agora é tudo!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Boas amigos!

Ontem e como é hábito em todos os sábados, lá me meti no carro bem cedo...e fui até à oficina do Sr. Vitorino!!!

E quando lá cheguei tinha isto de surpresa...alguns dos interiores já prontos a aplicar!!! simplesmente divinal!!! São exactamente iguais! E ainda vou tentar fazer aqueles de pêlo branco e preto! Acho-os muito engraçados, além de protegerem estes!







Pusémos o radiador que chegou esta semana!!! E ficou fantástico!!!




E a tampa do radiador...



Limpei algumas das partes do tablier, pois vai ser a peça seguinte a ir para o local, e foram logos instaladas!!!





Esta foi logo para o sítio!!!



Foram logo postas as capas dos pedais de travão e embraiagem!
as antigas estavam assim!
Também têm mais de 30 anos de uso...


Depois...



E a consola da ventilação também foi logo posta!!! Ficou um espanto...e amanhã já deve estar bem mais protegida!!!



Instalámos a alavanca do capôt...



E logo a borracha qie veda à carroceria...



Foi também logo instalado um tubo de circulação de àgua e o cabo do velocímetro!!!



E por fim, tratei o comutador das luzes e apliquei a termoclote (que tanta chatice deu a encontrar)...

Aqui está todo preparado para ser tradado...



E aqui já pronto para mais 30 anos!!!



A termoclote...


e agora já aplicada no comutador!!!





E aqui ficam as os fotos de 2 outras compras que falei no post anterior!

O óleo da caixa de velocidades...


E as varetas de apoio da estrutura da bateria!


E uma foto final do carro!!!
Cada vez mais bonito!



E amanhã há mais!
Logo bem cedo vou até Cabeço de Vida para aproveitar bem o dia!!! Depois trago mais e boas novidades!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Boas amigos!

E como tinha dito no post anterior! Lá fui eu todo contente debaixo de uma grande tromba de água e muito vento até Cabeço de Vide!!!
Assim que lá cheguei destapámos e carro e mão à obra...

Cumps.
Mário

E aqui começam as limpezas!

Primeiro os botões do tablier...

Antes...


Depois...



OPs tapetes também foram limpos...nestas fotos não dá para ver o efeito final, pois só tirei a meio do processo e estão com demasido brilho... mas dá para ficarem com uma ideia!!!







Depois limpámos os pregos que seguram as carpetes do chão...ficaram muito bons mesmo...até brilham!

Antes...



Depois...


Foram instalados os primeros estofos! Hoje foi praticamente os dois lados! Para o próximo fim de semana devemos concluir...mas está um assombro!!! Ficam a matar!!!









Montámos todo o puzzle do tablier...uma limpeza na caixa dos fusíveis,os botões e etc... e pronto...lá teve que ir para ao lugar dele!!!



O Sr. Vitorino a limpar a caixa dos fusíveis!!!


Posto esta imagem porque sei que por vezes são imagens difíceis de conseguir e assim de certeza que vou conseguir ajudar alguém! Mas atenção...foi todo limpa!!!



E lá está já ele...





E o conjunto...
A coluna, o volante, a caxinha do vento na tromba...







Ospicoletes também já no sítio...


O cabo de fechar o ar...



E depois fechámos a loja...



Mas ainda houve tempo para experimentar o volante e a moca que comprei devido ao grande Miguel Silva (sss)!!! Esta foto é para ti amigo!!! E como é óbvio, não vai ser usado neste carro! Foi só pura experiência!!!


In DATSUN We Trust!

Crashed

Mais uns updates excelentes, isso está mesmo quase pronto!! :clap:
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Castello

 :clap: :clap: :clap:

Espectacular! Tás quase a cortar a meta :green:

pedrofig33

ola a todos.
parabens por este restauro.de tudo o que ja li e vi na net e mesmo ao vivo,este esta demais.
parabens.
tenho um questão:
onde arranjou o fole de borracha do comando da embraiagem ?aquela que fica montada em baixo junto a caixa de velocidades e que veda a alavanca ou forquilha da embraiagem.precisava de 2.uma esta estragada e a outra ja foi.anda sem ela.

abraços
os fabricantes japoneses não copiam:apenas melhoram e corrigem as falhas dos outros fabricantes automoveis.e com garantia vitalicia

RSilva

 :clap: Estou estupfacto com este restauro! Grande amor ao carro, e uma paciência bem longa...Parabéns!

Datsunbat

Boas amigos!!!

Já tenho nais notícias...já chegaram as borrachas menos as dos óculos laterais! A ver se consigo ter isso brevemente...mas também vem o bom tempo agora até qu não fazia mal andar sem elas (tou no gozo)!!!

Em resposta às vossas perguntas:

pedrofig33 : A borracha do fole da caixa de embraiagem comprei nos USA...deixo aqui o link

http://www.datsunrestore.com/datsun_parts.html

Portanto, enviei um mail ao comerciante e ele disse-me que arranjava até mais material! Muito do material para o B110 não está lá, temos que perguntar!
Espero ter ajudado...Ah, cada uma custou 12 dolares e o transporte foram 35 dolares em DHL.


Vou mandar vir mais material de lá a meio do mês de Fevereiro, se quiser podemos mandar vir tudo junto e dividimos as despesas...(é uma sugestão)


Crashed , Castello, RSilva... obrigado pelos comentários...sem dúvida que esta quase...já o queria em casa nas férias da Páscoa...a ver vamos...e tenho sem dúvida tido uma grande paciência, e então quando temos materiais e trabalho que não dependem de nós...uma seca...mas acho que no fundo também é um pouco o espírito destas andanças dos clássicos!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Valen

Ficou muito boa a parte do tablier, para ficar perfeito só mesmo com a parte cinzenta envolvente nova e o relógio de origem que era um opcional da época.

JONAS1200

Mário, mais uma vez parabéns, já tá na recta final.  ;)

Manda-me um mail com o material que vais encomendar e talvez possamos mandar vir em duplicado, dividindo os portes.
Manda para jonas1200@gmail.com

Abraço
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

Datsunbat

Boas!

No fim de semana passado não estive a mexer no carro!
Contudi não ficou esquecido...também há peças ainda por limpar e etc!
Mas no próximo aão haver grandes evoluções!!!
Depois insiro fotos!!!

Obrigado a todos pelos comentários!

Valen : Sim, tens toda a razão! Com um relógio fica muito fixe, mas prefiro deixar assim! Sempre me habituei a ver o D a brilhar naquele cantinho!
Quanto ao tablier, não quis pintar a parte de cinza! Acho que o carro tem que ter aquele ar de usado! E claro, porque também não arranjei novo e não sei se ainda haverão quadrantes novo à venda! Mas na Terça-feira já sei!
Mas aquela parte da chaufage que tem o risco azul, branco e amarelo vai ser recuperada! Depois mostro!!!

Jonas1200: Por mim tudo bem! Já me faltam muitas poucas coisas! Agora são só pormenores! Mas fica descansado que te digo o dia preciso da encomenda daqui por quinze dias! Mas nunca antes do dia de São receber (ehehehehe)! Estás apensar em comprar material pesado, ou nem por isso? Tipo borrachas de vidro? Peças de mecânica etc...

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!